sábado, 9 de novembro de 2013

Resenha: O Casamento Suspeitoso




Título: O Casamento Suspeitoso.
Autor: Ariano Suassuna.
Editora: José Olympio.
Páginas: 125.

Sinopse: 
Com ilustrações de Zélia Suassuna - artista plástica e mulher do autor - a obra conta a história do casamento entre Geraldo e Lúcia e os interesses que o rodeiam. O livro é temperado com uma pitada de literatura de cordel e uma colher de folclore nordestino.


Resenha: O livro conta a história da dupla Cancão e Gaspar, que ao descobrirem que seu amigo Geraldo, herdeiro de uma bela fortuna, irá se casar com Lúcia, uma mulher interesseira de caráter duvidoso, decidem fazer de um tudo pare que o matrimonio não se realize.  

Mas não pensem que esses dois estão cheios de boas intenções e preocupados com seu amigo. Na verdade, sem uma esposa, a probabilidade de que eles ganhem alguma grana as custas de Geraldo são maiores. 

As situações em que Gaspar e Cancão se metem para que o casamento não ocorra vão desde mentir para o juiz da cidade até dar uma cacetada na cabeça de um Frei. No meio de toda essa confusão ainda temos outros personagens de destaque como Susana, a mãe de Lúcia, que não cessa esforços de conquistar Gaspar; Roberto, amante de Lúcia; e Frei Roque, um religioso que nutre uma devoção sem limites por São Francisco.

O Casamento suspeitoso é uma comédia de costumes escrita em forma de peça. Com personagens caricaturados que fazem uso de linguagem um tanto pesada e expressões própria da região nordeste, o autor manteve a mesma pegada de outras de suas obras como “O Santo e a Porca” e “O Auto da Compadecida”.

A história é pequena e se apresenta com uma trama única. De início não vi muita graça, mas conforme a leitura foi progredindo acabei embarcar na história e me divertir. Impossível foi não rir com as falas dos personagens, principalmente por saber que ainda hoje se usa muitas delas por aqui no nordeste.  Geraldo, Lúcia, Roberto, Susana, Frei Roque e Dona Guida, com suas maluquices e desarranjos me fizeram rir um bocado. E Cancão e Gaspar...? Ah, esses são uns cabras danados da gota-serena!

6 comentários:

  1. Adorei a resenha. Como nordestino, me identifiquei com a história. Ainda não li nenhum livro do autor, mas eu daria uma chance, sem dúvida.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise, não conhecia este livro e apesar do livro ter poucas páginas achei sua historia bem interessante e curiosa e fiquei curiosa para saber como será o final!!
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  3. O livro nao me prendeu muita atenção infelizmente.


    xx

    ResponderExcluir
  4. li o livro mas sem essa sinopse fiquei totalmente perdido muito necessario saber quem sao os personagens e etc

    ResponderExcluir