quarta-feira, 21 de maio de 2014

Resenha O Caminho da Paz.

Título: O Caminho da Paz.
Autor: Mahatma Ghandi.
Editora: Gente.
Numero de Páginas: 96.
Ano de Lançamento: 2014.


Sinopse: Uma das figuras mais influentes do século XX, Mahatma Gandhi foi um líder revolucionário não apenas na política, mas também na filosofia e na religião. Foi pela força de sua devoção a Deus que ele recebeu o título de Mahatma, que significa Grande Alma, e continua a ser reconhecido por milhões de pessoas como um grande conhecedor da alma humana. Este livro explora as profundas reflexões de Gandhi sobre tudo aquilo que é mais importante em nossas vidas: a verdade, o amor, a fé e a prática do bem. Leitores de todos os credos encontrarão sabedoria e inspiração nessas muitas mensagens do homem que lutou pela paz e pela independência da Índia. Gandhi acreditava na validade de todas as religiões, pois todas representavam o Deus único e superior, criador de tudo e força geradora da vida. Encontre as respostas e viva a paz do divino que há dentro de cada um de nós.

Opinião:

Este livro é baseado numa coletânea de textos  referente aos ensinamentos e vida de Mahatma Ghandi, conta como Ghandi escolheu o Hinduísmo como religião e como ele utilizou sua fé para defender a casta inferior indiana. O livro é dividido em partes começando pela Base Intelectual mostrando como ele enxergava Deus, Alma e Mundo e apresentando contextos detalhados desses elementos.

Após isso mostra como trabalhar a disciplina moral, baseada em Verdade: sendo aquilo que sua voz diz a você, ensinando que por isso pessoas diferentes podem tem verdades diferentes. Amor, Autocontrole e Serviço Abnegado, sendo todos estudados em profundidade.

Em seguida começa a prática espiritual, onde o livro pode incomodar um pouco a quem não tem um crença, pois trata-se de Fé, Prece, Meditação e Mantra e a Autorrendição, insistindo que precisamos acreditar em Deus, mesmo ele permitindo que qualquer coisa seja dita a respeito Dele não havendo nenhuma punição.

Por fim conta um pouco da experiência espiritual que Ghandi teve, como ser muito evoluído dentro da religião. E assim se tornou um dos maiores líderes religiosos já existentes no mundo.

O livro é de uma leitura razoável, rápida, porém intensa, pois existem muitos conceitos que nos deixam impressionados com a inteligência desse homem, admirando assim o seu trabalho independente da sua religião. Não recomendo a aqueles que tem alguma aversão a assuntos relacionados com Deus pois esse é o tema principal, podendo se tornar uma leitura muito desinteressante nesse caso.



Ele disse que a religião é como uma mãe. Independente do quão boas sejam as dos seus amigos, não se pode abandonar a própria mãe.
Na noite de 28 de abril de 1933, Gandhi foi despertado pela voz de Deus enquanto dormia em sua cela na prisão Central de Yeravda. Na ocasião, ele foi encorajado a fazer um jejum de 21 dias visando sua autopurificação. O objetivo defender a causa da casta inferior na sociedade hindu, os "intocáveis". Em 8 de maio do mesmo ano, Gandhi foi solto da prisão logo que seu jejum começou; ele o encerrou em 29 de maio de 1933.














16 comentários:

  1. Oi, Pri
    Gostei muito da sua resenha. Ghandi foi um grande homem. Gostaria de ler esse livro, pois acho que aprenderia muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem rapidinho de ler, muito bom... vale a pena...

      Excluir
  2. Fiquei curiosa para ler esse livro. Admiro muito Ghandi e sua mensagem de não-violência que ele deixou para a humanidade. Mas agora fiquei na dúvida: sempre pensei que se escrevia Gandhi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente deixou uma lição linda, que está passando por gerações sem ser esquecido, quanto ao nome não sei lhe dizer se em outros lugares tinha uma escrita diferente, mas nesse livro ficou nesse formato mesmo.

      Excluir
  3. Não gostei desse livro,não faz meu estilo e não despertou vontade de ler ele.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Tive um professor de História que adorava Gandhi. Vez ou outra, ele começava a aula com uma citação... bem profunda!
    Deve ser um ótimo livro.
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo sim, nos faz pensar em algumas coisas sobre a vida.

      Excluir
  5. Não tenho interesse em ler esse livro, mesmo sendo um livro tao pequeno acho que nao me agradaria e nao ia me prender e eu ia ficar enrolando então eu prefiro nem arriscar... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um risco a se correr pegando um livro deste estilo mesmo...

      Excluir
  6. Gostei muito da resenha, Gandhi tem uma história incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é incrível mesmo a historia e as lições de vida...

      Excluir
  7. Super fininho... uma leitura rápida.
    Mas não é algo que eu queira ler =(

    ResponderExcluir