domingo, 6 de novembro de 2016

Resenha De Olhos Fechados de Lavínia Rocha.


Título: De Olhos Fechados.
Autora: Lavínia Rocha.
Editora: D`Plácido.
Número de páginas: 253.
Ano de lançamento: 2014.
Cortesia da editora.

Sinopse:
"Ignorar é a solução" foi o que pensou Cecília quando alguns papéis começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu. Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago - o garoto novo da escola - começa a balançar seu coração e a faz com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza. Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir - e entender - um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.

Opinião:

Estou sem palavras para descrever esse livro, é uma mistura de romance com mistério.

A protagonista da obra é cega e prefere que usem esse termo ao falar dela e não deficiente visual, pois ela não se intimida com as dificuldades que a vida lhe impõem. Conduto, se intimida com a adolescência... Mas isso não podemos julgar, pois quem não passou ainda vai passar e perceber que não é muito fácil os dramas da época.

O livro conta a história de Cecília, uma garota adolescente que perdeu sua mãe a pouco tempo em uma situação muito estranha e que tenta continuar a sua vida no colégio e em casa. Na obra, conhecemos como é a rotina de uma pessoa cega e quais as dificuldades que ela tem, pois Cecília quer ser totalmente independente e percebemos como o mundo não está preparado para receber essas pessoas. No entanto, ela possui um dom muito especial: consegue sentir o cheiro das cores e das pessoas e sua audição também é muito aguçada.

Certo dia Cecília e Bianca (sua melhor amiga), estão no ônibus a caminho da escola e Bianca começa a falar de um menino que encontra-se dois bancos a sua frente, comentando o quanto ele é bonito e descrevendo ele para a Ceci. E para a sua surpresa ele é seu novo colega de classe e com o destino conspirando a seu favor a professora coloca ele como sua dupla na turma. E Tiago, um garoto lindo de acordo com seu cheiro, começa a puxar assunto e tentar interagir. 

Após ele saber da condição de Ceci, os flertes continuam e eles começam a namorar, mesmo ela passando por um período de negação, pois acha injusto inserir Tiago no seu mundo, bem como enfrentam a desaprovação da mãe dele.

Achei  eles são muito fofos juntos e se apoiam em todas as situações. Principalmente quando ele descobre que andam enviando bilhetes com ameaças para Ceci e indicando que ela deve ir a alguns lugares para desvendar um mistério que envolve toda a sua família, principalmente a morte de seu avô e mãe.

Assim começa a aventura, com eles decidindo desvendar esse mistério e indo atrás de pistas e correndo muitos riscos de vida...

Achei o livro fantástico, sem contar que é uma leitura super leve e rápida. Adoro o jeito da autora colocar as suas ideias no papel, pois viajamos na história e queremos muito descobrir o final da mesma, tanto que larguei tudo que estava fazendo para terminar o livro logo. Também assumo que comecei a prestar atenção nas coisas a minha volta e reparei o quanto deve ser difícil, ser uma cego no nosso mundo atual, pois no meu dia a dia o único lugar que vi que existe indicação em braile é no elevador de onde moro.

Por fim, informo que as páginas são brancas e as letras são de um tamanho bom para leitura. Espero que vocês gostem do livro tanto quanto eu.


- O que você tanto conversava com o novato no início da aula? - Bianca quis saber depois do fim do segundo horário.
- Ah, ele tava tentando entrosar... - ri.
- É mesmo?
- Até me mandou bilhetinho, acredita? - contei, irônica.
- E o que você disse?
- Ué disse que não podia ler. - balancei a cabeça. - Tinha que prestar atenção na aula.
- Ela não enxerga! NÃO ENXERGA! - dona Gabriela deu ênfase. - Consegue entende? O nosso filho não arrumou uma namorada, arrumou um trabalho de cão-guia! Ah por Deus! Onde o Tiago tá com a cabeça?
Eu gosto de você, Ceci. - primeira vez que ele me chamava assim. Isso era golpe baixo! - E você tem que conviver com isso. Mesmo que enxergue ou não, eu gosto. E eu não me importo se terei que cuidar de você, te proteger, ficar vigiando se vai fugir de ônibus pra algum lugar sozinha ou dar comida em sua boca. - ri. - Eu só queria que não me evitasse e, mais importante do que isso, queria que se aceitasse .

Bilhete escrito por Tiago.



Clique na imagem para aumentá-la.

7 comentários:

  1. Que namorado mais fofinho hein? Lindo mesmo esse romance, mostra o quanto as pessoas podem se amar mesmo com as dificuldades.
    A gente fica curiosa mesmo é com o mistério que ronda esse livro, pra saber quem anda enviando esses bilhetes.
    Adorei a resenha e achei um livro muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Romance é bom, mistério é ainda mais, junta os dois e dá um livro mais do que perfeito! O namoro deles parecem ser bem fofo, o que dá até pra derreter o coração. A aventura parece ser legal e gostaria de ver o desenrolar disso tudo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pri!
    Misturar romance e mistério é o ápice dos bons livros e ainda colocar uma protagonista cega para apimentar a discussão, deve ser um livro fabuloso.
    Sei bem o que é ficar sem enxergar, porque tive catarata e até operar ficava totalmente agoniada, tive de me adaptar em várias coisas e foi bem complicado. Agora estou bem, mas sempre me questiono o quanto deve ser difícil para quem não tem visão...
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pri!
    Adorei a resenha, nunca tinha ouvido flar desse livro, amei a capa e o enredo, esse mistério com o romance foi o q mais me chamou atenção...Qro ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que resenha mais linda, obrigada pelo carinho! Fico muito feliz por saber que gostou da minha história! Leira os outros depois! 😘❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, e pode ter certeza que sempre que surgir uma oportunidade de ler suas obras eu irei!

      Excluir
  6. Também quero muitooooo ler esse livro!
    Parece ser muito bem escrito e apaixonante!
    Gosto de livros com personagens que passam por sérios problemas, pois sempre aprendemos mais, refletimos muito e mudam a gente né?
    Logo logo quero ler De olhos fechados!! Quero muito!
    bjss
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir