quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Resenha - Natsume Yuujinchou.

Bom dia para todos,

Hoje vou mostrar para vocês uma das obras mais lindas que eu já assisti (e depois li).

Com vocês, Natsume Yuujinchou, ou Natsume e o Livro de Amigos.


Natsume Yuujinchou é uma obra escrita e desenhada por Yuki Midorikawa. Ela é começou a ser publicada em 2005 na revista LaLa DX e em 2008 migrou para a principal revista da empresa, a Shoujo LaLa, onde continua sendo publicada até hoje. Atualmente ela conta com 76 capítulos, divididos em 16 volumes encadernados. A série já foi adaptada para anime e recebeu quatro temporadas de 13 episódios cada. 

A série conta a historia de Natsume Takashi, um garoto órfão com um dom especial, ele é capaz de enxergar e conversar com youkais (espíritos). E isso tornou sua vida muito dificil. As pessoas sempre acharam que Natsume fosse louco e por este motivo, ele sempre foi obrigado a mudar de casas ao longo de sua vida.

Capa volume 01
A historia começa com Natsume chegando na casa do casal Fujiwara na mesma cidade onde sua avó, Natsume Reiko, viveu. La ele recebe a herança de Reiko, entre as quais ele encontra um livro estranho. Após isso, Natsume começa a ser perseguido por youkais com uma maior frequência, até que acidentalmente ele invade um templo e quebra o lacre que prendia um poderoso demônio chamado Madara. Este demônio conta para Natsume a verdade sobre o livro dos amigos, e que todos os youkais com o nome escrito no livro devem obediência total ao dono do livro. Então o garoto faz um acordo com Madara, o youkai o ajuda servindo como "guarda-costas" e Natsume promete deixar o livro para ele caso morra. Com isso, Natsume precisa devolver os nomes de todos os espíritos antes que o livro caia em mãos erradas.

E neste enredo Natsume, que não tinha amigos e nem uma casa, começa a conhecer tanto humanos quanto youkais. E percebe que as diferenças entre eles não são assim tão grandes quanto se pensava. Principalmente entre ele e Madara.

A história é realmente linda, eu conheci Natsume pelo anime e tenho que admitir que é impossível não se emocionar. Semana passada comecei a ler o mangá para poder escrever essa resenha e o sentimento que o mangá transmite é igual.

Natsume e Madara
Quem assistiu ao anime vai acabar estranhando o traço do mangá, é um traço meio "feio" e até mesmo tosco em certos pontos. Claro, não vamos comparar a um anime televisivo, onde sempre é feito um trabalho mais "limpo", mas realmente o mangá de Natsume peca um pouco na arte (principalmente para os fãs de Nyanko-sensei).

Mas isso é o de menos. Conforme as páginas vão passando você se acostuma ao traço e começa a ser "amarrado" pela história. Esse é o principal ponto de Natsume, seu desenrolar. Natsume vai além do clássico "humanos x youkais", ele rompe isso e mostra um mundo desconhecido. Ao invés de colocar os "demônios" como monstros, ele tenta mostrar a história de cada um. Em contra partida também mostra que muitas vezes os humanos podem ser os verdadeiros monstros.

Como falei, Natsume é uma história linda e impar. Seria divino se viesse para o Brasil, eu sinceramente nutro uma grande expectativa com essa alta no mercado de mangás aqui e acredito que em breve Natsume Yuujichou (ou provavelmente Natsume e o Livro de Amigos) esteja em nossas bancas.

Vai ser bem vindo, minha nota é perfeito 10 / 10.

Para fechar, a cena em que Natsume conhece Madara, bem no começo do primeiro capítulo.



Até semana que vem pessoal. o/

PS: Rapidinho, agora temos a tag "Mangá", assim fica mais fácil procurar pelas resenhas desse tipo. Podem conferir ela, já atualizei todos os posts antigos com a nova tag. o/

14 comentários:

  1. Gostei da estoria desse manga, acho que vou procurar-lo para lê *--*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, a Central de Mangás tem ele. Outra opção é este aqui: http://godhandscans.com.br/natsume-yuujinchou/ :D

      Excluir
  2. Parece ser muito bom, minha irmã adora mangás, vou mostrar para ela :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Natsume é incrivel.
      Recomendo (muito) assistir ao anime, é lindo e emocionante.

      Excluir
  3. Faz um bom tempo que não vejo animes. Mas este parece bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um excelente anime, completamente cativante.
      O mangá também é uma ótima opção. :D

      Excluir
  4. Adoro mangas e animes, mas não tenho mais tempo de me atualizar então evito conhecer novas histórias. Mas essa parece ser uma ótima pedida para quem curteno gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que é uma ótima pedida até para quem não curte o gênero.
      Natsume consegue prender o leitor de uma maneira fantástica.

      Excluir
  5. Tô começando a me entusiasmar com os mangás rsrs
    Nunca li, como já havia dito em outro post, por não encontrar incentivo e nenhuma vontade mesmo, mas as suas resenhas estão me mostrando o quanto esse gênero é legal e o quanto as obras são verossímeis. Ainda não tenho assim tão impulso para me aventurar neste mundo, mas acredito que eles sejam incríveis para quem gosta do gênero.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe de algum site para que eu possa ler esse Manga pq eu procura mais so acho ate o Cap 66

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse que você achou está certo.
      Infelizmente os scans brasileiros não conseguem acompanhar as publicações gringas.
      Esse trabalho não é remunerado, e normalmente eles precisam trabalhar sozinhos nas traduções, em alguns casos é dificil achar na internet até mesmo as versões em japones.
      O melhor atualmente é este: http://godhandscans.com.br/natsume-yuujinchou
      Acho que ele já conseguiu traduzir o 67. :D

      Excluir
  8. Olá Flávio...Amo demais esta sua coluna e confesso que me tornei uma super fã de suas postagens el relação a este assunto.

    ResponderExcluir