quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Resenha Fim de Verão de Mohiro Kitoh.


Título: Fim de Verão.
Autor: Mohiro Kitoh.
Editora: L&PM Editores.
Número de páginas: 208.
Ano de lançamento: 2015.
Cortesia da editora.

Sinopse:
Arrebatadoramente intimistas, as sete histórias reunidas em Fim de Verão traçam uma espécie de retrospectiva artística de Mohiro Kitoh. Criador de séries consagradas internacionalmente como Bokurano e Narutaru, tornou-se conhecido por seu primor ao mesclar um traço delicado com enredos impactantes e violentos, sempre conferindo aos personagens uma profundidade psicológica raramente vista nos mangás para jovens. Publicadas originalmente entre 1987 e 2004, permitem ao leitor não apenas acompanhar a evolução do traço do artista, mas também apreciar a sutil sensibilidade com a qual ele abrange temas pungentes tais como a persistência das memórias de infância, a nostalgia pela juventude e a perda da inocência.
Opinião:

A L&PM Edições me enviou de surpresa o livro "Fim de Verão", pois o que pedi não estava disponível. Eu não tenho o hábito de ler mangás, mas já li alguns e é algo que gosto de fazer, então posso dizer que a leitura foi proveitosa.

A obra reúne sete histórias do autor Mohiro Kitoh e todas trazem alguma lição ou pensamento para você analisar.

A primeira história é sobre um casal de irmãos, cuja irmã morreu, mas volta, pois tem um assunto a acertar com o rapaz. A segunda é a respeito de um rapaz que acha que está morto depois de salvar uma garota num cruzamento. A terceira é de dois ex-colegas que vão se reencontrar no mesmo dia que marcaram uma reunião de ex-alunos, mas que invés de ir para o local combinaram em um ambiente que tem um significado especial para ambos. A quarta história é sobre uma garota que de popular passou a sofrer bullying na escola. A quinta é de um homem que está cansado do seu emprego e termina se recordando da aventura de que teve de moto com uma garota na época da escola. A sexta é sobre as semelhanças entre um sogro e seu genro. E a sétima é a respeito de um grupo de estudantes e como acabam enxergando o valor de pequenos gestos.

Eu gostei de todas as histórias, mas a mais triste, ao meu ver, foi a última, talvez porque tenha um cachorro e eu seja sensível a animais.

A leitura é rápida, se você parar quieto para ler vai termina em uma ou duas horas, mas tem quem goste de dar um tempo entre uma história e outra para assimilar melhor, vai do seu gosto.

As ilustrações são todas em preto e branco e o modelo de leitura é japonesa, que você tem que começar de trás para frente e do lado direito para o esquerdo, mas assim que pega o ritmo (o que acontece em duas páginas) fica simples de ler.


A gente não escolhe de quem gosta só pela aparência.
Amigos e amigas que eram tão próximos há seis anos pareciam figuras de um tempo remoto.
Eu não posso fazer nada. Foi ele que escolheu esse lugar. E, atravessando várias vezes a rua, aprendem a ter noção de perigo e das regras de trânsito.

5 comentários:

  1. Olá!
    Eu também não sou de ler mangás, mas achei as histórias bem interessantes. Cada uma parece trazer uma mensagem ao leitor. Fiquei curioso!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    adoro mangas...sao tao fofos....me interesei pelo livro...tem vario temas ....vai de amisades a bullying...muito interessante......nao tive historia preferida,pois todas me chamaram a atençao....obg pela dica,.......beijocasssss....

    ResponderExcluir
  3. Cath1
    Não tinha costume de ler Mangás, porém eles ando tão divulgados ultimamente que ando lendo alguns e tenho adorado.
    Sabia que tenho mania de começar todos meus escritos em caderno do final para o começo? Acho que em outra existência fui japonesa ou oriental, porque adoro a cultura.
    “Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.”(Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Também não costumo ler mangás e pela capa nem diria tratar se disso. Achei interessante o conteúdo das histórias e se tiver oportunidade darei uma lida.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Gosto muito de mangás e "Fim de Verão" me interessou muitíssimo com o pouco que você falou sobre cada historia percebo que vou gostar muito da leitura, espero ter a oportunidade de ler!!

    ResponderExcluir