domingo, 19 de junho de 2016

Resenha Amor de Cordel de Andrea Marques.


Título: Amor de Cordel.
Autora: Andrea Marques.
Editora: Pandorga.
Número de páginas: 400.
Ano de lançamento: 2016.
Cortesia da Lilian Comunica.

Sinopse:
Aos 38 anos de idade, Carolina Borges achava que tinha a vida perfeita. Casada com Miguel, era feliz mesmo sem ter realizado o sonho da maternidade. No entanto, a convivência com o marido e seu bom desempenho profissional a deixavam satisfeita e segura. O destino lhe prega uma peça e, sem esperar, ela vê sua vida se modificar significativamente. Seu casamento chega ao fim, e sua carreira como terapeuta ocupacional, que sempre lhe proporcionou alegrias, passa a torturá-la. Isso acontece quando o jovem arquiteto Alexandre Bastos entra em seu consultório pela primeira vez, despertando em Carol sentimentos conflituosos que a farão repensar seus valores e a obrigarão a sair de sua zona de conforto para se arriscar em terrenos desconhecidos que poderão colocar em risco sua própria vida. Permeado por traições e intrigas, Amor de cordel é um romance contemporâneo que traz à tona assuntos do universo feminino, além de despertar a paixão até nas mulheres mais modernas e independentes.
Opinião: 

No livro, Carolina Borges, uma Terapeuta Ocupacional de 38 anos, passa por certas mudanças. O marido, com o qual tem uma relação estabilizada por 14 anos, resolve repentinamente pedir o divórcio devido a estar apaixonado por outra pessoa. Apesar de Carolina acreditar que ama o seu marido, ela percebe que nada que ela diga vai fazer com que ele mude de ideia em relação à separação. Abalada emocionalmente e querendo superar a dor do fim do relacionamento, Carolina, com o dinheiro da venda do apartamento que tinha junto com ex-marido, resolve comprar um novo apartamento, menor, mais perto de seus dois empregos e recomeçar uma nova vida. Ela começa a tentar coisas novas, como aulas de ballet para adultos numa academia próxima ao seu novo prédio, se relacionar com seus novos vizinhos e mudar o visual. 

Algum tempo depois do início dessa nova etapa da vida dela, ela recebe um novo paciente, o qual é amigo do dono da clínica particular em que ela trabalha, que ao sofrer uma lesão no braço foi designado para se recuperar fazendo terapia com ela. Só que, esse novo paciente, acaba mexendo nos sentimentos dela. Um rapaz loiro, alto, olhos cor de jade, com 27 anos, chamado Alexandre Bastos. Um homem ma-ra-vi-lho-so! Mas apesar de certas investidas dele, ela resolve manter a postura profissional entre terapeuta e paciente e não se deixar envolver. Mesmo assim, ele vai conquistando ela aos poucos, mostrando que, além de muito bonito, ele é um homem educado, respeitador, cavalheiro e de certa forma carinhoso. Isso vai despertando novos sentimentos em Carolina. Mas, depois de tanta insistência dele, ela resolve se abrir para esse novo amor. E mesmo depois do fim do tratamento dele, eles resolvem ficar juntos. Com isso ela vai percebendo que a relação deles tinha muito mais a oferecer do que ela esperava e ela vai se mostrando cada vez mais envolvida com essa nova experiência.

Mas é claro que nem tudo são flores. Com o tempo, certos problemas vão aparecendo e interferindo na vida do casal. A personagem principal se vê cheia de dúvidas e inseguranças sobre a sua paixão por Alexandre e até sobre os sentimentos dele por ela, além de ter que aguentar certas situações e pessoas que tentam afetar o relacionamento dos dois. Nisso, os personagens vão evoluindo na descoberta dessa nova concepção do que verdadeiramente é o amor e se devem ou não lutar por isso. 

Enfim, eu adorei o livro! Me surpreendeu completamente! Eu, particularmente, não gosto muito de romances pelo fato de a maioria dos romances hoje serem clichês e previsíveis, mas esse, mudou completamente a minha opinião sobre romances! Ele tem um desenvolvimento bem arranjado, que consegue te prender aos mínimos detalhes e ir se entregando aos poucos à história e se envolver com os personagens. No começo, eu achei que alguns personagens estavam meio fora do lugar ou eram meio desnecessários em certas cenas, mas eu estava completamente enganada. Cada personagem tem um papel importantíssimo na história, cada um tem seu momento especial. Lucas e Gustavo, os novos vizinhos da Carolina, conseguem ser educados e ao mesmo tempo transmitir confiança e uma amizade maravilhosa com ela. Simplesmente amei eles!

Sobre o romance de Alexandre e Carolina só tenho uma coisa pra dizer: amor define! Eu ameeeeeeei de verdade o romance deles! Não é aquela coisa exagerada, melosa e dramática que estamos acostumados com certos romances atuais. Eles conseguem ser tão naturais e realistas que faz você desejar ter um romance exatamente como o deles. Até algumas decisões dela, como não querer se casar com ele, entre outras, apesar de me intrigarem, só mostram o quanto eles são reais e com problemas e inseguranças reais que todos nós podemos ter. 

Outra coisa que me impressionou muito no livro foi ele ter a ousadia de mostrar a cara limpa da mulher de verdade. Mostra a realidade de como são as mulheres acima dos 30, da busca pela independência e liberdade, mas nunca desistindo de viver um amor verdadeiro. Mostrou como as mulheres podem ser fortes em todos os momentos, tanto nos momentos de tristeza quanto nos de alegria. Também adorei eles terem falado e detalhado bem sobre a profissão de Terapeuta Ocupacional. Por ser uma área da saúde não muito conhecida, me surpreendeu demais! E eu amei essa parte do livro e como ele foi original em descrever profissões como a de TO. 

Pra resumir, eu só tenho a dizer que eu amei o livro! Ele é maravilhoso! Delicado, original, com uma narrativa bem desenvolvida e bem entrelaçada. Um romance completamente realista e ousado! Simplesmente amei! Também amei a capa, que tem uma aquarela maravilhosa, assim como amei a letra pequena e as folhas amareladas. Veio com um marcador super amorzinho do próprio livro. Enfim, super indico!



Então comecei a pensar em que momento meu casamento começou a desmoronar sem que eu percebesse, entretanto, não consegui chegar a nenhum acontecimento específico.
Finalmente, quatro meses após a separação, consegui me mudar para minha nova residência. O apartamento ainda não estava todo mobiliado, mas tinha o suficiente para me acomodar e eu estava pronta para iniciar uma nova etapa na minha vida.
Quando a porta se abriu, um rosto desconhecido apareceu. Era um jovem de, no máximo, trinta anos, tinha um cabelo louro escuro meio desalinhado, olhos verdes, nariz longo, mas em harmonia com seu rosto, e lábios bem definidos. Confesso que fiquei alguns segundos sem saber o que falar, pois o rapaz na minha frente era lindo.
Ficamos um nos braços do outro desfrutando do momento [...], eu podia ver o quanto seus olhos brilhavam e o quanto ele estava feliz. Eu me sentia da mesma maneira: satisfeita, alegre e apaixonada.
Se me dissessem um mês antes que eu me envolveria com um paciente e que eu manteria um relacionamento com ele, responderia que isso era uma completa loucura. [...] E, por mais improvável que eu achasse na época, o fato é que nós continuávamos juntos e mais apaixonados do que antes.
Clique na imagem para aumentá-la.

4 comentários:

  1. Eu ameeei o livro, as ilustrações tbm estão lindas, gostei bastante da história e bem diferente do que estou acostumada á ler, qro mto conhecer mais á respeito e saber mais detalhes do livro...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem..
    Nossa adorei a resenha dei vontade de começar a leitura agora de tanto que vc demonstrou com suas palavras o quanto gostou e com certeza vai pra minha lista de leitura e concordo com vc a capa ta linda com todas essas cores e é sempre bom encontrar romances que não sejam clichês( o que é muito difícil)..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha me deixou interessadíssima!!!
    Parece ser um livro cheio de reviravoltas, com romance romântico mas sem ser muito meloso, crescimento dos personagens, dramas e confusões na medida certa.
    Gostei muito.
    bjão

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser muito bom para pessoas que estão passando por momentos difíceis como a separação, acho que isso ajuda muito em um momento delicado como esse. Alexandre para ser o tipo de homem que qualquer mulher quer, por que um desses não cai do céu para mim? hahaha, Carolina nem tem sorte, magina. Mas é claro que a vida real não é assim, não são só flores e abraços, mas também brigas e discussões e achei muito legal o livro transmitir isso pois apesar de muitos não gostarem, é apenas a realidade. Amei também o livro e o fato de vir marcador já me deixou mais apaixonada hahaha, só espero que o preço do livro colabore.

    ResponderExcluir