sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Conhecendo o Orelha de Livro.


Olá!

Hoje a postagem será um pouco diferente, mas ainda no universo literário, falarei sobre o site Orelha de Livro que serve entre outras coisas para organizar suas leituras.

Enquanto eu fui me cadastrando no site para "fuçar" tirei print´s e criei um manual bem básico que vai estar abaixo. Não contém obviamente todos os detalhes, mas é um jeito de olharem como funciona e também ajudar quando forem criar a conta e começar a usar.

O aplicativo já é bem conhecido no Facebook e eu já tinha bisbilhotado por cima, mas não me aprofundado, até o momento.

O visual é muito mais atual e dinâmico do que o Skoob e tem as mesmas funcionalidades, como marcar "lido", "quero ler", "estou lendo" e também a opção de favoritar. A única ferramenta que não achei foi o de colocar a data em que terminou de ler.

É um visual jovem, como eu disse, que faz nós nos sentirmos mais em casa (sim, tenho 24 anos, mas sou jovem e sempre serei), é natural usá-lo e também parece ter menos erros que o Skoob, que vira e mexe está trancando alguma coisa (eu o utilizo e sei do que estou falando).

Outro item a salientar é que o site funciona rapidamente, nada de ficar esperando páginas carregar, só se você tiver uma internet discada ainda, então a culpa não será do site, aqui ao menos era um clique e carregava mega rápido.

Eu pretendo continuar usando o site, pois ele facilita de dar sua opinião no Facebook e dizer para os seus amigos "Eu leio, e vocês quando vão começar?".

Além disso, para quem tem blog é muito bom (e necessário) ficar ligado nas novidades do meio, afinal o Orelha de Livro já é conhecido e pode ficar mais, logo os leitores de lá podem ser seu público também.

Em um resumão, minha opinião é que o site vale a pena de ser conferido, visual jovem, rapidez e facilidade estão unidos na composição dele.

Abaixo eu vou deixar meu mini manual, vocês podem ver as imagens em formato maior clicando nelas.

1º: Acessar o Orelha de Livro e clicar em login.


2º: Talvez apareça um anuncio, mas é só você fechar no X que fecha rapidamente, nada de ter que clicar em vários Xs.


3º: Você já pode ir adicionando os livros que leu ou pode escolher adicionar os que quer ler/está lendo.


4º: Então vai aparecer essa tela para colocar o nome do livro.


5º: Escolha o livro clicando em cima dele.


6º: Aqui você pode escolher a capa que tem (quando o livro tem mais de uma, claro), classificar, fazer resenha ou finalizar.


7º: Você pode escolher se quer adicionar outro livro que vai seguir o mesmo processo ou sair para sua página principal.


8º: Na sua página inicial você pode escolher adicionar mais livros, escrever no seu mural do Facebook, perguntar o que seu amigo está lendo ou favorita os livros preferidos.


9º: Caso deseje saber o que seu amigo está lendo vai uma mensagem padrão na qual pode incluir um texto.


10º: Clique em leitores e veja quais seus amigos do Facebook o são.


11º: Pode procurar um autor e também segui-lo!


12º: Tem dicas de blogs para você seguir.


13º: Pode acessa o Feed e verificar o que andou fazendo, rsrs.


14º: Quando acessarem a página do livro também vão ver o preço dele em diversas lojas, resenhas e uma lista de quem já o leu.














6 comentários:

  1. Mas olha que coisa... Sem querer arranjar briga de fanboy, mas o Skoob é _muito_ melhor.

    O design do site é _muito_ estranho. Primeiro que esqueumorfismo está fora de moda há séculos; segundo que a estante dele organizada em blocos não só é complicada e contraintuitiva como é muito feia. Quadradões com Calibri - caramba, parece que o designer acabou de descobrir position:absolute em css e resolveu sair fazendo blocos com background #FFF.

    Há meses estou tentando marcar o único livro que tenho por lá com 5 estrelas e cada vez que atualizo a página a marcação some (sem falar que o mouseover das estrelas está em inglês, haha; "regular", "good", "gorgeous"). Na página do meu livro não há uma opção pra escolher qual é a capa de verdade, só dá pra adicionar mais uma - o problema é que a primeira capa a ser colocada não aparece mais e a apresentação fica toda zuada.

    O Skoob pode ter problemas - e com o redesign deles apareceram uns novos que também me irritam, mas... Pra mim o que me irrita mais é o Orelha de Livro colocar ali no site principal "A melhor rede social de livros do Brasil". De acordo com quem, cara pálida? Achei tosquíssimo (a rede, não o post, que está ótimo =D).

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante Cath. Sempre ouvi falar desse site mas nunca me interessei em entrar nele, já uso o skoob e estou meio acomodada lá rs Organizar todas as minhas leituras de novo seria meio difícil (chato), mas quem sabe né

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz minha inscrição há um tempão atrás, mas acabei deixando de lado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Cath!
    Sou inscrita há um tempão e até tenho alguns seguidores e sigo alguns blogs por lá, mas confesso que nunca parei para mexer nele e agora com suas explicações, tudo ficou mais fácil.
    Depois vou lá fuçar e começar a add meus livros, obrigada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse site, mas nunca cheguei a visita-lo. Pelas fotos, até que achei legalzinho. O problema é que, mal consigo manter o skoob atualizado, o que dirá se acrescentar outra rede social. kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já tinha ouvido falar do orelha e fui dar uma espiadinha e gostei bastante do site ele e bem fácil de mexer e tem um bom visual adorei o mini manual !!!

    ResponderExcluir