sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cine FB: Projeto Almanaque.

Olá, abelhinhas! Como vão?

Já tem um tempinho que eu estou sumida, mas hoje vim para falar de um filme muito legal. Como vocês já sabem, tenho uma queda por filmes alternativos e espero que gostem desse. E é muito mais legal receber uma dica de um filme que você provavelmente não assistiu, não é? Dessa vez eu trouxe uma ficção científica bem recente para vocês conhecerem. Espero que gostem!

Título: Projeto Almanaque (Project Almanac).
Gênero: Ficção Científica.
Ano: 2014.
Direção: Dean Israelite.
País de Origem: EUA.
Duração: 107 minutos.

Sinopse:
 
Do produtor Michael Bay (As Tartarugas Ninja, série Transformers), chega o empolgante thriller de ficção científica, que a crítica está considerando o máximo. Quando um brilhante estudante (Jonny Weston, série Divergente: Insurgente) e seus amigos descobrem os projetos de uma máquina que consegue fazê-los voltar no tempo, as possibilidades são infinitas. Eles reescrevem a história para ganhar na loteria, passar nos exames e se divertirem a valer. Mas ao mudar o passado, eles ameaçam o futuro do mundo. Será que eles conseguirão reverter o estrago que fizeram antes que seja tarde demais?


Opinião:
 
Esse filme é um daqueles que te surpreende. Mas olha só o que aconteceu comigo. Sou uma cinéfila declarada, então baixo filmes desesperadamente. Esse foi um dos filmes que eu baixei nos meus dias de hiperatividade, que baixei com vários outros filmes. Geralmente leio a sinopse rapidinho, porque não gosto muito de ficar julgando filmes. Mas aí, com o tempo, eu pensava em assistir ele e ia deixando de lado. O coitado ficou no purgatório por mais de um ano. Até que um dia eu estava de bobeira e resolvi assistir. BOOM! Pirei no filme! E ainda fiquei falando com a minha irmã: Aonde eu estava com a cabeça que não assisti esse filme antes?

Mas vamos lá... Esse é um daqueles filmes que são filmados para parecerem documentários, tipo Poder sem Limites. Ou seja, é feito como se fosse numa câmera amadora dos próprios personagens. Não sou assim tão fã desse estilo de filmagem, mas eu amei de verdade no contexto desse filme. Também dá a mesma impressão de Efeito Borboleta, sobre viagem no tempo e alterações na linha do tempo, etc. O filme consegue inserir na ficção científica pitadas de drama, romance, comédia, etc. Não tem como não se apaixonar.

O filme conta basicamente a história de David, um garoto de 17 anos super nerd que está tentando conseguir uma bolsa no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Ele conta com a ajuda de seus dois amigos: Quinn (que é o mais bobão, mas é o meu favorito) e o Adam (que é o nerd descolado que nem o David). Também tem a participação da irmã do David, Christina, que, apesar de não ser tão nerd quanto o irmão e os amigos, está sempre no meio e é quem mais filma. Nisso, todos os seus planos dão errado, até que David e os amigos decidem procurar no porão da casa do David algumas coisas do seu pai falecido, que era um tipo de engenheiro. Nisso, eles acabam encontrando um protótipo de uma máquina do tempo nas coisas do pai de David. Eles ficam frenéeeeeticos com a ideia de viajar no tempo e acabam tentando continuar com o projeto do protótipo que se chama Projeto Almanaque.
 
Nesse meio tempo, Jessie, a garota por quem o David tem uma queda, acaba descobrindo o projeto deles e decide se envolver pra ver no que vai dar. Com o tempo e depois de algumas tentativas, os cinco conseguem finalmente fazer a máquina funcionar e vibram com a descoberta! Aí eles vão fazendo novas tentativas de viagem no tempo (com algumas regras), tentando sempre fazer algo que melhore a vida deles. Visitar festas, ganhar na loteria, se sair bem em provas da escola e tudo o mais...

Mas, as coisas começam a ficar sérias e algumas de suas viagens acabam trazendo certas consequências para linha do tempo atual. E cada vez que eles vão tentando consertar, as coisas ficam cada vez mais confusas. No começo, pode parecer um filme bobo, mas depois você se sente completamente dentro da história e acaba sentindo o mesmo que os personagens. Não é daqueles filmes cheeeios de efeito, mas é descontraído e sério ao mesmo tempo. Também não tem o final clichê e o final deixa questões no ar que faltam te deixar louco!

Outra coisa que gostaria de frisar é que a trilha sonora é ma-ra-vi-lho-sa! Eu, como boa amante de indie, fiquei loooouca com a trilha sonora do filme! Conhecia boa parte das músicas e as que eu não conhecia, baixei! Não tem como você não se apaixonar e até mesmo não cantar junto. Trilha sonora perfeita e dão um super up no filme nos momentos certos. E como eu já disse, não sei aonde estava com a cabeça que não assisti esse filme antes!

Nota: 9,5.

Isso é tudo, pessoal!

E aí, o que acharam? Gostaram? Se assistirem, me avisem! Se tiverem assistido também, falem o que acharam. Se quiserem dar dicas de outros filmes, falarem sobre os outros filmes já indicados, se gostariam que houvesse alguns posts especiais (tipo filmes do mesmo diretor, ou do mesmo ator/atriz, ou filmes do mesmo estúdio, ou combos de melhores filmes de determinado gênero, etc), se querem que eu fale sobre expectativas dos filmes que serão lançados esse ano ou qualquer outra bobeira, comenta aqui embaixo!

Cheirinho e até a próxima.

4 comentários:

  1. Oi tudo bem..
    Adoro filme de ficção,de serie nem se fala,mas filme que sao "filmados para parecerem documentários" também não são minha praia e sinceramente não me interessei em assistir..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  2. Oii Laís!
    O filme parece bom msm, não conhecia, tbm não sei se faria mto meu gêenro, mas vou arriscar...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Amoooo filmes com máquinas do tempo, nerds fofos, desse gênero, e esse eu ainda não conhecia, mas fiquei curiosa, ainda mais por você ter gostado tanto!
    Anotado aqui, vou procurar pra assistir logo!
    bjoss

    ResponderExcluir
  4. Realmente nunca tinha ouvido falar, mas só foi citar Insurgente que já despertou minha atenção hahaha. Também não gosto de julgar muito os filmes porém é bem raro eu ver a sinopse, costumo a ver o trailer ou por alguém ter citado o filme ou ver uma matéria sobre, mas sinopse mesmo só em resenhas. Não gosto muito de filmes que parecem documentários, principalmente quando algum protagonista pega a camera, me da agonia. Mas tirando isso e o fato de deixar perguntas sem responder no final, parece ser bom e com uma ótima trilha sonora, espero ver em breve.

    ResponderExcluir