quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Resenha Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Mitologia de Kathleen Sears.



Título: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Mitologia.
Autora: Kathleen Sears.
Editora: Gente.
Número de páginas: 256.
Ano de Lançamento: 2015.

Sinopse:
Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça: - Quem Zeus puniu por desobediência? - De quem Hera se vingou? - Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules? - Édipo era mesmo apaixonado pela mãe? - Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro! Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e mortal da mitologia antiga, grega e romana, e descubra os pontos em que os mitos se encontram. Não importa se quer saber por curiosidade ou se quer arrasar mostrando seus conhecimentos em conversas por aí: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia tem o que você precisa saber!
Opinião:

O livro começa mostrando que não é mais um livro de historinhas como um Percy Jackson da vida, mas sim, um livro que relata a história da mitologia, de forma a apresentar os deuses, monstros, heróis e demais lendas da mitologia grega e romana, muito se assemelhando ao livro O Universo, Os Deuses, Os Homens, de Jean-Pierre Vernant.

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Mitologia começa de uma forma muito interessante, falando primeiramente o que é mito e um pouco sobre os primeiros "historiadores" como Homero, Ésquilo, Sófocles e Virgílio, que relataram a existência de deuses muito antes de cristo. Um ponto negativo do livro, é que, se você já conhece bastante sobre mitologia grega, pode se enrolar um pouco, porque são poucas as histórias que batem com o que se conta normalmente. Outra coisa que achei bem ruim nesse livro é o fato dele ir lá na frente e depois voltar. Por exemplo, logo no começo, ele está falando de Caos, o começo de tudo, do nada, fala de Prometeu (que sabemos que está bem longe de entrar em cena), fala do fogo entregue aos homens (que foi na época de Zeus!) e muitas outras coisas para só então, voltar para Caos, e demora um pouco para chegar em Cronos e Zeus, mas coisas depois deles são mencionadas muito antes.

Algo que achei bem legal foi o fato da autora pegar cada deus maior (e alguns que não são) e falar um pouco mais sobre ele (a), dissertar acerca das lendas e outros, e o mesmo acontece com algumas criaturas e heróis, mas sinto falta de alguns livros que falem um pouco mais sobre os deuses menores (temos um total de 2 páginas, se não contarmos a parte de Hécate), afinal, dos maiores, dos heróis e de monstros, nós já sabemos (obrigada "titio" Riordan).

Por fim, na minha opinião, a capa não é das melhores, achei muita informação em um único lugar


Com a perda da maioria das bênçãos, a humanidade teve de suportar todas as privações e todos os males do mundo, restando-lhe apenas a esperança como consolo.
No entanto,uma constante em todas as representações de Apolo é a sua grande beleza, que era considerada a ideal.
A maioria das pessoas diria que o heroísmo é definido mais pela forma como alguém age do que por quem é essa pessoa.

6 comentários:

  1. Bia, com uma nota dessa, fica difícil querer ler também, né? Afinal, a opinião de vocês é muito importante para mim. Apesar do livro abordar os deuses da mitologia que acho muito interessante, não me senti atraída pela história, principalmente por ele ser meio confuso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Bia!
    Como boa apaixonada por mitologia, o livro me causa grande interesse na leitura.
    Quanto a muita informação, bem acredito que deve ser um daqueles livros que temos de ler devagar, apreciando a leitura e as informações.
    “Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.” (Sigmund Freud)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Oiii...
    bom gosto muito de mitologia..e de saber mais sobre as lendas de cada deuses....bom tem varias historias que parecem tao reais que a gente se pergunta se realmente existiram deuses,montros e tantas outras coisas...tabem achei a capa nada a ver...maspretendo ter o livro....bjss..

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro na faculdade, é muito complicado seguir o pensamento. E achei que deixou muito a desejar quando narra os fatos.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gosto muito de mitologia grego e romana, mas não conheço todas as historia por isso fiquei muito interessada nesse livro mas também gostaria que ele falasse dos deuses menores !!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia!
    Eu tinha vontade de ler esse livro, principalmente para conhecer as histórias dos deuses menores, mas como eles quase não aparecem me desanimei um pouco...
    Beijos

    ResponderExcluir