terça-feira, 28 de abril de 2015

Novidades Editora Belas Letras.

Olá.
A Editora Belas Letras enviou e-mail com suas novidades da semana, incluindo o aniversário de 7 anos nessa terça. o/ Parabéns!

A Editora Belas-Letras completa nesta terça-feira (28) sete anos de atividades. Entre mais de 50 livros publicados, de quase 100 autores nacionais e internacionais, o publisher Gustavo Guertler coleciona bons e inusitados momentos.

Para celebrar essa data, ele compartilha sete bastidores da Belas-Letras. Confira:

1 //
Depois de uma sessão de autógrafos na Saraiva do shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, eu voltava com Tico Santa Cruz de táxi para o hotel quando as manifestações de junho bloquearam o trânsito. Tico pediu para o táxi parar e se juntou às manifestações, para surpresa de muita gente que o encontrou lá no meio da multidão. No meio da confusão tivemos – eu e ele – que correr da polícia e das bombas de gás também.

2 //
Diálogo de bastidores entre o escritor Ignácio de Loyola Brandão e Humberto Gessinger na Jornada Literária de Passo Fundo de 2013:
Ignácio: "Posso pegar emprestado um pouco do teu público?"
Humberto: "Troco por um pouco do teu talento."

3//
O Nasi, do Ira!, não tem e-mail e, como ele mesmo diz, não mexe em computador. Durante vários dias, o Mauro Beting, que escreveu a biografia dele com o Petillo, foi à casa do Nasi e leu o livro todo para o Nasi ver se todas as informações conferiam, o que deu algum trabalho para os autores...

4 //
O baterista Neil Peart, notoriamente recluso, entrou somente uma vez em contato com a editora, para responder algumas dúvidas da tradutora Candice Soldatelli sobre a versão brasileira de Ghost Rider. “Ele começou a resposta com ‘Dear Candice’. Morri...", me avisou a Candice, que é fã do Rush.

5 //
Joanna de Assis, repórter do SporTV e autora do livro Para-Heróis, enviava as partes do livro à medida que terminava por e-mail, por SMS, por mensagem de voz. Às vezes ligava para ler o trecho. Se eu demorava, digamos, mais de um minuto para responder, ela me mandava mais algumas dezenas de mensagens para saber se eu tinha recebido. Por isso não fiquei surpreso quando ela me revelou que era ansiosa – como todo bom repórter – e que às vezes começava a ler os livros pelo fim.

6 //
Para o primeiro livro da blogueira e maquiadora Alice Salazar, o fotógrafo Yuri Ruppenthal teve que produzir mais de 10 mil fotos – na época, compramos um HD externo, que era caríssimo, só para poder guardá-las. A maior parte dessas fotos foi feita durante a madrugada no estúdio do Yuri, depois das 10 da noite, que era o horário que a Alice tinha livre para fotografar e maquiar as modelos. Dessas 10 mil menos de 700 entraram no livro.

7 //
Até hoje, a Carol e o Duca, do Cozinha para 2, estão me devendo um jantar no Outback!

Depois de anunciar Duda Rangel como novo autor da Belas-Letras, a editora já tem dois novos reforços para o time. Gisele Souza, do blog Receita de Minuto, e o estudante de Letras Lucas Vasconcelos lançarão novos livros pela Belas-Letras. Paulista de nascimento e designer por profissão, Gisele criou o blog Receita de Minuto – que reúne mais de um milhão de pessoas em sua página no Facebook. Aos 28 anos, a blogueira conta que a ideia de criar uma página na internet nasceu da necessidade de ensinar o irmão dela a cozinhar. O garoto saiu de casa para morar sozinho e, segundo ela, não sabia fazer arroz e nem fritar um simples bife. Gisele também aprimorou o dom pela cozinha quando saiu de casa e teve que se virar no fogão. Segundo ela, o blog é um lugar para reunir dicas de receitas práticas, que qualquer pessoa sem experiência possa fazer e “se livrar do miojo com salsicha de uma vez por todas”. O livro de Gisele está previsto para o ano que vem. - Você já deve ter ouvido falar de Lucas Vasconcellos. O gaúcho de 23 anos virou protagonista de uma história de amor e compreensão após postar um texto na internet bastante íntimo: Lucas contou para o irmão mais novo, de apenas oito anos, que é gay. O relato, feito atrás de um post no Facebook, ganhou repercussão imediata. Até a segunda (27), tem mais de 4,4 mil curtidas e quase 600 compartilhamentos. Lucas conta que a conversa começou quando os dois estavam assistindo a um programa infantil em que duas amigas dão um "selinho". De maneira pedagógica, o jovem fez uma analogia entre as cores para fazer a revelação. "Cada um tem suas cores. Há quem gosta mais de preto, ou branco, ou azul. E isso faz o mundo mais legal", disse o mais velho, após colocar a televisão no mudo. "Tu sabes o nome que se dá a quem gosta de pessoas iguais? Homens que gostam de outros homens, e mulheres que gostam de outras mulheres?", continuou, quando já estava prestes a contar. "Amor?", respondeu o menino, levando Lucas às lágrimas.  O diálogo terminou com um abraço. A amizade entre os dois seguiu como sempre. Aliás, ficou até melhor. Para Lucas, poder dividir algo tão pessoal e receber uma resposta singela é gratificante.

Sete autores da Belas-Letras “invadiram” suas redes sociais para desejar feliz aniversário para a editora. As comemorações iniciaram com o autor Humberto Gessinger, que assim como todos os outros participantes, gravou um vídeo respondendo porque ama ler. Ao longo da semana, Tatiana Romano, Tico Santa Cruz, Thedy Corrêa, Pedro Guerra, e a participação internacional de Susannah Cahalan e o Grumpy Cat completam a lista. E os vídeos não ficam restritos aos autores da editora. Você também pode gravar um vídeo curtinho completando a hashtag ‪#EuAmoLerPorque e enviar para editorabelasletras@gmail.com. Os donos dos 7 melhores vídeos poderão escolher sete livros do nosso catálogo para levar pra casa.

2 comentários:

  1. Parabéns pra editora pelo sucesso que é e muito mais sucesso nos anos por vir. Que novos lançamentos aconteçam e que possamos curtir todos eles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei sabendo da grande movimentação do aniversário da editora. Parabéns atrasado! :P E espero que eles continuem fazendo sucesso publicando livros que realmente cabem na nossa prateleira. Haha xD

    ResponderExcluir