sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cine FB: Laranja Mecânica. (18+)



Titulo: Clockwork Orange.
Titulo PT: Laranja Mecânica.
Duração: 136 minutos.

Sinopse:
No futuro, o violento Alex, líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar de um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente contra a violência que o cerca.


Opinião:

Bom, é quase impossível que ninguém conheça Laranja Mecânica. Pode não ter assistido ainda, mas com certeza já escutou alguém falar sobre o "fantástico" Laranja Mecânica. Certo, certo?

Sem querer ser aqueles metidos a "cult" insuportáveis, eu considero esse filme simplesmente genial. Na minha humilde opinião, esta é a obra prima de Kubrick (embora eu goste de Lolita e 2001).

A história é contada pelo protagonista Alex (um humilde narrador, como ele se autodenomina) e mostra um momento crucial na vida do jovem garoto problema. Alex é um monstro sociopata e que vai preso após ser traído, na cadeia ele participa de um programa de "reinclusão" para presos perigosos, ele então sofre uma lavagem cerebral.

O filme é pesado e feito especialmente para causar mal-estar no espectador. Kubrick busca agredir o público a todo momento, seja na banalização do sexo ao retratar os estupros de Alex e nas esculturas com forma de pênis, ou na forma como a vida humana é mostrada como algo moldável e sem importância.

Em determinado momento vemos Alex sendo manipulado em um jogo político de uma sociedade com valores morais distorcidos. Suas opiniões e direitos são ignorados em benefício de um "bem maior", e sua vida é descartada por todos, desde seus pais e antigos amigos, até os "defensores dos direitos" que o utilizam como um boneco modelo.

Todas essas questões sociais nos são jogadas na cara como extrema violência, e isso faz com que muitas pessoas digam que Laranja Mecânica é um filme obsceno e horrível, outros idolatram esse como o melhor filme de todos os tempos.
Honestamente, eu fico no meio termo, acho que Kubrick conseguiu atingir sua meta ao fazer com que o filme nos atingisse dessa forma reflexiva ao abordar o pior da nossa sociedade, tanto mostrando Alex como um pária e ao mesmo tempo uma vítima desse mundo corrupto.

Laranja Mecânica deve ser visto ao menos uma vez na vida, para que se possa criar uma opinião sobre essa obra fantástica.

Nota: 5/5.



9 comentários:

  1. Nunca ouvi falar de Laranja Mêcanica. Mais Ok. Rs
    Apesar da resenha não criei muitas expectativas em relação ao filme. Achei um pouco obsceno mais ao mesmo tempo o filme me envolveu e agora estou bastante curiosa para vê-lo.
    Achei a capa horrível. '-'

    ResponderExcluir
  2. Não é um filme que tenha me interessado em algum momento, e continua assim.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tenho muita curiosidade para assistir a esse filme. Já ouvi falar muito dele. Fiquei mais empolgado com a resenha. Abraço!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não gostei desse filme. O achei bizarro demais para o meu gosto.
    Mas realmente ele foi e ainda é bem comentado.
    Tanto pelos que o amam,tanto pelos que o odeiam.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive muita vontade de ler e assistir Laranja Mecânica...
    Sempre me falaram muito bem das duas obras e até ia comprar na Black Friday, mas estavam esgotados :( Sinto que vou gostar pois amo histórias que não são apenas papel, que envolvem mais que palavras, que te tiram da zona de conforto. Em alguns sites sempre deixam como ressalva que "você ficará inquieto ao terminar de ver Laranja Mecânica". Não sei se tenho estômago, mas quero muito tentar, só que já tendo lido antes. Quero não apenas assistir, como avaliar também.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha. Esse filme é um Clássico ( com "C" maiúsculo ). Já vi várias vezes e sempre encontro um elemento novo, uma nova perspectiva sobre ele, inclusive humor ( meio doente da minha parte? ). Não acho que o Kubrick tenha um filme ruim, mas esse é um dos melhores. Malcolm McDowell está simplesmente perfeito, a ponto do Kubrick ter dito que se ele não tivesse aceitado fazer o filme, o filme não seria feito.
    É o tipo de filme que não dá para assistir comendo pipoca. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que compartilho desse seu humor doente de certa forma. Não consegui segurar um certo riso na cena em que Alex canta "Singin' In The Rain" enquanto espanca o escritor.
      Falando nessa cena, sabia que o ator de Dançando Na Chuva não gostou do que fizeram com a música dele? Após o filme, sempre que se encontravam, Gene Kelly se recusava a cumprimentar McDowell.

      Excluir
    2. Muito legal! As histórias de como o filme foi feito são quase tão boas quanto o próprio filme. Dizem que o Anthony Burgess, o autor do livro, detestou tanto o filme que, quando adaptou para o teatro, contratou um sósia do kubrick, para ser espancado pela gang do Alex. :)

      Excluir
  7. Não entendo como as pessoas não conhecem ou não se interessam em conhecer Laranja Mecânica... Taxam-no de obsceno, etc... Mas garanto que correram para o cinema para assistir um certo lixo chamado "50 tons de cinza", vai entender esse povo !

    ResponderExcluir