domingo, 14 de setembro de 2014

Cine FB. - O Doador de Memórias.


Título: O Doador de Memórias.
Duração: 97 minutos.

Sinopse:
Na trama, o jovem Jonas vive em uma sociedade futurista e distópica que apagou as memórias de seus cidadãos, transferindo a responsabilidade de manter a lembrança do passado a uma única pessoa, o Receptor. Jonas é selecionado para esse serviço, mas depara com o difícil treinamento dado pelo Doador do título.
Opinião:

Vocês podem ler o que achei do livro aqui, e vou usar o que comentei a respeito da trama dele abaixo e posteriormente dar minha opinião sobre o filme.

Imagine viver num mundo que você tem um ano como criança-nova, que é ficar num lugar em que vão cuidar de você e, se passar, vai ser levado para uma família, caso contrário será descartado.

Depois que entra nessa família, cada ano é marcado por uma coisa, seja uma fita no cabelo, trabalhos voluntários ou uma bicicleta.

O personagem principal da obra, Jonas, está com 12 anos e passou pela seleção que o escolheu como o próximo Recebedor.

O Recebedor é quem vai receber as memórias do Doador (o guardião atual das memórias), e essas memórias seriam toda a história da humanidade. Admito que não esperava que fosse tão complexo, para terem noção, o mundo que Jonas vive não tem cores, então ele só conhece as cores quando se torna o Recebedor e recebe a primeira memória delas.

Agora eu digo e afirmo que não gostei do filme, não sei como ter uma opinião sem comparar com o livro, pois já o tendo lido fiz comparações o tempo inteiro.

No filme eles inventam um romance (que no livro está bem subliminar que irá acontecer futuramente), inventam muito mais ação no final do que tem, e fazem Jonas ter atitudes, como demonstrar o que aprendeu para qualquer um, que não são condizentes com qualquer pessoa que pense.

Também vale lembrar que no filme colocaram os personagens como mais velhos. Uma boa escolha foi o ator para fazer o Doador, acho que ficou melhor do que imaginei.

Mas me decepcionei muito mesmo com o filme, vendo o trailer já tinha notado que não seria fiel ao livro, mas foram muito mais longe nas mudanças do que eu esperaria.

Quando vi que a Taylor Swift iria aparecer como Rosemary, eu pensei: é uma mini participação, pois é assim que a personagem aparece no livro, mas não, eles cortaram essa cena do filme e realmente Taylor aparece rapidamente: em uma cena que nem existe na obra. =(

Ficou faltando muito da essência dos personagens e do universo distópico, realmente não recomendo uma ida ao cinema. =(


7 comentários:

  1. Nossa! Esse é sempre nosso grande medo quando vamos assistir a uma adaptação nos cinemas. De não conseguir ver quase nada (ou nada) do livro que você tanto gostou. Uma pena que mudaram praticamente tudo. Pode ser que seja um bom filme para aqueles que ainda não leram o livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Realmente tem adaptações que deixam muito a desejar! Eu estou ansiosa para ler o livro, mas acho que assistirei o filme primeiro xD pois estou muitoooo curiosa!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro.Talvez eu ainda leia!
    Tenho que ler alguns que ainda não li,para não acumular.
    Quanto ao filme,sinceramente não estava muito interessada em assisti-lo.
    E agora então sabendo que é bem fraquinho...

    ResponderExcluir
  4. Cath's!
    Pelo que entendi, gostou mais do livro que do filme.
    Vi o trailer e achei que o filme seria mais interessante, como nao li o livro, nem tenho como comparar. E é por isso que prefiro sempre ler o livro primeiro, acho sempre mais emocionante.
    Gostei da lista de atores porque amo a Meryl Strip e gosto demais do Jeff Briges.
    Vou ver se assisto, mas só depois de ler o livro.
    Boa semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que pena que não foi o esperado. Eu não li e nem vi o filme ainda. Na verdade, estou achando que verei o filme antes de ler o livro. Mas já fiquei com receio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Quero muuuito ler este livro depois asssitir o filme finalmente!
    O filme começa em preto e branco depois de pouco em pouco
    as cores aparece isso deixa filme mais unico!
    A historia e incrivel com otima narrativa quero em breve ler

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  7. Quero muuuito ler o livro! Dizem que muuito perfeito e bem feito!
    O filme que assistir depois, ele começa em preto e branco
    depois aparece as cores e isso deixa mais unico o filme

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir