segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Resenha A Formatura.


Título: A Formatura.
Trilogia: O Teste.
Resenhas: Livro I. - Livro II.
Autora: Joelle Charbonneau.
Editora: Única.
Numero de Páginas: 320.
Ano de Lançamento: 2014.
Compre: Saraiva.

Sinopse:
O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!
Opinião:

O Teste conta a história de Melancia descobrindo que o mesmo não são simples provas para se chegar a universidade, mas sim uma experiência horrível com mortes envolvidas, em que somente os aprovados passam para a universidade e o restante some (isso se não morreu antes). Em Estudo Independente, Cia está na universidade e descobre que a presidente deseja terminar com o Teste, mas que tem um plano de sabotagem por trás.

No terceiro e último livro da trilogia O Teste Cia está sabendo que se não se meter os rebeldes irão morrer (incluindo seu irmão Zeen) e o Teste irá continuar. Assim ela toma a decisão de contar a presidente o que sabe, mesmo sendo arriscado.

Só que a solução da presidente não é o que Cia esperava, invés de tirar o peso dos seus ombros só jogou mais, pois deseja que a própria garota mate os principais apoiadores do Teste.

O livro vai decorrer durante a dúvida de Cia em estar certo matar pessoas, a capacidade dela fazer isso e também em quem poder confiar.

Melancia com certeza cresceu na trilogia, perceptivelmente, se nota que decisões que ela não tomaria no primeiro volume, toma nesse. Thomas aparece mais do que no anterior, ele é a única pessoa em que Cia confia totalmente.

Will aparece pouco na minha opinião, mas Raffe, que é outro personagem que adorei, aparece consideravelmente. Stacia foi uma jogada da Cia que até agora não entendo, pois ela tinha noção da natureza egoísta e ambiciosa da garota.

Admito que esperava mais do final, teve um encerramento satisfatório, mas acho que Cia aceitou coisas de forma tão banal que eu não aceitaria e também acho que esperava que ela desse uma de Katniss e matasse alguém que ela não matou.

Mas o decorrer do livro foi uma leitura muito boa, tanto que mesmo as letras sendo pequenas e ter 320 páginas li em algumas horas. Cia consegue te puxar para a história dela e do que esta acontecendo.


No total eu indico a trilogia, é uma leitura fácil, agradável e o primeiro livro principalmente te conquista totalmente, mas admito que senti falta de um final mais U-A-U, mesmo com toda a ação achei que faltou impacto.
 


O trabalho me acalma. Minha mente esvazia-se de tudo, exceto equações para determinar frequência; criar i circuito do oscilador; adicionar as peças necessárias para permitir que a minha frequência oscile entre os outros rádios de pulso. Guardo a frequência maior para Thomas. A mais baixa funciona com os outros rádios. Ainda preciso decidir para quem serão dados e por quê.
- Você pelo menos vai me contar o que tem nela? Ou essa informação é só para você e o seu namorado?
- Você conseguiria se encarar, se ficasse sentada sem fazer nada, enquanto o Teste continua e os rebeldes são traídos e mortos?
No entanto, uma coisa que aprendi desde que cheguei a Tosu City é que a idade não garante decisões melhores ou uma liderança mais forte. A habilidade em colocar de lado interesses pessoais e decidir o que é melhor para o todo é o que conta. E é isso que preciso fazer agora.

7 comentários:

  1. Olá!
    Nunca li nenhum dos livros. Aliás, nunca li uma distopia. Mas a sinopse é bem intrigante. Que pena que o final não te empolgou.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também nunca li uma distopia. Mas sempre tive vontade de ler essa trilogia.
    Isso por que sempre leio ótimos comentários sobre os livros.
    Vou ler assim que der. ;)

    ResponderExcluir
  3. Cath!
    Gosto de distopia e essa série é bem desejada por mim, não li ainda...
    Uma pena que o final não tenha atingido suas expectativas e que bom que ainda assim recomenda a série.
    Valeu!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cath!
    Conheci a trilogia um mês antes do lançamento de A formatura, então tive que esperar pouco pra ler o desfecho (e ganhei o livro de aniversário, primeira vez que ganho um livro de aniversário *-*)
    Adorei a trilogia, apesar de, como você, não ter adorado tanto assim o final. Acho que Cia não matou ninguém inesperado porque, ao contrário de Katniss e Tris, ela é mais madura, pensa com mais clareza. Esse foi um dos motivos de ela ter se aliado a Raffe, Will e Stacia - eles provaram que fariam o que ela pedisse, até mesmo porque isso ia ao encontro dos interesses deles. Quanto à Tomas, sempre achei que ele ia se revelar um traidor (típica história de a protagonista confiar em alguém e descobrir que a pessoa não era quem ela pensava), mas olha só o que aconteceu!
    Resumindo, realmente adorei a história, e ela deixa brechas para que a autora a continue um dia. As chances são poucas, mas a Esperança (*-*) é a última que morre - ainda mais depois do que Kiera Cass fez com A Seleção!

    ResponderExcluir
  5. Esta é uma série que tem atraído minha atenção. Gosto de enredos distópicos, mas uma pena que o final tenha deixado a desejar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Evitei ler a resenha para não receber algum spoiler, já que não há como falar do terceiro livro sem citar coisas dos outros dois. Enfim, acabei ganhando o primeiro livro num sorteio e agora comprei o segundo e estou bem animada por ser um gênero que gosto muito e por ter elementos que me atraem também. As críticas me deixam bastante entusiasmadas e quero ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li os livros da série, mais já ouvi falar tanto que minhas expectativas só aumentaram.
    Que pena que você não gostou muito do final do livro.

    ResponderExcluir