quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Cine FB: Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald.


Título: Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald.
Lançamento: 15 de novembro de 2018.
Duração: 2h14min.

Sinopse:
Newt Scamander (Eddie Redmayne) reencontra os queridos amigos Tina Goldstein (Katherine Waterston), Queenie Goldstein (Alison Sudol) e Jacob Kowalski (Dan Fogler). Ele é recrutado pelo seu antigo professor em Hogwarts, Alvo Dumbledore (Jude Law), para enfrentar o terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald (Johnny Depp), que escapou da custódia da MACUSA (Congresso Mágico dos EUA) e reúne seguidores, dividindo o mundo entre seres de magos sangue puro e seres não-mágicos. 

Opinião:

Ontem aconteceu a pré-estreia de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald em Porto Alegre e fui assistir. Uma regra sobre mim é que posso passar anos sem ir ao cinema se necessário (embora ame cinema, a vida de advogada autônoma sem clientes significa pobreza, haha, começo de carreira é ruim ao menos no direito e para quem não tem ninguém da área na família), mas falou em Rowling você VAI me encontrar na pré-estreia mesmo que tenha que vender meus livros para isso (ainda não foi o caso, que bom).

Vamos lá... O fã clube Alohomora criou um evento para os fãs irem assistir no Shopping Praia de Belas o filme e eu e meu namorados fomos lá (meu namorado por ser um bom namorado, pois livros e filmes não são muito a praia dele).

Primeiro tenho que começar dizendo que as pré-estreias de Animais Fantásticos me decepcionam um pouco, pois sempre me lembro da pré-estreia de HP que fui (na época dependia de carona, pois era tarde e não morava na mesma cidade em que tinha a pré-estreia), onde a maioria fazia cosplay e se juntava para ficar gritando de tempos em tempos e era uma energia muito boa, a melhor que experimentei na vida. Mas acho que isso mudou porque agora todos os cinemas tem lugares marcados e naquela época não eram todos que tinham, daí você ficava na fila com a galera toda para pegar bons lugares. Atualmente, todo mundo pode se espalhar pelo shopping e aparecer na hora do filme.

Enfim, mesmo assim é uma reunião legal, pois tinha cosplay lindos (tinha uma Minerva perfeita!) e é ótimo assistir o filme com pessoas que gostam tanto do universo quanto você. Sem falar que os fãs sempre são educados, se tem algo que aprendemos com HP é educação, amizade e coragem.

Mas vamos ao filme:  Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald inicia alguns meses após Animais Fantásticos & Onde Habitam, com a fuga de Grindewald durante o transporte dele de Nova York para a Europa. Posso adiantar que muita magia é usada nessa cena e que você tem que ficar com os olhos bem abertos para não perder nada.

Após, voltamos a vida do Newt Scamander, com ele tentando ter sua licença para viajar de volta. Nesse momento do filme conhecemos a famosa Leta Lestrange e o irmão de Newt, Teseu.

Sem maiores detalhes para não dar spoiler, logo depois, vemos Dumbledore se encontrando com Newt, ao maior estilo Dumbledore, e tentando convencê-lo a ir procurar Credence em Paris, também ao maior estilo Dumbledore.

Contudo, antes que Newt possa se decidir, Queenie e Jacob aparecem na sua casa. Acontece que Queenie enfeitiçou Jacob para que ele se case com ela, pois naquela época era proibido o casamento entre bruxo e trouxa, o que faz Jacob não querer se casar, pois isso arriscaria a vida de Queenie. É claro que Newt retira o feitiço e Queenie vai magoada para Paris atrás de Tina, que está no local procurando Credence. Saliento que tem uma explicação do porquê Jacob consegue lembrar deles.

Assim, Newt querendo ver Tina e Jacob querendo fazer as pazes com Quennie vão para Paris atrás das duas e obviamente acabam envolvidos na procura de Credence, o qual está por sua vez procurando sua família verdadeira, com ajuda de uma amiga que fez, adivinhem... Nagini.

Agora não me cabe falar mais, pois viraria spoiler do filme. Mas adianto que a cena final é fodástica e que demonstra como um discurso absurdo pode ser comprado por uma população que está cansada do sistema atual (nem lembra nosso país esse ano, imagina).

Quanto aos personagens, Newt continua do mesmo jeito, amando animais e tentando fazer o que é certo. Ele tentando se declarar para Tina é uma das cenas mais fofas e engraçadas do filme.

Tina, embora teimosa, fica mais carismática nesse filme. Ao menos pessoalmente posso dizer que gostei mais dela no segundo filme, pois mostra mais sua humanidade.

Jacob continua trazendo momentos engraçados e leves para o filme com suas trapalhadas, já Queenie é a decepção do filme, pelo destino que J. K. deu para ela, podemos dizer que era necessário, mas certamente não era esperado isso da personagem.

Leta Lestrange e Nagini são as surpresas do filme e ótimas surpresas. Quando terminou o filme, pude dizer que gosto de uma Lestrange e quanto a Nagini você fica se perguntando como ela acabou cobra de Voldemort, não pelo motivo físico que é explicado, mas porque ela não acredita nas coisas que Voldemort pregava. Será a falta de diálogo? Pois ele é a exceção para conseguir falar com cobras... Enfim, vamos esperar para ver.

Referente ao Dumbledore... gosto mais dele nesse filme do que em todas as obras de HP (tenho uma implicância com Dumbledore, pois ele nunca tentou salvar Tom e ao meu ver devia ter tentado quando ele era criança), ele tem suas esquisitices, mas também tem a sua leveza.

Por fim, Grindewald... É complicado falar dele, pois é um personagem que ainda tem muito pela frente, mas podemos dizer que ele acredita fielmente que os fins justificam os meios e que tudo bem matar todos pelo caminho se necessário. Uma das cenas mais marcantes do filme é ele dizendo que não planeja matar todos os trouxas, pois os bruxos vão precisar de servos. Mas J. K. trás um tapa na cara no final do filme, em uma das cenas que envolve Grindewald... espero que fique a reflexão para todos.

Li as críticas quando saíram e adianto, se você é fã vai entender tudo do filme, eu entendi. O problema é pessoas que não assistiram o primeiro filme e também não tem noção do universo de HP querendo ver o segundo filme e entender tudo: você vão vai entender daí. Tinha duas mulheres no banheiro quando sai do filme debochando, mas elas foram ver o segundo (só Deus sabe porquê) sem assistir nem o primeiro pelo jeito, daí complica né!?!

Realmente não é nesse filme que vamos entender porque Credence é importante e também não foi explicado porquê Miverva está no filme se nem havia nascido, em tese, mas acredito que J. K. tenha uma boa explicação futura como sempre.

Se indico o filme? Com certeza. Se voltei para casa com ele? Com certeza. Se estou doida pelo próximo: Com certeza. Hogwarts está lá nos esperando... sempre. E Hogwarts está com nós em nossos corações... sempre.

PS: Senti falta de uma arte foda para tirar foto como teve no primeiro filme. :(



Nenhum comentário:

Postar um comentário