domingo, 23 de fevereiro de 2014

Resenha O Estrangulador.



Titulo: O Estrangulador.
Autor: Sidney Sheldon.
Editora: Ática.
Nº de páginas: 144.


Sinopse: 

A polícia está em polvorosa. Um perigoso maníaco vem desafiando as mais brilhantes cabeças da Scotland Yard. Não deixa rastros. Exceto uma intrigante coincidência: o criminoso só ataca em dias de chuva. O sargento Sekio Takagi está desesperado. Não há tempo a perder. Precisa urgentemente desvendar o quebra-cabeça mais terrível de sua carreira. Neste momento, o boletim meteorológico anuncia: "chuvas ao final da tarde sobre a capital inglesa"...

Opinião: 

Para começo de conversa, Sidney Sheldon é um mestre para mim (junto com Sir Conan Doyle), e O Estrangulador foi um dos primeiros livros mais "adultos" que li. 

A obra é muito interessante e cativante. Sheldon consegue prender o leitor com uma narrativa rápida, direta e alucinante. Toda a história se passa em apenas 4 dias. Gosto muito da forma que o autor criou o "motivo" dos crimes, o que faz com que tenham um "porque" ao invés de apenas dizer que o cara era louco. 

Mas não é perfeita. Os personagens são rasos, provavelmente por conta do livro ser curto e com muitos eventos, o trio de protagonistas acabou se tornando apenas peças da história. Outro ponto que me desagrada na história é a forma como o romance entre o mocinho e a mocinha simplesmente brota do nada e em alguns momentos se torna forçada.

E para fechar, temos um fraco final. Em apenas 3 páginas tudo se resolve e o livro termina. Eu sempre fico com aquele sentimento que alguém entrou na sala dele e disse: "você tem 5 cinco minutos pra terminar de escrever, então apenas escreve fim.". Poderia ter ao menos uma conclusão, ou duas páginas a mais, mesmo que com "besteirinhas" de felizes para sempre.

Nota: 6,5 / 10.

Era sempre divertido tentar adivinhar o que teria para o jantar. O que estivesse na bolsa de compras da vitima. Uma noite havia costeletas de cordeiro, que ele apreciava. Em outra, peixe, de que não gostava muito. Ficara contente por matar a mulher com o peixe. Uma lição bem merecida por comprar peixe.

15 comentários:

  1. Ainda não li nada do Sidney Sheldon, mas esse livro despertou o meu interesse. Apesar de você ter dito que o livro não é lá grandes coisas, acho que seria uma boa começar a ler as obras dele primeiramente nesse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que me expressei mal.
      O livro é interessante, em dois dias você consegue ler ele facilmente.
      O problema é o final, fica aquele sentimento de "ta, e o que aconteceu?".
      Eu baixei ele em pdf e li no celular. :D

      Excluir
  2. Eu não consegui ler nada do autor ainda.
    Amo tramas policiais...
    Este livro parece muito com o que li da Agatha Christie que eu adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tem certos livros da Agatha Christie e do Sidney Sheldon que eu leio e penso sobre quem copiou quem, pois são temas quase identicos.
      Também gosto muito de Agatha Christie, mas o Sheldon é meu favorito.

      Excluir
  3. Apesar de Sidney Sheldon ser bem popular não li nenhum livro ainda, não sei quando ,mas pretendo ler não só essa, mas outras obras também.
    Essa citação foi estranha O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quer ler um livro do Sheldon, eu recomendo "O Ditador".
      É a história de um ator que é "convidado" a se passar por um poderoso ditador que esta doente. A história é fantástica, em breve vou resenhar ele. :D

      Excluir
  4. Estou lendo um livro do Sheldon no momento e estou adorando. Ainda não li O Estrangulador, mas gostei da sinopse. Que pena que você não se empolgou com o final da história. Mesmo assim, acho que eu leria este livro. Abraço!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é bom, mas acredito que dos livros que li do Sheldon, esse talvez tenha sido o mais fraco.
      Qual você esta lendo no momento?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para ler algo do autor achei interessante ,mas tem outros dele na frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei para a Jayh no comentário anterior, lhe recomendo "O Ditador".

      Excluir
  7. Olá Flávio, ainda não li nada do autor, apesar de gostar bastante do gênero e ter bastante curiosidade de ler algum de seus livros! Poderia me indicar algum para começar??
    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ditador.
      http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/3089/O_DITADOR_1239001519P.jpg

      É um livro incrivel sobre um ator que é obrigado a se passar por um cruel ditador. Durante o tempo que ele finge ser o cara, ele conhece os problemas do país e os dramas das pessoas.
      O livro é fantástico, em breve vou resenhar ele.

      Excluir
  8. Sempre vejo ótimos comentários sobre este autor, mais ainda não tinha lido nada dele, logo logo vou mudar isso porque ganhei um livro dele essa sema, mas voltando a esse livro em questão a estoria parece ser muito boa e bem envolvente, então quem sabe eu não o leia no futuro...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia o livro, achei o enredo bem interessante mas os pontos negativos me desanimaram um pouco! Acho muito ruim quando o livro acaba muito corrido, para mim, dá a impressão de que o autor estava escrevendo a estória e, como demorou muito, pensou "já chega, vou acabar logo com isso que tenho mais o que fazer" rsrs
    Gosto muito de mistérios e investigações, quem sabe dou uma chance..
    beijos!

    ResponderExcluir