quarta-feira, 10 de junho de 2015

Resenha República de Ladrões de Scott Lynch.


Título: República de Ladrões.
Série: Nobres Vigaristas.
Resenhas: Livro I. - Livro II.
Autor: Scott Lynch.
Editora: Arqueiro.
Número de Páginas: 544.
Ano de Lançamento: 2015.
Cortesia da editora.

Sinopse:
Envenenado e à beira da morte, Locke Lamora segue para o norte com seu parceiro, Jean Tannen, em busca de refúgio e de um alquimista para curá-lo. Porém, a verdade é que ninguém pode salvá-lo. Com a sorte, o dinheiro e a esperança esgotados, os Nobres Vigaristas recebem uma oferta de seus arquirrivais, os Magos-Servidores. As eleições do conselho dos magos se aproximam e as facções precisam de alguém para fazer o trabalho sujo, manipulando votos. Se Locke aceitar, o veneno será purgado de seu corpo com o uso de magia – mas o processo será tão excruciante que ele vai desejar morrer. Locke acaba cedendo ao saber que o partido da oposição contará com uma mulher do seu passado: Sabeta Belacoros, a única pessoa capaz de se igualar a ele nas habilidades criminosas e mandar em seu coração. Novamente em uma disputa para ver quem é o mais inteligente, Locke precisa se decidir entre enfrentar Sabeta ou cortejá-la, e a vida dos dois pode depender dessa decisão. República de ladrões leva o leitor ao início da vida de Locke enquanto flerta com o seu fim, revelando todos os matizes de Sabeta e de seu relacionamento com o líder dos Nobres Vigaristas. Misturando momentos tensos e cômicos do passado e do presente, esta obra é, até agora, a melhor de Scott Lynch.
Opinião:

República de Ladrões é o terceiro livro da série Nobres Vigaristas, sendo o primeiro As Mentiras de Locke Lamora, seguido por Mares de Sangue.

No primeiro livro você é apresentado a esse grupo denominado Nobres Vigaristas que furtam dos nobres de Cammor com uma graça e sofisticação incrível, além de sempre surpreender com suas ideias e saídas super inteligentes.

Em As Mentiras de Locke Lamora eles se metem em grandes confusões e irritam os Magos Servidores (Magos super poderosos) e acabam tendo que sair de Camorr. Já em Mares de Sangue eles irritam o pessoal de outra cidade enquanto são perseguidos pelos referidos Magos e acaba com Locke a beira da morte indo viajar com seu amigo/companheiro/comparsa Jean enquanto espera "sua hora".

Nos dois livros anteriores existe referencias a Sabeta, a paixão nada secreta de Locke desde a infância e que fazia parte do grupo dos Nobres Vigaristas, e acontece que nesse livro ela finalmente aparece, mas em uma situação que coloca os dois em lados opostos.

Locke recebe uma oferta dos Magos Servidores que Jean não permite que ele recuse: sua vida em troca de seis semanas fazendo um partido político ganhar na cidade de Kartane. É necessário explicar que os Magos Servidores se dividem em dois grupos de opiniões opostas e essa disputa política é como um jogo para ver qual lado vence.

Ocorre que do outro lado da disputa contratam ninguém menos que Sabeta, então Locke tem que jogar e reconquistar a mulher dos seus sonhos ao mesmo tempo. Enquanto isso os Magos Servidores tem seus próprios planos.

O livro é cheio de reviravoltas críveis e que você nunca pensaria bem ao estilo do Lynch, e também tem o clássico capítulo presente e  próximo capítulo no passado o que termina te deixando curiosa ao término de cada capítulo (assim vemos mais de Calo e Galdo que apareceram pouco).

Quando você está indo para o término do livro o autor te da um soco e te deixa em nocaute com certas "revelações" sobre o passado de Locke e quando chega ao final e vai ler tranquilamente o epílogo novamente é arremessada na parede, e sabe o que isso significa? Que ele te conquistou novamente para a próxima leitura, não somente te conquistou como te deixou ansiando.

Algo incrível é que são um grupo de ladrões, mas será por eles que irá torcer fervorosamente e sendo bem sincera eles nem tem um motivo bom para roubar, eles poderiam trabalhar em qualquer coisa, mas roubam, não tem desculpa e mesmo assim você vai adorá-los e torcer por eles, o que demonstra o quanto os personagens te conquistam.

Outro detalhe é que o autor consegue dar um linguajar culto ao livro ao mesmo tempo que é fácil de ler a obra, não é como pegar um clássico e ler, o que normalmente é mais cansativo, ele conseguiu juntar o culto com a leitura prazerosa e simples.

Quanto a capa preciso mesmo falar? Está maravilhosa e sim, tem conexão com a história, o que sempre é bem importante.

Se eu tivesse que descrever o livro em poucas palavras: intenso, maravilhoso e explosivo. Já deve ter percebido que totalmente recomendo a série, correto?!


Se você começa a encontrar mensagens do céu na salsicha do café da manhã, joga  de lado a responsabilidade de usar a cabeça. Se os deuses quisessem idiotas crédulos como sacerdotes, por que não o tornariam assim quando você foi escolhido?
Morrer parecia quase tão rotineiro para Locke quanto jantar ou mijar, e ele não conseguia se sentir mal porque isso estava acontecendo com alguém que mal conhecera.
- Você é um homem curioso, mestre Lamora. Morde por reflexo, depois sua consciência morde você. 
- Enfie a mão entre as pernas e encontre seus próprios bagos - rosnou Jean -, ou então não me fale sobre ela pelo resto do verão.




4 comentários:

  1. Não conheço essa série mas parece prometer. Agora...é impressão minha ou essas máscaras são muito parecidas com as que aparecem no filme de Olhos bem fechados? :O

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar dessa série, mas não me lembro exatamente do que ela se trata. Bom, esse terceiro livro da série me chamou atenção, não só por conta dos personagens, mas também por ele conter bastante reviravoltas, fazendo com que o leitor devore cada página do livro. Adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  3. Essa série está na minha listinha desde o lançamento do primeiro volume. Gosto de histórias desse gênero e, pelo que vi, as coisas só estão melhorando a cada volume lançado. Outra coisa interessante é o leitor passar a torcer pelos protagonistas que são anti-heróis. Enfim, claro que quero ler em breve, mas vou aguardar o lançamento de todos os volumes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia e já gostei. Mas como estou evitando ler séries - quero terminar as que estão em andamento - vou deixar pra ler outra hora.

    ^^

    ResponderExcluir