sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cine FB: Garota Exemplar


Titulo: Gone Girl.
Titulo PT: Garota Exemplar.
Duração: 148 minutos.

Sinopse:
Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Nick tenta provar sua inocência e. ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.
Opinião:

O filme é baseado no livro homônimo escrito por Gillian Flynn e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Eu não li o livro, então irei comentar pelo ponto de vista apenas do filme (embora eu tenha lido alguns textos que falam sobre o final ter sido mudado).

Eu e minha namorada temos o costume de ir ao cinema duas vezes por mês e isso acaba nos deixando muitas vezes sem opções de filmes. Foi exatamente o que aconteceu neste final de semana. Olhando a lista dos filmes em exibição, Garota Exemplar apareceu como a única alternativa para o horário que iríamos. Então eu não fui com nenhum tipo de expectativa para ele.

Mas eu me surpreendi.

Ele conta a história de um cara que chegou em casa e não encontrou sua esposa. Ele então chama a polícia e ela é dada como desaparecida. Seria apenas mais um caso de desaparecimento se a mulher em questão não fosse inspiração para a famosa "Amy Exemplar", uma série de livros infantis.

Esse desaparecimento começa a mobilizar toda a população da cidade e também a mídia. Enquanto isso, Nick aparenta não estar muito preocupado com o paradeiro de sua esposa. Na verdade, ele demonstra nem mesmo conhecer sua esposa.

Conforme as investigações vão avançando, Nick começa a se tornar o principal suspeito pelo desaparecimento de Amy.

Claro, o filme não é nenhuma obra prima, porém a forma alucinante com que tudo acontece prende o espectador. Outro ponto muito bem trabalhado no filme é como a opinião pública pode ser facilmente manipulada com uma foto ou comentário fora de contexto ou a hipocrisia da mídia sensacionalista. Sem contar a boa reflexão sobre se realmente conhecemos as pessoas com quem vivemos no nosso dia a dia.

Em alguns momentos o protagonista é irritante. Claro, algumas atitudes dele são da personalidade do personagem, além de serem feitas para conduzir o espectador no caminho que o autor quer, porém não tem como não ficar com a vontade de gritar "porque esse imbecil não foi na policia?".

O filme pode ser dividido em três momentos importantes, o começo com todo o mistério do desaparecimento, o meio com a revelação do mistério que mais parece um soco na cara e o final com uma conclusão inesperada.

No todo, Garota Exemplar é uma excelente opção para um cinema com pipocas e uma coca gelada. E ainda me deixou curioso para saber como o livro termina, porque o final do filme foi perfeito pra mim.

Nota: 4.

5 comentários:

  1. Oi Flávio as vezes é ótimo quando vamos ver um filme meio no escuro, sem muitas expectativas me relação a ele. Eu ainda não li o livro e nem vi o filme, mas espero conhecer os dois e poder comparar.
    Bj, Rose

    ResponderExcluir
  2. Li o livro,e achei muito bom!
    Apesar de ser um livro muito perturbador.
    Também tenho vontade de assistir o filme,e descobrir se me causará impacto ,como o livro.

    ResponderExcluir
  3. Flávio!
    Não li o livro e ainda não assisti o filme, entretanto, achei a premissa interessante e gostaria de acompanhar o desfecho dos dois.
    Já assisti um filme com enredo parecido e concordo que a mídia massifica as opiniões...infelizmente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. A historia bem legal! Eu comecei ler atraves do Pc eu curti muuito
    mas como não gosto de ler no computador eu acabei deixado de lada!
    O suspense neste livro e surpreendente!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Quando o livro foi lançado aqui no Brasil ele já foi automaticamente para minha lista tbr. Infelizmente nunca tive oportunidade de lê-lo, o que me deixar com uma curiosidade cada vez maior de assistir ao filme. Ainda estou em dúvida do que fazer primeiro, mas de qualquer forma fico feliz que o filme tenha agradado a maioria das pessoas :)
    Beijos,
    Por trás das linhas

    ResponderExcluir