quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Resenha Amigos Inimigos - A Formatura.


Título: Amigos Inimigos - A Formatura.
Autora: Vanessa Martinelli.
Editora: Novo Século.
Numero de Páginas: 184.
Ano de Lançamento: 2013.
Cortesia da autora.

Sinopse:
A turma divertida de “Amigos Inimigos” volta em mais uma história repleta de risadas e confusões. Maria, Jack, Morgana, Patrícia, Camila e Pedro estão no final do nono ano. No dia do aniversário de Maria, uma tia-avó desconhecida aparece virando a vida de todos de cabeça para o ar. Junto a Maurício, Gertrudes e novos personagens, os amigos-inimigos enfrentarão muitas aventuras até a sonhada formatura.
Opinião:

Eu não li Amigos Inimigos, mas isso não me impediu de aproveitar a leitura do segundo.

Em A Formatura a mesma turma volta. A história começa no aniversário de Maria, que é "assombrado", sempre acontece algo ruim no dia, e, para confirmar, aparece sua tia-avó querendo que ela faça um debute.

Ao mesmo tempo que Maria não quer, se sente culpada. Nesse momento, o namoro dela com Jack está muito bem, até que para "melhorar" a vida, entra uma aluna nova, Meri, que decide que deseja Jack.

Nisso acontece muitas confusões, e também traz na obra o problema de anorexia de Camilla, a falta da presença do pai de Morgana, o jeito estranho de ser de Patrícia, e Pedro eu achei o mais normal da turma.

Foi uma obra super rápida de ler e divertida, Morgana encanta, fiquei desejando um livro mais focado nela. Aliás, pela descrição, a capa é baseada na Morgana.

É um infanto-juvenil que pode dar sem receio a crianças, tem romance, mas é leve e de acordo com a idade, e vem com ideias boas como o mal da anorexia, como é terrível quando se aproveitam de alguém e que se deve perdoar.

Eu classifiquei a leitura em minha mente como gostosa, e ao término me peguei querendo ler o primeiro livro.



As coisas ficaram estranhas desde a fatídica festa na casa do Maurício. Morgana não falava com Jack, e sempre que Maria tentava saber, desconversava.

Maria admirou como Morgana estava bonita com os cabelos molhados e penteados para trás, o rosto revelado pela falta de lápis nos olhos.

Jack suspirou fundo antes de responder. Não era a resposta que queria dar, mas desta vez precisava dizer a verdade.

- Gostaria de agradecer a brilhante apresentação de entrada das debutantes. Realmente a veia cômica está presente esse ano. Aplausos para elas!

Morgana olhou-os de baixo, puxando a boca em um sorriso de canto. Se batessem uma foto naquele momento, com certeza seria a expressão que melhor representava o estilo de Morgana.





6 comentários:

  1. Cath's!
    Livros infanto juvenis são gostos mesmo de ler.
    E gostei de saber que no enredo o tema anorexia é abordado porque é uma realidade próxima a nossa convivência e acontece muito na adolescência, é preciso que o alerta seja feito de todas as formas, inclusive através de um livro.
    Interessante!
    Semaninha de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Já tinha ouvido falar dessa autora e de suas obras.
    Eu acho bacana esse tipo de livro para jovens. Assim como a Rudynalva, também acho essa abordagem de temas do cotidiano adolescente super válida.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Livros voltados para o público jovem,realmente são bem leves .E a gente lê tão rapidinho que ficamos com gostinho de quero mais.

    Essa turminha deve aprontar,poucas e boas! :)

    ResponderExcluir
  4. Ás vezes gosto de me jogar em leituras leves e divertidas assim. O legal é que, mesmo tendo essa leveza toda, a autora abordou temáticas bem densas, como a anorexia, por exemplo. Muito bom ler algo divertido, mas que deixa reflexões interessantes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Parece ser divertida mesmo, mas não me interessei no momento.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  6. O livro tem um numero de pagina pequeno!
    Parece um livro de leitura facil e rapido mais bem agradavel!
    A historia e bem feita e bem real ! Ah adoorei!

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir