quarta-feira, 23 de abril de 2014

Resenha: O Mago de Camelot.


De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia. "O druida, então, abriu um sorriso malévolo aos soldados saxões. Hengist gritava às suas tropas para se manterem firmes, mas sua vanguarda ruía à medida que um resoluto Merlin avançava, a passos largos, na sua direção. A defesa saxônica se fragmentava perante o pavor supersticioso imposto pela figura aterrorizante do druida. Face à derrota iminente, Hengist se desesperou, girando seu machado e galopando para Merlin. O druida estancou diante do ataque rápido e brutal do rei saxão. Sem tempo para conjurar um feitiço protetor, Merlin percebeu, tardiamente, a estupidez de seu erro. Em sua soberba e imaturidade, ambicionara vencer sozinho a batalha. Agora, contudo, sua queda restauraria o ânimo dos saxões, desgraçando o contingente britânico. Merlin experimentou o fragor das narinas do cavalo e o tremor do solo sob seus cascos potentes. O machado de Hengist se projetou para lhe separar a cabeça dos ombros".

Eu estava super, mega, ansiosa para ler este livro, porque pensei, uma história sobre Merlin, o mago mais conhecido do mundo, e vai contar justamente sobre a história dele, mas não gostei da narrativa da história.
O livro conta a história de como Merlin nasceu, cresceu e morreu... Não foi uma vida muito fácil, mas foi de grandes feitos, afinal ele foi fundamental para a liberdade de seu povo. Um menino pobre, filho de prostituta, que foi condenado a prisão por furtos, chegou perto da morte pelas mãos de um druida e foi assim que foi descoberto seus poderes. Depois de anos de treinamento e mais adulto conseguiu por meio de magia, o nascimento de um grande rei e cuidou para que ele crescesse e aprendesse a respeitar os súditos, tornou-se o maior conselheiro durante todo o reinado de Athur, até que se apaixonou e acabou sendo traído por seu grande amor Morgana, uma jovem feiticeira muito poderosa... Ele nasceu para a magia para salvar seu povo.
Ela é uma história narrada de forma cruel, sanguinária, com muitas vinganças e muitas trapaças.
Ficou comprovado que Merlin trabalha só a favor de suas próprias conquistas, não importando como ou o que fará para obter seu êxito. Acredito que isso seja coisa de mentes superiores, tratar as outras pessoas como peças para concluir seus objetivos.
O livro conta muitas batalhas e muitos domínios territoriais, onde acontecem a escravidão do povo que ali habita, muitos furtos e muitos estupros... Sim, o autor gosta muito de mencionar quantas vezes forem necessárias que houve estupros e mais estupros no livro, o que deixa a história muito cansativa de ler.
O interessante é a disputa entre as religiões que acontecem ao longo do livro, mostrando que desde a idade medieval a religião católica é testada e corrupta, mostrando que são detentores de grandes fortunas que não são distribuídas para a população.
Sei que é um livro passado em um tempo remoto, em muitas eras atrás, mas depois da primeira descrição de conquista, não precisava-se ficar martelando na mesma ideia em todos os ataques. Até que enfim surgiu um REI (aprendiz de Merlin) digno o bastante para tratar as mulheres com respeito, e homens com dignidade. Esse é o rei Arthur... O qual vai revolucionar os pensamentos no livro... Gostei dele, no final é o único personagem BOM do livro... 
Acredito que o livro tenha deixado muito a desejar. Embora ele conte sim o REAL proposito da existência de Merlin no decorrer das passagens do livro. Tudo acaba se encaixando.


O druida ergueu a lâmina, pronto a estripar sua primeira vítima: Merlin. Com uma expressão solene, desferiu o golpe homicida.
Contudo, para sua surpresa, teve a trajetória desviada por uma força invisível, irresistível, inesperada. A adaga virou de Merlin para Nennius.
Desde muito cedo, Arthur ouvira histórias sobre Merlin, seu verdadeiro tutor, destinado a prepara-lo a se tornar rei...

-Não tema, meu príncipe - assegurou Merlin. - Eu lhe mostrarei como assumir a coroa.

-Acha mesmo que posso virar um grande rei?

-Depende de você, milorde. Preste atenção e aprenda... O futuro não esta assegurado.

14 comentários:

  1. Não conhecia este livro e a história até parece ser legal, mas não faz muito o meu estilo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de magos (prefiro bruxas haha).
    Já comecei a ler a sinopse tendo a certeza que não iria gostar,e realmente não gostei e não pretendo ler esse livro :c
    Não é que ele não seja bom,ele simplesmente não me cativou ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem bruxas no livro, a das mais conhecidas MORGANA... Quem sabe tu goste...

      Excluir
  3. Já tinha visto alguns comentários sobre o livro, mesmo sua resenha não sendo 100% positiva eu fiquei com uma pequena curiosidade para lê-lo, gosto de livros que trazem historias cruas e cruéis...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é bem cruel... to brincando... tem de tudo um pouco, mas pela tua descrição acredito que vá gostar sim do livro...

      Excluir
  4. Olá
    Achei a premissa desse livro interessante, pois gosto muito da lenda do Rei Artur. Acho a pena conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembrar que o Rei Arthur só aparece no final do livro, pois ele conta a história do Merlin... ;)

      Excluir
  5. Eu não conheço nada sobre Merlin =/ alias a única coisa que sei é que ele é um mago u.u
    ja vi muito sobre esse livro e tenho muita vontade de ler, pra conhece rmais sobre Merlin, não sei o que esperar do livro já que eu não conheço nada da historia de Merlin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere uma história cheia de mistérios e aventuras...

      Excluir
  6. Eu gosto muito de histórias sobre o Merlin, já li alguns livros e vi filmes sobre o assunto. Estava muito interessada na história e fiquei um pouco decepcionada depois de ler a resenha, principalmente com a nota que o livro recebeu. Mas mesmo assim vou ler, talvez eu me empolgue um pouco mais com ele do que você.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que sim, pois cada um tem suas perspectivas na hora de ler o mesmo livro.

      Excluir
  7. Este apesar dos pontos negativos, já me chama bastante a atenção.
    A história tem temáticas que curto bastante e acho que o livro me agradaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já falei... Cada um tem seu jeito de interpretar a historia... por isso livros são tão bons... ;)

      Excluir