quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Resenha Amigas Para Sempre.


Título: Amigas Para Sempre.
Autora: Kristin Hannah.
Duologia: Firefly Lane.
Editora: Arqueiro.
Numero de páginas: 448.
Ano de Lançamento: 2014.
Cortesia da Editora Arqueiro.

Sinopse:
Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Opinião:

Comecei a ler esse livro com expectativas zeradas, nunca havia lido nenhuma obra da Kristin Hannah e embora tenha lido comentários positivos eu não esperava o maremoto que é.
Lendo a sinopse você acha que esse livro é a história de duas garotas/mulheres, e é, é exatamente isso, mas foi escrito de forma tão real que você vai viver aqueles anos por intermédio delas.
Você tem duas personagens principais no livro:
* Tully: que tem toda uma magoa por não ter ninguém, ter sido deixada pela mãe que é viciada em drogas e bebidas, só aparecia por pouco tempo e sempre aprontava. O pai ela nunca havia conhecido. Então ela se fechou para o mundo, embora popular, não havia ninguém que a conhecesse de verdade, pois ela sabia que todos a abandonariam.
* Kate: que após perder as duas amigas vivia sozinha com seus livros, suas roupas estranhas e seus óculos, que já havia perdido as esperanças de ter uma amizade, mas que tinha uma família com mãe, pai, irmão, cachorro e um cavalo.
Quando a mãe de Tully aparece e a leva para morar na Alameda dos Vaga-Lumes a garota não vai muito feliz, e assim Tully e Kate se conhecem, pois uma casa fica em frente a outra. Talvez elas nunca se tornassem amigas se não acontecesse algo ruim em uma festa e quando Tully fosse falar com a égua de Kate não encontrasse a mesma.
Assim Kate cuidou de Tully, e Tully confiou nela, isso foi em 1974, quando começou a amizade delas.
Duas garotas que não tinham nada em comum, mas que talvez por isso se tornaram tão amigas, eram o que a outra precisava, como elas mesmo diziam: As Garotas da Alameda dos Vaga-Lumes, ou, TullyeKate.

A história passa por muitos anos da vida delas, uma coisa que eu adorei e que pelo que li é característica da autora, nós acompanhamos Tully e Kate pela infância, faculdade, trabalho, primeiros amores e pela vida adulta.
Enquanto Tully está se esforçando cada vez mais para crescer em sua carreira, Kate está desanimada, talvez jornalismo não seja o que ela queria, mas continua seguindo Tully, pois é o que planejaram desde pequenas.
Amigas Para Sempre detona no quesito personalidades, Kristin conseguiu fazer cada personagem ter a sua totalmente individual, tem a Tully com sua necessidade de amor, Kate que tem que se descobrir e não viver a sombra da amiga, a senhora Mularkey que viveu em uma época em que tudo era difícil para as mulheres, Jhonny com seus altos e baixos, Marah que embora te irrite muito só demonstra como é uma adolescente, entre outros.

Amigas Para Sempre poderia ser a sua história ou a minha, você tem ou já teve uma amiga que achou que seria para sempre, aquela que te conhecia melhor que você mesma e que por isso podia tanto curar quanto magoar.
E é normal vocês serem diferentes e sentir ciúmes de coisas na vida da outra, e mesmo assim vocês passam por cima disso para ficarem juntas, pois é como se aquela pessoa já fosse parte sua.
O livro é sobre isso, os altos e baixos de uma amizade, o que você faz para ficar perto de quem ama, os problemas que aparecem, mas acima disso tudo fala dos acontecimentos de vários anos, e tem a trilha sonoras delas que vocês podem ir acompanhando.
Ou seja, o que senti com esse livro foi muita emoção, do começo ao fim, e o fim... Posso contar a vocês que chorei como uma menininha, pois esse livro te toca o tempo todo.


- Como uma mãe pode fazer isso?
Tully encolheu os ombros.
- Acho que tem alguma coisa errada comigo.
- Não tem nada de errado com você. Ela que é a trouxa. Mas ainda não entendi porque você mentiu para mim.
Tully finalmente olhou para ela.
- Eu queria que você gostasse de mim.
- Você estava preocupada comigo?
Kate explodiu numa gargalhada. Tully estava prestes a perguntar o que era tão engraçado quando ela parou de rir e disse:
- Chega de mentiras, está bem?
- Pode ter certeza disso.
- Nós vamos ser melhores amigas para sempre.




18 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro desta autora, mas tenho curiosidade. Ela é a autora de "Jardim de Inverno", não é? Faz tempo que quero lê-lo. Bem, a história de "Amigas para sempre" é bonita, leve, provavelmente eu daria uma chance. Ótima resenha. Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Ygo.
      Acho que vale muito a pena você dar uma chance. =)

      Excluir
  2. Não conheço as obras na autora (não li).
    Bem, "Por toda a eternidade" está dando o que falar pelo spoiler na sinopse.
    Fiquei meio desanimada em ler os livros, mesmo adorando a sinopse e todo o drama que envolve a estória.
    A amizade entre as duas protagonistas é linda e não tem como não ficar comovida.
    Uma apoia a outra em seus dramas e é tudo bem contruído.
    Parabéns pela resenha.
    Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meio sacana isso de venderem um livro para uma editora e outro para outra, mas fazer o que?! =(

      Excluir
  3. Não conhecia a autora, mas já gostei da estoria desse livro, adoro livros com estorias cheia de dramas como essa parece ser, bom quem sabe eu não leia esse em breve...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e nem a autora, mas AMEI a resenha. Gosto de livros que emocionem os leitores e que nos deixam uma lição, que no caso dessa história, é o valor da amizade. Mal vejo a hora de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda a história e tão real, isso que deixa perfeito.

      Excluir
  5. Eu sou difícil pra chorar em alguns tipos de livros, mas o jeito que você descreveu essa historia, já me da a certeza de que se eu lesse choraria...vou procurar ler esse livro*-*

    ResponderExcluir
  6. Tenho Jardim de Inverno que estar na fila para ser lido,gostei da história pelo visto seus livros são comoventes e envolventes com dramas que tem haver com a realidade!
    Beijinsss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ler Jardim de Inverno, dizem ser muito bom.

      Excluir
  7. Não sou muito fã de traições. Fico com medo de ler e acabar sofrendo junto com a personagem, rs. Mas, confesso que gostei. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, você irá sofrer um pouco junto com as duas.

      Excluir
  8. Ainda não li, mas também vejo muita gente elogiando e parece ser bem legal, por tratar de amizade. Deve ser mesmo um livro muito emocionante, gostei da sua resenha mas não sei se leria, vou deixar mais para frente! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu estava em dúvida se leria ou não esse livro, mas acabei ganhando a sequência dele e decidi que o leria, mas leria mais por "obrigação" sabe. Essa é a primeira resenha que leio de Amigas para Sempre e eu adorei! Espero gostar do livro tanto quanto vc gostou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muita certeza que irá gostar, não tem como não se apaixonar!

      Excluir