sábado, 5 de abril de 2014

Resenha - A Grande Rainha.





Titulo: A Grande Rainha (Série A Saga de Mitrax).
Autor: Sérgio Roberto de Paulo.
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira.
Nº páginas: 367.
Ano: 2012.


Sinopse:
No planeta de Micropella reside uma menina simples e humilde, Aara, que foi aclamada como a Grande Rainha de Brenor, graças ao seu espírito puro. Era o ano de 1074 quando Mitrax, o principal líder dos anjos, decide se apoderar dos cristais de diferentes poderes espalhados entre os reinos. Ele envia os seus exércitos na captura desses objetos, liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela maga degenerada Meissa. Para enfrentá-los, Aara conta com a amizade do mago Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae, e de seu escudeiro, o hilário Gdu. Neste primeiro livro da série A saga de Mitrax, que se situa na Era dos Grandes Reis e Rainhas, monstros, magos imortais são alguns dos grandes desafios. E a personalidade complexa dos elfos, ondinas, salamandras, entre outros, é explorada a fundo, afirmando-se como uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica.

Opinião:

Bom, eu sou meio chato para livros, para eu pegar algum para ler, tem que chamar muito a atenção. Pois bem, esta sinopse me chamou muito a atenção. Quando recebi o livro, imediatamente me identifiquei com a forma de escrita e até mesmo com o formato dele. O livro não é grande, e também não tem aquelas letras "pequeninas" que cansam a leitura.
Para quem não leu a sinopse, o livro se passa no Reino de Brenor, onde uma simples camponesa é aclamada como a Terceira Grande Rainha. Agora ela precisará lutar com os exércitos de Mitrax para defender o seu reino e impedir que ele possua os cristais.
Pois bem, os personagens são cativantes. Aara é decidida e até mesmo adulta demais para a idade dela, Aldebaran (impossível ler este nome e não lembrar do cavaleiro de ouro de touro) é firme e sábio, no começo até cheguei a desconfiar dele, mas depois se mostrou leal e até paternal, e por último, mas talvez mais importante, temos o gnomo Gdu. Sério, Gdu é o melhor do livro (vocês já ouviram aquela da revolta dos patos??).
A história também é interessante. O começo é meio tedioso, e talvez os capítulos demasiados longos (média de 40 páginas por capitulo) ajudem a cansar no inicio da leitura. Mas conforme você vai se acostumando com o enredo e o clímax vai surgindo, o livro acaba te prendendo e você precisa saber o desfecho de tudo.
Entretanto nem tudo são rosas.
O livro peca em algumas coisinhas bestas. Coisas que para muitos é frescura e em algumas vezes até banais, mas a meu ver eram coisas que não influenciavam tanto (em algumas vezes nada) na história. Como durante a cerimônia de coroação quando ela ficou cuidando os garotos. Alguns vão dizer: "Ah Flávio, isso é besteira.", e eu respondo, realmente é besteira, é tão besteira que não influenciou em nada na história aquilo. Algumas coisas mais sérias e decisivas estavam acontecendo, e a rainha olhando garotos.

Mas ok, talvez essa parte seja apenas neura minha. Porém teve mais uma situação próximo ao final do livro que me deixou bem desapontado, não vou explica-la aqui pois estragaria o desenrolar, e honestamente, um leitor mais desatento nem se daria conta por causa de outras coisas que aconteciam ao redor.

Fora este momento e uma que outra frescurinha menor, o livro é uma grande obra. Ele conseguiu me prender e realmente me deixou com muita vontade de ler a continuação.





Nota: 4,0 / 5,0


Os verdadeiros sinais de um Grande Rei, Aara, são a caridade e o amor, sem esperar nada em troca.

10 comentários:

  1. acho que eu ia curtir esse livro, o/ tenho lido muitas criticas positivas o/
    ótima resenha.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo muito.
      A obra realmente é cativante e com um potencial incrivel. :D

      Excluir
  2. Essa é a primeira resenha deste livro que leio e gostei muito. O livro parece ser muito bom.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Realmente o livro é muito bom. Se tiver um tempo, recomendo a leitura.
      Sem contar que ele é o prêmio do Top Comentarista deste mês ;)

      Excluir
  3. Não conheço o autor,mas já tinha visto esse livro.
    Eu já estava com vontade de ler esse livro só pela sinopse,depois de ler uma resenha dessa então, a vontade só aumentou, e como esse mês ele é o premio no top comentarista,não custa nada tentar ( vai que acontece um milagre e eu ganho ...)

    ResponderExcluir
  4. É horrível quando as letras são minusculas e te cansam, isso pode até me fazer largar um livro, capítulos longos também... Bom mais o livro parece ter uma boa historia bem envolvente e até a sinopse me deixou curiosa, mais um livro para minha listinha de futuras leituras...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gostei muito da sinopse. Parece ser um livro bem interessante, cheio de aventuras e muita fantasia. Com certeza, quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm não gosto de capitulos longos, não precisa ser curtinho, mas acho que 40 páginas pra um capitulo é muito, mas quando o livro é bom isso não é problema não é mesmo, ja li livros com capitulos longos tbm, mas o livro era bom que apesar de incomodar um pouco nao tirou o brilho do livro, eu gostei da resenha e espero poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  7. Eu já achava a capa e a sinopse interessantes. Mas ao ler a resenha fiquei muito interessada nele. Adoro histórias com reis e rainhas, ainda mais que tem um gnomo no meio... Já está na minha lista de futuras leituras!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Eu ganhei o livro, mas meu irmão pegou para ele u.u
    Enfim, a sinopse já tinha me chamado a atenção... e as resenhas são sempre legais sobre o livro. Então é um que eu quero ler quando tiver uma oportunidade.

    ResponderExcluir