domingo, 22 de maio de 2016

Resenha Guia das Séries de Priscila Harumi e Vana Medeiros


Título: Guia das Séries.
Autoras: Priscila Harumi e Vana Medeiros.
Editora: Generale.
Número de páginas: 360.
Ano de Lançamento: 2015.
Cortesia da editora.

Sinopse:
O livro apresenta as 100 séries mais comentadas, discutidas e populares dos últimos 25 anos. Em uma curadoria das jornalistas Priscila Harumi e Vana Medeiros, o produto tem resenhas críticas de cada uma das séries selecionadas, com curiosidades e ponto de vistas das profissionais, que também são fãs e consumidoras. Além das resenhas críticas, há conteúdo interativo e engajador sobre o universo das séries no geral, como, por exemplo, como é gravada uma sitcom ou como tudo começou.
Opinião:

O Guia de séries, como o próprio nome já sugere, nos trás informações sobre várias séries atuais ou não do mundo da televisão. Além disso, ele também mostra várias informações legais, como por exemplo várias nomenclaturas do universo das séries, explicações sobre os prêmios mais importantes e etc.

Cada série ganha um espaço de duas páginas, sendo a da esquerda uma grande imagem com informações técnicas, como ano de lançamento, número de temporadas e elenco. Já na página da direita, temos um resumo da história a ser apresentada pelo programa e umas seis curiosidades. O mais bacana é que, quando alguma informação ou curiosidade pode expor demais o enredo, a página vem com um símbolo de spoiler. Confesso para vocês que minha lista de séries aumentou consideravelmente depois de folhear as páginas...

Como a louca das capas, preciso dizer que não gostei muito dessa. Ok que só pelo nome, o livro já atrai olhares, mas a montagem com imagens de séries não é muito agradável aos meus olhos. Outra coisa que não gostei muito por parte da Generale foi o formato do livro + cola usada na lombada. Por ser um livro grosso, talvez fosse melhor usar o formato convencional, pois isso, unido a uma cola ruim, fez com que a lombada do meu exemplar começasse a soltar. Cheguei no final da leitura com a parte de cima solta e a parte de baixo ameaçando se desprender também. O Guia de Séries foi impresso em papel Couchê 90g.

Apesar de gostar bastante do fato de terem disposto as séries por ordem alfabética, acredito que uma ordem cronológica tornaria o guia ainda mais interessante, como uma viagem "no túnel do tempo" até os dias de hoje com as séries mais atuais.

É um livro maravilhoso para as pessoas viciadas em séries, como eu, pois temos a oportunidade de conhecer outras mais, só que o lado ruim é que esse universo é muito rápido, todo ano estreiam muitas séries, varias outras são canceladas ou renovadas, então o guia acaba logo ficando defasado. Para se ter uma ideia, o programa sensação, Game of Thrones estava em sua quarta temporada na época do fechamento da edição, e agora estamos acompanhando a sexta temporada. Mas ainda assim, vale para todo sériemaniaco!

Bem vindo a este mundo fantástico! Não seja tímido e fique à vontade.
Por definição, série ou seriado de TV é um programa de entretenimento em que uma história é contada de forma fragmentada, através de episódios, que formam uma temporada.
Completando uma década de sucesso, o fim foi planejado com cuidado - pois os atores estavam decididos a se dedicar a outros trabalhos ou à vida pessoal. Eram amigos, estavam ali um pelo outro. Ponto final.
 

Clique na imagem para aumentá-la.

6 comentários:

  1. Compraria pelo fato de amar séries, além de ter TWD e TVD na capa, sem citar pelo fato de você ter mencionado GOT. Mas não sei se valeria muito a pena pelo fato de sempre ter mais e mais séries novas, além da capa ter sido colada, o que acho péssimo.

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Adorei esse idéia! Minhas séries favoritas td juntas e misturadas!
    Preciso!
    Adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Nossa, que tudo! Já querendo. Meus vícios: livros e séries!Amo! The Walking Dead, Orphan Black, Game of Thrones, Supernatural, Grimm, The BlackList.,..e muitas outras. E tantas já vistas que seria ótimo recordar com imagens. Com certeza vale a pena. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia,
    não conhecia esse livro ainda, e achei bem interessante!
    Na verdade, estou precisando de um desses!!
    Confesso que morroooooo de preguiça de assistir, seja série, filmes, novelas que seja, mas to querendo começar a ver pelo menos umas 2 séries!!
    Esse livro me ajudaria a conhecer melhor, com certeza.
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas achei bem criativo e interessante, como eu nunca sei qual série assistir, acredito que seria um bom guia, pretendo dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e ele me despertou a curiosidade.
    Amei ele, mas acho que não compraria pelo fato dele ficar "jogado" na minha estante, pois eu só leria uma vez. Além dele ser meio desatualizado. :( Acho que não compraria por isso.
    Mas gostei bastante dele, então se alguem quiser me dar... hahaha
    Bjs!

    ResponderExcluir