sábado, 2 de julho de 2016

Resenha George Lucas - Skywalking de Dale Pollock.


Título: George Lucas - Skywalking.
Autor: Dale Pollock.
Editora: Generale.
Número de páginas: 424.
Ano de Lançamento: 2015.
Cortesia da editora.

Sinopse:

Reservado e discreto, George Lucas sempre optou por revelar poucos detalhes de sua vida e suas obras. George Lucas é o livro para os curiosos em conhecer o perfil do criador do Mestre Jedi, sua personalidade e seu comportamento nos sets de filmagem. Nesta obra, sua vida revela-se desde a infância e a adolescência rebelde que inspirou Loucuras de verão, passando pelos primeiros filmes na faculdade e culminando no enorme sucesso confirmado pela franquia Star Wars. Dale Pollock fez um extenso trabalho jornalístico ao trazer à tona fatos marcantes: os bastidores das filmagens de sucessos como Loucuras de verão, Star Wars, O Império contra-ataca, Indiana Jones e a arca perdida e O retorno de Jedi; detalhes de seu casamento com Marcia; sua amizade com nomes de peso no mundo cinematográfico como Spielberg e Milius, além da parceria e desavenças com Coppola.

Opinião:

Skywalking é uma biografia autorizada de George Lucas, criador de franquias famosas como Star Wars e Indiana Jones. Vendo George por fotos, imaginamos um homem muito sério, certinho e que já nasceu sabendo o que fazer da vida, mas através dessas páginas descobrimos que não é bem assim. Seu pai, George Lucas (exatamente, você não leu errado), teve uma vida difícil, principalmente durante a crise de 29, fazendo com que o modo de criar seus filhos fosse rigoroso e talvez por isso George Walter Lucas Jr. tenha sido um dos caras mais rebeldes de Modesto. No começo da vida, George vivia o estilo sexo, drogas, Rock 'n' Roll e carros e podemos ver muito disso refletido em Loucuras de Verão.

O livro é enorme e o tamanho me assustou um pouco, por não estar acostumada a ler biografias, mas as páginas são bem grossas, tipo papel cartão, causando uma certa ilusão de ótica. A escrita de Dale é bem tranquila e diferente do que eu imaginava que seria. O problema é que algumas coisas se tornaram muito repetitivas e como eu sempre insisto em dizer, isso é um pouco ruim, pois torna a leitura bem cansativa. Num todo, o livro é bastante interessante, mas sou um pouco suspeita para falar, pois George é um dos meus ícones do cinema, juntamente com Spielberg e Walt Disney.

Como dito anteriormente, o livro foi impresso num papel mais grosso que o costume, Pólen Bold 90g. A arte da capa trás a estrela do livro, George Lucas, em destaque e alguns dos personagens de Star Wars (inclusive, o "skywalking" faz referência a principal família dos filmes). O material é muito bom e resistente, meu exemplar veio em perfeito estado e assim permaneceu até o fim da leitura, não se deixando abalar pela quantidade gigantesca de páginas.

Indico a leitura para todo aquele que deseja conhecer mais sobre Lucas e para as pessoas que estão ou pretendem estar profissionalmente na área cinematográfica.

Não gostava de ler, odiava ortografia - continua cometendo erros horríveis até hoje e é incapaz de escrever mais de uma frase ou duas sem um erro de ortografia - e era péssimo em matemática.
No seu quarto, George mantinha uma foto autografada de Elvis usando seus sapatos de camurça azul, tirada enquanto virava para o lado.
Eu nunca vou voltar, e a bem verdade, vou ser milionário antes de completar 30 anos.
Clique na imagem para aumentá-la.

3 comentários:

  1. Oii...Uma pena não gostar mto do gênero....
    Boa leitura pra quem curte!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não leio muitas biografias e não me interessei por não ter lido a famosa série SW, e nem assistido, por isso acho que não seria legal para mim e sim para quem quer saber mais sobre esse escritor tão famoso e talentoso

    ResponderExcluir
  3. Gosto de ler biografias e acho que gostaria de ler essa, afinal e o criador de Star Wars <3 Uau! Deve ser demais saber um pouco mais sobre ele, sobre seus pensamentos, sua historia, sua vida. Enfim, um otimo livro!

    ResponderExcluir