quarta-feira, 26 de março de 2014

Resenha Fortuna - A Saga da Riqueza.



Título: Fortuna, a Saga da Riqueza.
Autora: Cassia Cassitas.
Número de Páginas: 261.
Ano de Lançamento: 2013 - 2° Edição.
Sinopse: Quando, eu julho daquele ano, a bolha imobiliária estourou nos Estados Unidos, aos olhos de Ricardo o Panorama econômico de curto prazo mostrava-se claro e assustador, comparável à terrível crise de 1929, superada após décadas de esforço.
Intensificou ainda mais seus estudos e passou a sugerir a alguns clientes investimentos diferentes, contrariando a orientação da agência em que trabalhava. Mas para quem fora aliciado pela adrenalina do binômio risco x rentabilidade acima das taxas de mercado, não era simples abster-se desses dividendos. Além do mais, Ricardo vinha sendo visto com reservas devido a suas previsões alarmistas num momento de grande euforia, deixando indícios de um desequilíbrio cada vez mais evidente.


Opinião:
Bem, só posso dizer que este é o livro mais diferente que já li. “Fortuna, a saga da riqueza” é um livro que aborda os mais diversos temas e esses temas são reais. O livro se passa em várias épocas.

Os cenários variam de capítulo em capítulo. Começamos o primeiro capítulo com Carolina e Ricardo. São casados. Ela, arquiteta e, ele, economista. O casal se encontra em meio à crise de 2008. E o Ricardo, meio que enlouquece com isso – ele é um economista super talentoso. E mesmo antes da crise, ele tentava dizer para todos que isso aconteceria, porém era desacreditado. Enquanto seus colegas na agência induziam seus clientes a investir, investir e investir, Ricardo ia contra o que a agência pregava. Já Carolina está grávida e sofre com as atitudes do marido, que prioriza o trabalho. Na verdade, Ricardo fica realmente colérico e obssessivo.

Ricardo se maravilhara com o poder. O trabalho alimentava sua alma, justificava sua vida; ele se transformava por dentro”.

Chegando, então, ao segundo capítulo, encontramos Ana – que já havia sido comentada, rapidamente, no capítulo anterior. E, sinceramente, eu gosto bem mais dos capítulos que contam a história de Ana. Uma descendente italiana, cuja família imigrou para o Brasil em 1890. Ana é minha personagem favorita e vemos a história dela desde criança. Além disso, é incrível poder comparar épocas, cenários e os contextos onde os personagens estão inseridos.

Entre Brasil e Itália, temos capítulos repletos de acontecimentos históricos e isso também é muito interessante. Porém, uma coisa que devo confessar é que em algumas partes que falavam sobre economia, eu precisava reler o parágrafo para conseguir entender.

O livro, no geral, é super bem escrito e criativo. Me surpreendeu, pois acabei gostando muito de tê-lo lido. Cassia fez um bom trabalho, ainda mais quando explicava algumas coisas de maneira simples, colocando história e economia em um contexto que qualquer um poderia entender.

Nas brincadeiras de rua ele aprendeu que seus amigos não eram nem ricos nem pobres, mas simplesmente meninos mais ou menos habilidades, com mais ou menos bolinhas de gude.”

Não encontrei erros de digitação, a linguagem – fora os termos de economia – é bem simples. O exemplar que recebi, na verdade, tinha toda uma diagramação simples.

Espero que tenham gostado da resenha.



 

8 comentários:

  1. Já tinha lido outra resenha desse livro em outro blog, gostei das 2, haha.
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro, mas gostei da resenha. O livro parece ser bem legal.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas a estoria parece ser bem legal *--*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  4. Ana, Itália <3 Sou eu hahahahahahahahha Olha, fiquei interessada na forma narrativa dessa autora, gosto de coisas novas. Parece ser um história legal.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia ainda o livro.... maaaaaaaassss algo que tenha Itália já me cativa, rs.
    O enredo parece ser legal e acho que daria uma chance para o livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Achei super interessante esse livro. Trata de temas bem diferentes, como a crise de 2008. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa bem interessante, nao conhecia o livro, mas ja me agradou com essa resenha, vou anotar aqui pra nao esquecer depois.

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa muito interessante, mas a sinopse não me agradou. Não acho que seria uma leitura que me agradaria.

    Beijos!!

    ResponderExcluir