terça-feira, 20 de maio de 2014

Resenha O Teste.


Título: O Teste.
Trilogia: Teste.
Autora: Joelle Charbonneau.
Editora: Única.
Numero de Páginas: 320.
Ano de Lançamento: 2014.
Compre: Submarino. - Saraiva.
Cortesia da editora.

Sinopse:
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Opinião:

Malencia Vale, conhecida como Cia, é uma das estudantes prestes a se formar da Colônia Cinco Lagos. No dia da formatura ela está muito nervosa, pois estudou durante anos para ir ao Teste. O Teste é feito pela Comunidade das Nações Unidas e poucos passam, esses poderão ir para a universidade e depois serão colocados em colônias que necessitem do seu auxilio na área.

Somente quando ela é escolhida, seu pai divide com ela as preocupações que tem.Tendo ele mesmo passado pelo Teste, não tem memórias daqueles dias, apenas pesadelos, que envolvem mortes. Ele não acredita que o Teste seja só sentar e responder provas.

Depois de muitos anos sem ninguém de Cinco Lagos ser escolhido, dessa vez vão quatro candidatos: Cia, Tomas, Malachi e Zandri.

Logo que Cia chega ao Teste percebe que o ambiente é hostil.Há muitas pessoas, que para ter mais chances, farão de tudo para eliminar os outros candidatos. Acontece que os concorrentes não são o único perigo, o próprio Teste é um perigo a vida deles, um erro pode significar a morte.

Vocês sabem como eu adoro distopias, então quando vi O Teste fiquei muito empolgada! O livro se mostrou ainda melhor do que eu esperava!

A autora explica esse universo, que foi causado por bombardeios, que chamam de Os Sete Estágios da Guerra, deixando algumas partes da Terra marcadas para sempre. Agora eles tem pouco acesso à energia elétrica, tem colônias que passam fome e a água tem que ser testada antes de ser bebida.

Cia é uma protagonista forte. Embora humanitária, sabe que tem que tomar atitudes que não aprecia, ao mesmo tempo que não deixa de lado suas convicções. O livro tem sim sua parte de romance, mas não é o foco dele, Cia e Tomas tem suas cenas, mas no geral estão tendo que sobreviver, não fica meloso.

Eu gostei de como a autora levou a história, foi crescendo e se expandindo ao longo do livro, cada vez lhe deixando mais nervosa: quem vai viver? Quem vai morrer? Eles vão sobreviver ao Teste? Ela te deixa o tempo todo ansiando por mais e o final mantém o nível do livro todo, embora tenha continuação a história narrada nesse livro, que é o Teste, termina nesse mesmo volume. Obviamente você vá ficar querendo ler o próximo para saber mais.

Cada personalidade tem suas nuances, isso é algo que fica muito claro no livro, tem os que deixam claro que são capazes de tudo para ganhar, os que se passam por amigos, os que são amigos e tomam atitudes ruins, ou seja, todos os personagens são imperfeitos, com suas qualidades e defeitos, algo que eu adoro em livros, pois ficam mais reais.

Se você gosta de distopia, esse livro com certeza é uma boa escolha, eu devorei em poucas horas, fui sugada para esse mundo distópico que Joelle soube criar tão bem.Rico em detalhes, sem, em nenhum momento, ficar enfadonho. Foi para minha lista de livros favoritos. ♥





A paisagem marrom e rachada pela qual estivemos viajando está mudando para planos mais saudáveis e verdes. De vários metros acima, posso ver que o solo é mais rico. Mais escuro. Sinais de revitalização. O trabalho de outra colônia. Eu me movo em frente na cabine para ficar atrás do compartilhamento do motorista. Com certeza. Longe no horizonte há prédios. Alguns são altos. Muito mais altos do que em casa. Eu me pergunto qual colônia está à frente e percebo que devo ter feito a pergunta em voz alta quando Michal responde: - É a colônia de Ames. Vamos parar na fronteira para almoçar. O comitê do Teste arranjou para que o almoço fosse entregue num posto avançado para nós.
O último está morto. Os outros dois estão feridos o suficiente para permanecerem no chão, mas por quanto tempo eu não sei. Parte de mim quer enterrar o morto, como eu fiz com a candidata do Teste que encontramos, mas não há tempo para isso. Preciso cair fora antes que os outros dois levantem ou outros tomem seus lugares. Cambaleando, eu monto novamente na bicicleta e pedalo para longe, sem notar as lágrimas que ameaçam me cegar.
Eu me sento na cadeira atrás de mim e respiro fundo tentando conter o pânico. Se estiver certa, eu não posso tentar responder ao problema que minha equipe me designou. Se estiver errada, não responder ao problema pode resultar no meu fracasso. Tenho de decidir no que eu acredito.
Ser escolhido é uma honra. Os formandos da universidade são nossa grande esperança, aqueles com os quais todos contamos para ajudar a regenerar a terra e melhorar nossa qualidade de vida. São os futuros cientistas, médicos, professores e oficiais do governo.

16 comentários:

  1. Eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro,nunca li nenhuma distopia e a sinopse deste livro me deixou interessada,sem contar nas resenhas com pontos positivos sobre ele.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha. Adoro distopias e este livro chamou minha atenção. Parece ser super legal. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo distopias e estou doida pra ler essa também!! Parece ser uma mistura de Jogos Vorazes com Divergente. Espero poder ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Também amo distopias e essa parece estar incrível,alem de que todos os comentários e resenha que li dele até agora são muito positivas por isso to morrendo de vontade de lê-lo *-*

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Sorteio do Livro DAHRIA

    ResponderExcluir
  5. Toda vez que vejo alguma resenha desse livro minha vontade de ler só aumenta, adoro distopias tbm, e essa parece ser obrigatoria pra quem gosta desse genero, eu ri quando vi o nome Melancia... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Adoro distopias e tô fascinada por esse lançamento, quero muito ler!
    Só vejo resenhas positivas a respeito dele e necessito comprovar com meus próprios olhos *-*

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhhhhhhhh todos indicando esse livro s2
    Logicamente eu preciso ler, e ainda se trata de um gênero que agrada demais.
    Estou esperando mesmo que a leitura seja bem bacana para mim e que não me decepcione.

    ResponderExcluir
  8. Todas as resenhas que leio dizem que o livro é ótimo. E isso só me deixa com mais vontade de ler. Não aguento mais de ansiedade. Adorei conhecer mais sobre o livro e os personagens. Agora é providenciar o meu pra ler também. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Cath's!
    Achei a premissa do livro muito interessante ainda mais que nem tudo é o que parece e uma menina sem tantas condições de passar no Teste passar... tem algo por trás.
    Muito boa resenha.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cath's, eu também adoro distopias, e estou louca a um tempo para ler esta, que ao que parece eu vou amar, espero não estar criando expectativas demais, mas toda resenha que já li sobre, foram positivas, e já que você deu 5 corações e está na lista dos favoritos creio que não vou quebrar a cara né? rs
    Acho que vou gostar da personalidade da Cia, que ao ler sua resenha, ela é dessas mocinhas corajosas e determinadas, mas que nem por isso, são amargas, mas de coração bom, (tipo, Katniss de THG) enfim.. rs
    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ler este livro desde que lançou. Sou fã de distopia e este cenário devastado angustia, mas ao mesmo tempo motiva e me faz querer saber mais!
    Adorei a Cia e quero muito saber o que o teste faz com as pessoas e o que elas são capazes de fazer para ganhar...
    Adorei a resenha e só aumentou meu desejo de ler o livro!

    ResponderExcluir
  12. Nunca alguem me falou sobre esse livro,mas ja li varias resenhas que me deixam apaixonada por ele e essa não foi diferente.Eu amo distopias,e esse foi um dos motivos para ter me interessado nele,então eu quero muito ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  13. Olha o que dá ser pobre, desde que esse livro foi ançado quero muito lê-lo, mas ainda não tive a oportunidade :/ E como ele parece ser muito bom, além de ser uma distopia, quero tê-lo em mãos só pra mim e estou juntando dinheirinho para comprá-lo, haha, isso se não der sorte e ganhar algumas promoções..
    Amo amo quando a história começa e vai se expandindo ao longo das paginas e te deixa numa apreensão que você nunca mais quer largar o livro haha :D
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  14. Eu amo qualquer distopia, esse estilo literário tem algo que me conquista completamente. Depois de ler críticas incríveis sobre esse livro, tinha ficado doida pra ler. Agora depois da sua resenha, compreendo que será um tipo de livro que me fará amá-lo e se tornará um dos meus favoritos.Parabéns pela resenha, conseguiu me transportar pra dentro da história.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Esse é um livro que gostaria muito de ler. Sou fã de distopia, e a premissa desse livro me agradou bastante, outro ponto positivo é o fato da história inerente ao teste é findada neste primeiro livro, não fica ganchos e fios soltos. Acredito que livros que deixam para uma sequencia a solução de um único problema central, são desgastantes e desnecessários. É terrível esperar meses, as vezes anos pela publicação da continuação em nossa linga.
    Sobre o livro, acho que Cia tende a ser uma grande protagonista, capaz de superar as já famosas protagonistas distópicas que brilham no cinema.

    ResponderExcluir
  16. Eu também sou muito fã de distopias. Ultimamente, tenho ficado um pouco trite com algumas, pois os autores estavam dando muita atenção ao romance, e deixando o que mais importa em segundo plano. Gostei de saber que a autora foca nesse universo que ela criou. Me parece que o clima de tensão está da primeira à última página. Enfim, quero muito ler esse livro, e espero que seja em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir