segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Resenha: A Pausa do Tempo.


Título: A Pausa do Tempo.
Autora: Valéria do Tempo.
Páginas:158.
Editora: Jaguatirica.

Sinopse:


Com A Pausa do Tempo, Valéria Martins, jornalista, escritora, blogueira e agente literária, presenteia seus leitores com textos colhidos do seu blog, crônicas tecidas com sutileza e perspicácia, reflexões lúcidas acerca da vida e da morte, do amor e do tempo, do cotidiano, família, amigos, viagens, literatura, música, cinema.
Sem sair da suavidade, sem nunca perder o tom, Valéria lança, sobre si mesma e sobre o outro, um olhar às vezes leve e divertido, outras vezes denso e doloroso, mas sempre cheio de confiança na vida, no ser humano e em Deus. (Por Marilia Arnaud).

Opinião:

Este é o segundo livro livro de textos que leio e resenho este ano. O primeiro foi "Da Boca Pra Dentro" e já tem resenha aqui no FB, você pode lê-la aqui

"A Pausa do Tempo" é bem diferente de "Da Boca Pra Dentro". Enquanto este segundo era sentimental e quase poético, a obra de Valéria Martins é mais direta e simples, trazendo tanto textos do blog da autora, quanto crônicas e reflexões de seu cotidiano.

"(...) também desejo para mim um relacionamento que seja um verdadeiro encontro, no sentido de transformar para melhor a minha vida e a do meu companheiro, ambos caminhando para cima e para a frente na mesma direção, juntos."

O livro é, de certa forma, coloquial. Mas, isso só faz com que nos identifiquemos com ele, com que nos coloquemos ali, ao lado da autora em suas histórias ou até mesmo no lugar dela. É muito fácil ter empatia ao ler este livro. Ele nos passa algo tão bom, que é quase como se você estivesse sentada no seu quarto, conversando com uma amiga.

Um dos contos que mais me fez refletir foi "Não foi nem nunca será". Quem me conhece, sabe que me interesso por textos com a temática relacionamentos duradouros e que fico traumatizada com  histórias de traição. Esse texto foi além, pois fala de amizade dentro de um relacionamento que acabou.
Não posso dizer que não gostei de algum, pois todos me fizeram refletir de alguma forma. Engraçado como isso acontece ainda mais quando sabemos/imaginamos que isso aconteceu de verdade, que são fatos reais.

Essa é a capa do meu exemplar.

O livro é dividido em seis partes: Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem e Cinema. Ainda tem um tem uma parte pequena no final chamada "Amigos de blog", que contém apenas um texto. A diagramação está simples e perfeita. Procurei pela capa na internet e só achei a outra, que é mais bonita, de outra edição. Acho que essa outra combinou mais com o livro do que a atual.

Recomendo o livro àqueles que gostam de textos leves e curtos que nos fazem refletir e até espairecer. Esse livro merece ser lido!


3 comentários:

  1. Acho que esse livro,parece ser um daqueles,que abrimos numa página aleatória,quando precisamos ler algo positivo.
    Gostei bastante da dica e pretendo conferir!

    ResponderExcluir
  2. Roberta!
    Livros de contos ou crônicas (não defini bem através da resenha) são interessantes de ler porque nos mostram uma linguagem particular do autor e sua visão sobre diversos assuntos que nos fazem refletir de maneiras diferenciadas.
    Achei interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Me amarro em livros como esses. Sempre gostei de textos mais curtinhos e que nos fazem refletir sobre várias coisas da nossa vida. Se tiver oportunidade, vou dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir