domingo, 13 de abril de 2014

Resenha: Presas - A Dádiva da Escuridão.


Título: Presas.
Autora: Marco de Moraes.
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira.
Numero de Páginas: 283.
Ano de Lançamento: 2013.


Sinopse: A vida de um homem tem um novo início a partir da abertura dos seus olhos em plena cegueira que perdura por longos caminhos em que sua visão nada alcançava além de obviedades presas por suas limitações ante o desespero da perda de tudo: de tempo, de lugar, de nome. A luta do personagem, narrador deste livro, se dará pelo decorrer da sua busca pelo que emerge em pedaços de recordações, mistura de pesadelos e a sua realidade enfadonha, carregada de fardos que parecem não ter fim. Os dias de luz se foram; os filhos da noite se manifestaram e dominaram todos os cantos das noites profundas que perduram até a última gota de sangue maldita ser derramada.

O livro se passa em um reino chamado Forthland, onde um certo dia um homem acorda no meio de um pântano sem saber quem é, de onde veio e pra onde ia... E assim começa a aventura...
O personagem passa por alguns apuros, pois não é apresentável (em função da sujeira das roupas), mas tem a língua muito afiada, inteligencia acima da média e que chama muita atenção por onde passa. Já de cara conhece dois comerciante de vinho, companhia que acaba se provando nada boa, e acaba sendo vendido para se tornar escravo do rei.
Quando consegue fugir do castelo, ele percebe que há algo muito estranho acontecendo por todo o reino, e começa a se deparar com monstros. Então busca respostas de o porque a cidade é tão sombria, qual é a sua história e a vingança contra os mercenários que o venderam, contra o rei e seus cavaleiros que tratam o povo com desrespeito.
Durante sua busca ele acaba conseguindo um nome IRWIN (que lhe é concedido por uma donzela), encontra um povoado de guerreiros e consegue a ajuda do SERGE (melhor guerreiro de todo o povoado). Eles tem muitas aventuras para conseguir chegar e entrar no castelo e encontrar o rei.

O livro é cheio de aventuras, magias, lutas e desafios, só lendo com bastante atenção para entender todos os detalhes interligados. Ele começa de uma maneira muito diferente, me senti perdida no inicio da história tal qual o personagem, acho que essa era a intenção do autor, fiquei envolvida buscando pistas durante o livro para ver se descobria algo, mas ele guarda muito bem os segredos, e não se preocupem, tudo fará sentindo no final. 
Os personagens são bem singulares, mas não ao ponto de se apaixonar por algum deles, pois são todos envolvidos em muitos mistérios, tanto que não sabemos quem é o personagem principal durante todo o livro.
A linguagem é um pouco diferente do acostumado por se tratar de um livro que conta uma historia medieval, então até o jeito dos personagens se expressar mostra-se diferente aos nossos olhos.
PONTO POSITIVO: Leitura dinâmica, deixando o leitor curioso a cada reviravolta do livro, canários muito interessantes e reinos novos para explorar. 
PONTO NEGATIVO: O final do livro é muito corrido, tendo que revelar muito em poucas páginas, por mim o autor não precisava ter tanta pressa em terminar, pois as coisas são muito interessantes, e fiquei querendo mais desse momento. SIM, sou curiosa.

O autor me informou que era só o inicio de uma aventura, mas o livro ficou tão bem amarradinho que nem imagino o que se passa na cabeça dele para uma futura aventura.


"Fez o bem, mas o fez apenas porque lhe era devido. Na verdade, você foi a origem, o provocador cujo coração enegrecido é culpado por toda discórdia e noites longas de escuridão que eu amargava. Finalmente isso teve fim!"




11 comentários:

  1. Eu gostei da resenha. Eu gosto de livros assim, com aventura e um pouco de mistério. Uma pena o final ser corrido, eu detesto quando isso acontece nos livros.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é complicado mesmo quando o final corre demais... mas a historia é bem contada mesmo assim...

      Excluir
  2. Adorei o fato de você ter colocado os pontos negativos/positivos, gostei da historia em si, mas não do fato de o protagonista ser um desconhecido completo ate para si mesmo,achei essa parte meio estranha(apesar de ela ser necessária no livro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito estranho a questão do personagem, mas o livro no geral é bem legal

      Excluir
  3. Esse livro já esta há algum tempo na minha listinha de futuras leituras, sua resenha só me deixou com mais vontade de lê-lo, pois pelo que você comentou o livro parece ser do meu tipo favorito, com aventuras que envolvem o leitor =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gosto muito de livros medievais, pois geralmente são repletos de aventuras e fantasia. Com certeza esse livro deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de livros assim, que tem reviravoltas e deixa a gente de cara O_o
    adoro tbm quando atiçam nossa curiosidade e ficamos buscando entender alguns fatos, isso faz com que a gente queria logo terminar o livro pra descobrir...rsrs

    ResponderExcluir
  6. Ganhei esse livro em uma promo e não sabia muito sobre ele. Me empolguei com sua resenha e principalmente com a nota que o livro recebeu!! Adoro histórias que se passam na era medieval. Também curto muito um bom mistério e esse livro parece estar cheio deles. Doida pra chegar logo e poder ler!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Estou tentando terminar esse livro faz MUITO tempo,sinceramente não estou gostando.
    A escrita é estranha e não flui muito bem e a história não está me agradando.
    Vou terminar né... mas espero que melhore um pouco.

    ResponderExcluir