segunda-feira, 23 de março de 2015

Primeiras Impressões A playlist de Hayden.


Título: A playlist de Hayden.
Autora: Michelle Falkoff;
Editora: Novo Conceito.
Número de Páginas: 288.
Ano de Lançamento: 2015.

Sinopse:
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Opinião:

Sam vai acordar seu amigo Hayden para fazer as pazes depois de uma festa a que foram, porém, quando chega lá encontra uma garrafa de bebida e remédios, na verdade, a falta de remédios. Depois de chamar o atendimento médico vem a descoberta que ele estava negando a si mesmo: Hayden estava morto e deixou uma playlist para ele, pois ouvindo-a Sam deveria entender.

Então Sam tem que lidar com as emoções que está sentindo, falta do melhor (e único) amigo e raiva pelo mesmo ter se suicidado, ao mesmo tempo descobre que tem coisas sobre Hayden que não sabia, exemplificando, sua amiga Astrid, que Sam só conhece no velório do amigo e nem sabia da existência a menina.

O pior é que tem alguém com o mesmo nick de Hayden e que parece saber coisas demais sobre o garoto, é como se fosse Hayden, mas obviamente não pode ser... ou pode?

Ao término dos oito capítulos de amostra que a editora enviou, eu não sei ainda se é uma história com elementos sobrenaturais ou não, já que o oitavo capítulo terminou deixando essa incógnita.

Ao longo desses capítulos, a leitura flui bem e rapidamente, Sam é um adolescente normal, mas um pouco nerd, e a obra vem falando sobre bullying, só que com uma linguagem informal.

Eu fiquei me perguntando o que aconteceu na festa, pois esse segredo não foi relevado, imagino que vá ser perto do final do livro, só ficou explicado que algo aconteceu e que Sam sente culpa por isso.

Além disso, todo capítulo começa com o nome de uma música e quem a toca, assim dá para descobrir várias músicas durante a leitura e também há vários flashbacks de conversas de Sam e Hayden, podendo assim conhecê-lo.

Os primeiros capítulos me deixaram mais curiosa, foi como a apresentação da obra, mas não um mergulho total, ficou várias incógnitas que só lendo a obra inteira, mas, a princípio, parece uma boa leitura.


- Algumas das músicas deles são boas - eu disse. - Mas, sério, o que os diferencia do Coldpaly? Caras brancos e ingleses que frequentaram universidade caras e que provavelmente são inteligentes demais para o seu próprio bem. Só que as garotas acham o Chris Martin gato e o Thom Yorke esquisito, por isso o Coldplay vende zilhões de álbuns e o Radiohead atinge geeks como a gente. Alguma coisa nessa história não me soa bem.
Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.
Ajudar com o quê? A lidar com o fato de que o meu melhor amigo tinha ido embora? Eu não conseguia imaginar como essa pessoa poderia fazer isso.

5 comentários:

  1. A NC adorou mandar essas degustações só pra deixar todo o mundo curioso até o lançamento oficial. Assim como A Mais Pura Verdade, A Playlist de Haydem me conquistou pela premissa, pelo tema, pela capa linda *-* Enfim! Chega logo lançamento oficial \o/

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ler esse tipo de livro, pois ele acaba fazendo com que nós refletimos mais sobre a vida. Achei a capa simples, mas tenho certeza que o conteúdo do livro é ótimo para todos os tipos de idade!

    ResponderExcluir
  3. Olá, a novo conceito sempre tem esses lançamentos ótimos!!
    Esse livro me deixou muito ansiosa, gostei bastante da sinopse e de algumas outras primeiras impressões que vi incluindo a sua, quero muito esse livro!!
    Abraços!
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  4. A novo conceito realmente tem me surpreendido com esse novo lançamento ..

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não li "A Playlist de Hayden" mas admito que fiquei bem curiosa é um dos poucos livros que só vejo elogios das pessoas, Sam me pareceu uma personagem bem forte quero dar uma olhada no livro !!

    ResponderExcluir