Título: Veneno - Saga Encantadas.
Autor: Sarah Pinborough.
Editora: Unica.
Numero de Páginas: 207.
Ano de Lançamento: 2013.
Compre: Americanas. - Submarino.
Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento!
Opinião:
Foi muito, mas muito estranho ler este livro, a princípio pelo fato de ter realmente vivido a infância curtindo o desenho da Branca de Neve e me deparar com uma história bem menos inocente do que eu estava acostumada. No livro durante algumas cenas outros personagens infantis são citados, e choquem, nem tudo é tão encantado como foi nos desenhos.
Foi muito, mas muito estranho ler este livro, a princípio pelo fato de ter realmente vivido a infância curtindo o desenho da Branca de Neve e me deparar com uma história bem menos inocente do que eu estava acostumada. No livro durante algumas cenas outros personagens infantis são citados, e choquem, nem tudo é tão encantado como foi nos desenhos.
Vou contar um pouquinho da história para quem por um milagre não tenha assistido esse desenho ainda, pontuando algumas diferenças entre o que eu estava acostumada e a realidade que me deparei enquanto lia.
Branca de Neve não é seu nome, como sempre estávamos acostumados a saber, isso é apenas um apelido, mas seu verdadeiro nome em momento nenhum foi citado durante o primeiro livro.
A rainha é apenas três anos mais velha que Branca de Neve, e foi praticamente obrigada por seu pai a se tornar a segunda esposa do rei quando descobriu que ela era uma feiticeira. Um homem do qual ela tem verdadeiro nojo. E é ai que ela começa a invejar a Branca de Neve, porque simplesmente ela é livre para fazer o que quiser, e seu pai nunca a repreende e também não está preocupado em arranjar um marido para ela.
A Rainha é uma feiticeira porque vem de família, ela é nada mais nada menos que a neta da bruxa que vive em uma casa de doces no meio da floresta (Alguém lembra disso?).
E ela tem uma lâmpada mágica a qual concede alguns desejos e o seu gênio é o Aladdin. (Tem alguma coisa estranha por aqui?). Ele viaja por todos os reinos procurando objetos mágicos para entregar a rainha.
Branca de Neve vive no meio dos Anões que são muito seus amigos, e quando seu pai viaja para uma nova batalha entre reinos, ela e os anões decidem fazer uma brincadeira para a rainha, no meio de um baile que ela decidiu fazer para finalmente achar um marido para a sua enteada.
Branca chega no baile acompanhada de um homem alto que se diz príncipe dos gigantes, deixando a rainha satisfeita por ela ter encontrado um príncipe como queira, mas quando acontece de ele se curvar para reverenciar a rainha, ele simplesmente quebra em três e ela vê que são anões, assim os expulsando do seu palácio para sempre.
E justamente pela rainha ter sido envergonhada perante todo o reino, as tentativas de mal tratos começam a serem articuladas, e pelo fato de todas serem mal sucedidos ela acaba por encomendar o assassinato dela para um caçador que foi encontrado em suas terras.
Então a história segue basicamente o rumo mais conhecido, o caçador mata um veado para arrancar um coração, Branca de Neve vai morar com os anões, e quando a rainha descobre que foi enganada, transforma o caçador em um rato, tenho a sensação de que isso vai ser importante futuramente.
Quem entrega a maçã para Branca é a própria vó da rainha. E o encanto é realmente para o beijo de amor verdadeiro.
O príncipe chega no reino, em função de estar fugindo de inimigos e está muito machucado, e conhece a princesa já dentro do seu caixão de vidro.
Dica: Ela não acorda por causa de um beijo de amor verdadeiro. Mas acaba acordando.
Ela casa-se com o príncipe, enquanto estão fugindo para o seu reino e ele descobre que ela não era exatamente como imaginava.
E descobri que ele é tão mimado a ponto de praticar maldades.
Enfim descobri que não existe um felizes para sempre no primeiro livro.
Ela está velha demais para esse apelido - disse a rainha.
Não estou aqui para lhe fazer mal - disse ele. - Bem, tecnicamente estou aqui para matá-la.
Não era exatamente o que ele esperava. Na verdade, nada tinha a ver com o que ele esperava. O príncipe se sentia meio atônito e confuso com o comportamento de sua esposa.
Oi Pri, esta é uma série que tenho acompanhado através de resenhas. Quase comprei o box estes dias. Quero ler e conhecer esta versão mais atual deste conto de fadas.
ResponderExcluirBjs, Rose.
É bem legal!!
ExcluirSempre tive curiosidade em ler a série.Apesar de ter o pé atrás com releituras das estórias clássicas.
ResponderExcluirMas assim que der vou ler.
Tem que ir de mente aberta mesmo... Eu relutei um pouquinho, mas no fim foi super agradável a leitura.
ExcluirAchei super legal a adaptação da Cinderela, ainda mais ela sendo a malvada nesse livro. Realmente fica estranho ler, pois estávamos acostumados com uma coisa depois vem outra, ficamos tipo "não é assim, é daquele jeito".
ResponderExcluirEla até tem pai nesse. Parece ser bastante com humor, quero ler trilogia das encantadas,
Beijos Pri, ThayQ.
Pri!
ResponderExcluirGosto demais das releituras dos contos de fadas e essa série parece envenenada...
O bom é que a autora deu uma conotação totalmente diferente e tornou o livro ainda mais interessante.
Quero muito poder acompanhar a série.
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Oii Pri :D
ResponderExcluirTambém achei bem estranho quando comecei a ler esse livro .. Eu sempre adorei releituras de conto de fadas, mas esse foi bem diferente.
Bem, o final feliz até existe, mas só no último livro da série, um final feliz BEM diferente do que estamos acostumadas, mas eu gostei do rumo que a história tomou.
Vale a pena a leitura, fora que a edição dos livros está maravilhosa.
Beijos :*