segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Resenha Da Boca Pra Dentro.



Título: Da boca pra dentro.
Autor: Yohana Sanfer.
Editora: Vermelho Marinho.
Total de Páginas: 159.
Compre: Sanfer Livros. - yosanfer@yahoo.com.br

Sinopse:

Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(…) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor.”(Trecho da crônica “Da boca pra dentro”). Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.

Opinião:

"Da boca pra dentro" é um livro de crônicas, o primeiro de Yohana Sanfer. 
Assim que folheei o livro, achei que não iria gostar de lê-lo, pois não sou fã de crônicas. Claro que o achei lindo, mas não dei muito por ele. Então, chegou a hora de lê-lo e fui surpreendida! A obra é linda, toda sentimental e conseguiu me tocar de tal maneira que li o livro em duas horas.


"Amor também sangra, também se perde. Precisa ser regado, vigiado, refeito, costurado, remendado, se for preciso, se nos fizer feliz."

Foi difícil fazer esta resenha. Afinal, como se faz uma resenha de um livro de crônicas? Decidi fazer uma pequena, mas que contivesse uma noção de todo o sentimentalismo que o livro passa, por isso trouxe algumas citações, que dirão mais pelo livro do que eu jamais saberia fazer.




A divisão não é feita por capítulos ou por partes. Toda vez que uma crônica termina, a outra começa na próxima página, o que ajuda muito na leitura. Além disso, a fonte é grande e as páginas levemente amareladas.


"O que é bonito e verdadeiro só precisa de um lugar secreto e seguro para existir para sempre."

Eu poderia fazer uns dez posts de citações, pois cada frase do livro faz com que o leitor queira ler cada vez mais e mais. As páginas da obra estão tão impregnadas de prosa, que você fica em dúvida sobre qual o gênero.
A escrita da autora é super simples, mas não deixa de ter seu charme. Às vezes, ela traz crônicas sobre coisas que parecem ter acontecido em sua vida, dando um tom de realidade ao livro.


"Mente e coração. Cúmplices. Ambos motivando, causando e cuidando. Ambos realizando malabarismos com as lembranças  que nos elevam e derrubam do céu."

Recomendo o livro para aquelas pessoas que já tem certo gosto por crônicas e também aquelas que se encantam com versos fofos e tocantes! Acho que esse livro deveria ser como uma leitura obrigatória de universidade: todo mundo deveria ler, pois é lindo. Se você quiser saber mais, a autora tem um blog, veja aqui.


"É assim que vai ser. Pra maldizer a distância e desmentir a rotina, a gente vai preferir o fim e o início de cada dia, assim, em par. Pra provocar o tédio, desafiar a constância, pra garantir um bom dia quando o dia seguinte chegar."

6 comentários:

  1. Eu já me apaixonei de cara, pela sinopse, e depois da resenha, eu tenho que ler este livro *---*
    É uma citação mais linda e verdadeira que a outra, amei, espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  2. Roberta!
    O mais bacana que acho nas crônicas são as críticas e questionamentos que elas suscitam de forma quase imperceptível.
    Não li ainda nenhum livro de crônicas com a escrito em prosa e fiquei curiosa para ver o efeito.
    Boa semaninha!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A crônica é um gênero maravilhoso. Gostei da premissa do livro. Eu leria, com certeza. Ótimos quotes. Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vou dar uma olhada no blog da autora. Gosto de livros de crônicas. leituras rápidas que mantém a qualidade.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o livro da Yohana é simplesmente perfeito, como não se identificar com as crônicas? Eu sou apaixonado por crônicas, quem sabe no futuro mais próximo irei ler este livro

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Desconhecia totalmente a editora!!!
    Gostei bastante da capa do livro e achei os marcadores muito fofos!!
    Não gosto muito de crônicas então não me interessei muito pelo livro. Mas para quem gosta, parece ser uma excelente opção de leitura!!

    ResponderExcluir