quinta-feira, 21 de maio de 2015

Resenha Morando Sozinha de Fran Guarnieri.


Título: Morando Sozinha.
Autora: Fran Guarnieri.
Editora: Belas Letras.
Número de Páginas: 160.
Ano de Lançamento: 2015.
Cortesia da editora.

Sinopse:
"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?’” Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!
Opinião:

O livro Morando Sozinha tem várias dicas para você não passar (muito) trabalho quando se mudar e encarar essa experiência.

Escrito pela blogueira Fran Guarnieri que experimentou essa fase e criou o blog de mesmo nome para dar dicas do que fazer e especialmente de que erros não cometer, a obra vem com a mesma ideia, porém de forma mais sucinta que o blog, trazendo um passo a passo de como agir, com várias dicas.

Cada capitulo tem um enfoque e os próprios nomes já dizem: Vou morar sozinha, e agora?, Organize-se, Quanto custa morar sozinha?, A família, A escolha do imóvel perfeito, Planejando uma mudança, Morando sozinha, de verdade!, Dividindo apartamento, Dez coisas sobre a sua casa nova, Sua vida financeira e Solidão.

O linguajar jovem e claro da autora deixa o livro bem leve de ler, embora seja auto ajuda, já que o foco é lhe ajudar nessa mudança, está mais para uma carta bem humorada de uma amiga te dando dicas e contando experiências.

Além disso, a obra é toda decorada, quem gosta de rosa vai amar já que a cor é muito utilizada. Como a autora trás modelos de listas para facilitar certas tarefas, esses modelos foram transferidos para o livro também, ficando assim bem claro como fazer uma parecida.

Se você está pensando em morar sozinha (o que eu quero desde que me lembro, mas ainda não rolou) o livro é recomendável, visto que vai te dar uma noção do que fazer primeiro e como fazer, e mesmo que não esteja pensando nisso agora valem as dicas, pois em algum momento irá fazer isso (a não ser que deseje sempre viver com a família, tem pessoas que querem isso, eu não entendo muito bem como, mas tem, liberdade a todos, rsrs).

Eu gostei muito da arte do livro, além das dicas, mas sou suspeita porque adoro rosa, curto mais azul, mas sou daquelas que vê uma coisa rosa e vai dizer "uont", pois acho fofo, então eu gostei de toda a decoração que fizeram nas páginas.









8 comentários:

  1. Oi, que legal. Parece ser bom e bem bonito, com essas decorações e desenhos. Quero ler, apesar de ainda não pensar em morar sozinha. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Olha, eu moro sozinha há 6 anos! Saí de casa aos 14 e posso afirmar uma coisa: não é fácil não, viu? Achei o blog da Fran a coisa mais fofa e o livro parece ser um amorzinho, né? Não sei se compraria porque eu já sei me virar bem, tanto que posso até criar o meu próprio livro de dicas. HUAEHAUEHAUEHAE

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Cath!
    As dicas devem ser bem boas mesmo para quem quer morar sozinha. Morei um tempão só antes de casar e se tivesse tido algumas dicas, seriam de grande valia.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que vejo um livro que se tratava desse assunto que, diga-se de passagem, é muito delicado! Morar sozinho deve ser horrível </3 Adorei conhecer melhor sobre ele, espero que as dicas sejam boas. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de morar sozinho, mas, mesmo assim, confesso que esse livro não me chamou a atenção. Acho que deve ser o fato do gênero dele, que já me causa uma recusa de imediato.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu me perguntava sobre o que falava esse livro que as pessoas elogiam tanto... Agora dá pra entender o sucesso. São infos importantes explicadas de forma descomplicada, né? quem não ama? É livro pra vida toda, realmente.

    ResponderExcluir
  8. Oi, achei bem legal e a editora fez um otimo trabalho com ele, mas infelizmente ele não me interessou

    ResponderExcluir