quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Resenha Amar Vale a Pena (Recomeçar) de Luana Barros.


Título: Amar Vale a Pena (Recomeçar).
Autora: Luana Barros.
Editora: Chiado.
Número de páginas: 359.
Ano de lançamento: 2016.
Cortesia da editora.

Sinopse:
Gustavo e Luiza formam uma família linda e feliz. Juntos criam Malu, filha dele com outra mulher. Mas a vida não continuará assim... A mãe de sangue da criança volta para reivindicar os direitos que abriu mão ao abandoná-la. Luiza vai embora por amor à filha de criação. Gustavo se desespera ao ver sua vida destruída. Em Londres, Luiza conhece pessoas de diferentes lugares do mundo, faz muitas amizades e se diverte bastante, apesar da saudade que sente dos amores deixados no Brasil. 
Uma história emocionante que mostra que em todos os lugares e em todas as línguas, todos amam e querem um amor verdadeiro. O livro toca a alma e o coração dos leitores, arranca sorrisos, lágrimas e suspiros... Faz brotar os melhores sentimentos.

Opinião: 

O livro conta a história de Luiza e Gustavo, um casal que aparentava ser muito feliz, vivendo em paz, planejando o seu futuro casamento, cuidando da Malu, que apesar de não ser filha da Luiza, é tratada como se fosse filha dos dois. Tudo começa lindo e maravilhoso, você já começa feliz. Até que a mãe da Malu, que antes nunca se importou com ela, resolve aparecer e atrapalhar tudo. Natalie, mãe biológica da Malu, é daqueles fantasmas do passado que volta para ficar assombrando a vida de quem está feliz e seguindo em frente. Ela volta com a desculpa de que quer se aproximar da Malu, com a qual ela nunca se importou, sendo que sua verdadeira intenção é de alguma forma reconquistar Gustavo e separá-lo da Luiza. Isso faz com que toda a confiança e amor que Luiza tinha pelo Gustavo e pela Malu seja questionado pela volta da Natalie. Será que vale mesmo a pena amar? 

Tudo isso faz com que a Luiza resolva deixar quem tanto ama e tentar recomeçar em outro lugar, outra cidade, outro país! Nisso, observamos toda a confusão de sentimentos que ela sente, sofrendo por deixar quem ama e também o que acontece com o Gustavo depois do turbilhão de coisas que acontece. Observar o ponto de vista dos dois te faz se envolver tanto com a história, muito mesmo! Parece que você está vivendo junto com eles! Eu juro para vocês, esse livro me fez passar por todas as emoções que eles sentiam, TO-DAS! Chorei, ri, desesperei, fiquei na bad, tudo! 

A vida da Luiza muda de cabeça para baixo com a mudança dela para Londres. Ela sofre muito, mas vai tentando conhecer pessoas novas e realmente seguir em frente. Enquanto isso, a partida da Luiza deixa o Gustavo arrasado e isso faz com que ele reaja a tudo isso crescendo em maturidade também. Mas o que mais faz com que você se envolva no livro é que, apesar de tudo, ainda há uma ligação entre a Luiza e o Gustavo e você fica desesperado para ver o que vai acontecer na história deles. 

Outra coisa que eu amei no livro é que os personagens secundários são maravilhosos! As histórias deles são ótimas também, principalmente as dos amigos da Luiza e do Gustavo. Você também quer saber mais deles e fica animado para saber o que eles vão trazer pra história. Assim como os que aparecem depois da separação da Luiza e do Gustavo. A Malu também é maravilhosa e você se apaixona por essa criança, que sofre tanto com toda essa situação. Não tem como não se preocupar com ela também. 

Por fim, eu só quero dizer que super indico esse livro! Não vou falar muito, senão perde toda a graça desse livro maravilhoso! Você realmente vai se envolver e se sentir parte da história! São tantas emoções! Li muito rápido e fiquei tão apaixonada que não queria ler o final! Mas findei lendo e continuo amando! Se lerem, me avisem se gostarem!



Desligo o telefone mais intrigada ainda. A doida sai do aeroporto e vem bater na minha porta pra dizer que vai criar a filha! E... No dia seguinte... Some! O que essa mulher veio fazer aqui? Não dá pra entender.
A vida perto do Gustavo era cada dia melhor, ele me entendia num olhar. Sabia quando eu não gostava de alguma coisa... E eu sentia nele vontade de fazer dar certo. Era muito bom perceber que o cara que eu amava se importava muito comigo e queria o melhor para mim.
[...] Dirijo até o estúdio intrigado com a sua audácia. Sinto uma corrente fria atravessar meu corpo ao pensar no que ela poderia aprontar. Não deixarei que acabe com a nossa família. Lutarei com todas as forças. Não é possível que ódio acabe com amor. Respiro fundo. Paro num semáforo. Retiro a aliança que está na minha mão direita ainda. Leio e releio a gravação lá dentro: Luiza e Gustavo. Juntos sempre. Paro um pouco. Desvio o olhar da aliança e falo: - Juntos sempre!
Saber que caí numa armação da Natalie nem me causa revolta. Estou tão anestesiada com tanto sofrimento que não me afeta... Sofro muito mais por estar longe do Gu e da Malu e agora com a notícia de que eles também sofrem... Isso acaba comigo. [...] Não quero viver assim... Dói muito. Desejo nunca ter conhecido o Gustavo. Quando nunca se sente um amor dessa dimensão não se sabe o que é... 
- Vai fugir? tenho uma notícia pra você. - Agora o dedo indicador de Paty aponta para minha cara - Aonde quer que você vá, o seu coração vai junto, sua cabeça... Pode ir pra Marte. Não vai adiantar nada.

Clique na imagem para aumentá-la.

2 comentários:

  1. Oi, Laís. Eu amei o enredo! Eu acho muito chato essas pessoas que aparecem do nada querendo estragar a vida das outras, parece vilã de novela mexicana. Não conhecia a história, mas já anotei e a quero para hoje!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  2. Laís!
    Nossa! Parece um romance carregado de muito drama.
    Adoro quando tem criança envolvida porque ela sempre traz o tom de leveza ao livro e acaba unindo os casais...
    Que mãe mais vilã, hein? Cruzes!
    Preciso ler.
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir