segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Resenha: Névoa.

Névoa




Título: Névoa
Autora: Kathryn James
Número de Páginas: 336
Editora: Farol Literário 



 Nell é uma adolescente de 13 anos que não gosta de chamar a atenção, até porque quem tem esse posto é a sua irmã mais velha Gwen, a garota mais popular do Colégio Woodbridge Community. Elas moram com sua mãe, a policial Jackie, em uma casa próxima ao bosque. Mas esse bosque tem lendas e um passado misterioso, no qual existem várias lendas mencionando-o.
 Desde criança, sua avó contava histórias assustadoras de Elfos e seres mágicos que habitavam as florestas de sua pequena cidade. Mas, o que a menina não imaginava é que aquelas mesmas histórias eram, de fato, reais. Com um dom peculiar e que a princípio a assustou, a jovem Nell foi capaz de adentrar a névoa que cercava a floresta atrás do misterioso Evan Rivers.
 Evan, um jovem elfo, assim como Nell, também é diferente dos seus. Ele não concorda com a forma que seu irmão mais velho está lidando com as coisas depois que seus pais, sua irmã e outros elfos foram levados para uma prisão de ferro, a fim de enfraquecer a raça e acabar com as chances de poder desse mundo. É claro que humanos e seres sobrenaturais estão errados. Mas, como sempre, cada grupo só enxerga sua própria situação... Cabe a Nell e Evan, juntos, mudar (ou não) o rumo das coisas. 
É a partir do sumiço de Gwen que Nell vai descobrir que os contos de fada não existem apenas como histórias infantis, mas que são verdade e, enquanto ela busca uma forma de salvar sua irmã das garras de Fen (o irmão mais velho e um tanto quanto doido de Evan) ela vai descobrir segredos e se aventurar em um mundo até então desconhecido para a maioria dos humanos.
Narrado em primeira pessoa podemos acompanhar a perspectiva de Nell sobre o confronto entre elfos e humanos. Sabe-se que uma guerra fora travada há milênios entre eles e a partir desse conflito que a narrativa é desenvolvida. A linguagem de Kathryn é simples, cativante e fluída. Com sua personalidade forte e destemida, Nell nos encanta imediatamente. Evan também ocupa consideravelmente um grande espaço no meu coração. 
Gostei muito de Nell e do seu jeito pouco sociável e tímido, porém ela é forte e corajosa quando precisa ser. Gostei de Evan e o fato de ele ser um pouco triste e sempre pensando no que é melhor para os que estão à sua volta. E o envolvimento entre os dois é tão simples e tão envolvente que nem sei como explicar . Na verdade, fiquei tão encantada e apaixonada pela história de Kathryn James . Achei muito legal a forma que a autora quis contar a história. Em algumas partes do livro, ela coloca algumas das lendas que foram escritas por Druscilla, assim nós conseguimos entender melhor tudo o que acontece durante a narrativa. O livro é contextualizado nessas lendas e isso ficou muito bom.
A narrativa da autora te prende, te tira o fôlego e te faz viajar para uma dimensão totalmente nova e diferente. Impossível não imaginar as cenas, os seres mágicos, a névoa e todo o resto. James conseguiu, com maestria, nos presentear com uma trama rica em magia e aventura .
Névoa é um livro fascinante. Livro altamente recomendado aos fãs do gênero e para todos que apreciem histórias bem escritas e cheias de mistério.



  “Há muito tempo vocês nos tiraram de sua história e nos transformaram em contos de fadas. É bom para nós a maior parte do tempo. Vemos vocês e vocês não nos veem. E mesmo tendo nos tirado do mundo... – ele esticou a mão mostrando a floresta em volta – ... quinhentos anos atrás, roubamos uma parte dele de volta e a fizemos nossa”. 
 '' Não entre no bosque após escurecer. O aviso da mãe ecoava em sua cabeça, mas Nell o ignorou. '' 
"- Se eu vejo algo que me intriga, preciso entender o que é. (...) Sou atraída especialmente por coisas estranhas ou assustadoras."





Um comentário:

  1. Olá Joyce, tudo bem??
    Fiquei bem curiosa quanto ao livro e da garota ser levada por uma névoa... Quero saber mais desse mundo fantástico e das criaturas que o habitam. Confesso que tudo nele me chama a atenção sinopse e capa...Claro, que ele já está na minha lista de desejados!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir