segunda-feira, 29 de julho de 2013

Resenha Sábado à Noite.



Autora: Babi Dewet.
Editora: Generale.
Numero de páginas: 334.
Ano de lançamento: De forma independente em 2010, pela Generale em 2012.
Cortesia da Generale para resenha.
Compre: Saraiva.

Temos dois grupos como foco principal desse livro, um são as garotas mais populares do colégio e do outro lado Os Marotos (só eu lembrei HP?), eles são opostos, enquanto as garotas ligam para sua imagem, os garotos querem se divertir.
O que acontece é que esses grupos se ligam muito mais do que admitiriam desejar.
Carol namorava Bruno e agora eles se "odeiam". Detalhe que Bruno é amigo de Amanda, embora eles não se falem no colégio.
Amanda gosta de Daniel que gosta dela há dois anos, mas o problema é que pensa que Guiga também gosta, e Fred gosta da Guiga em questão.
E é assim que começa a história, eles poderiam continuar nessa caso a professora de Artes não tivesse tido a ideia de formar duplas para um trabalho e claro, os bailes de Sábado à Noite, onde tem um grupo misterioso que toca músicas que parecem falar de tudo que Amanda passa durante a semana.
Nisso Amanda não consegue mais negar o que sente pelo Daniel e terminam em um namoro escondido que trás muitas confusões aos dois.
Vou parar por aqui de falar da história do livro e passo ao que eu achei dele. Acredito que todos o pessoal dos 13 aos 16 anos deveriam ler esse livro, o porque... Você vão detestar a Amanda e vão acabar nunca tomando atitudes como as delas.
Pessoalmente eu adorei mesmo a Carol, o Bruno, o Fred, a Guiga e a Anna eles são personagens muito fáceis de gostar, pois mesmo que briguem são sinceros sobre o que sentem e logo pessoas muito melhores que a Amanda com suas mentiras e falta de amor ao próximo (porque ela acaba demonstrando não gostar nem de um e nem de outro) e Daniel que se esquece de ter amor próprio.
Eu gostei do livro, pois é tipicamente adolescente, você olha e vai se encontrar em algum dos personagens, você agiu daquela forma em algum momento do colégio. E principalmente eu adorei o final, foi muito bem feito e espero que Daniel continue nesse ritmo em Sábado à Noite 2.

Personagens.
Amanda: muito diriam que Amanda é uma boa amiga, eu não achei ela isso e nem boa namorada.
Daniel: ele gosta tanto de Amanda que acaba esquecendo de ter seu orgulho, isso é bem irritante.
Carol: não é por causa do nome, mas eu adorei ela. Teimosa e chata até, mas é fofo ela com Bruno.
Bruno: ele é teimoso também, mas é aquele amigo que te fala a verdade sem perder o humor.
Guiga: eu achei Guiga bem normal e gostei.
Fred: eu gosto de como Fred tem todo o senso de humor de um Maroto. Adorei-o.
Anna: ela erra em achar estranho essa história da Guiga gostar do Daniel e não falar nada para a tonta da Amanda.
Caio: não aparece tanto, mas parece legal.
Maya: das garotas foi a que menos se destacou ao meu ver, parecendo ficar em um meio termo entre legal e fútil de mais.
Rafael: não aparece tanto, mas parece legal.²

Escrita: você nem nota que era um fic antes de virar livro, normalmente você percebe isso, mas a escrita não te entrega essa história.

Capa: Gostei da capa e detalhe para o arranhão na máscara, não ia combinar se estivessem impecáveis.

Enredo: a minha "queixa" sobre ele, é que desejava mais sobre os outros não casais. Daniel e Amanda o tempo todo me deixava nervosa.

Classificação: 08/10.


- Acho que Fred não queria comentar na frente das amigas dela que ela podia estar com Daniel - Caio analisou. - Relaxa, Bruno. Vem ver As tartarugas ninjas.

- Ok, você ganhou - Bruno riu e foi sentar no sofá com os amigos.
Agora uma surpresinha, quer participar do sorteio dos 4 marcadores de páginas da foto abaixo? É só comentar até dia 04/08/2013 aqui na resenha (comentário com conteúdo) que farei um sorteio entre os que comentarem.




11 comentários:

  1. Carol, gostei da sua resenha. Mas essa trama não me convenceu. Eu até gostei da capa também, notei as semelhanças com HP, como você disse inicialmente. Só que faltou algo para me causar interesse em lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hum...
    Gostei bastante da sua resenha, você destacou todos os pontos que nós leitores gostamos de saber antes de comprar ou ler o livro!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Cah, gostei bastante da resenha, faz um tempo que quero ler este livro e depois de ler a resenha deu mais vontade ainda!
    Também gostei bastante da capa, foi o que mais chamou minha atenção!

    ResponderExcluir
  4. Achei um livro mais pra adolescentes, com aqueles temas de baile, bobeirinha de dupla HAHAHA, não faz muito o meu estilo... mas para tirar 8/10, deve ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu já sabia que era uma fic o livro e sempre achei a capa bem bacana, bem juvebil mesmo, acho para o pessoal de 16 anos deve ser uma boa, apesar de que eu tenho vontade de ler também! rs

    beijos.

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Consegui ele pelo PLUS novíssimo por apenas 1 crédito :D Já passei dos 16 anos há um tempão ahauahauah mas eu sempre me interessei em ler ele, gosto da capa e a autora é tão educada e alto astral que me chama mais ainda a atenção. Eita que a Amanda é uma personagem que realmente faz você detestar não é? Vou ver se leio ainda esse ano ^^ Depois da minha defesa do artigo da pós... outra coisa que achei inusitado foi o fato do rapaz não ter amor próprio o.O Geralmente esse papel fica com as personagens femininas :P

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da estoria do livro, parece ser bem tumultuada com vários casais e eu especialmente gosto de historias assim, além do mistério da banda =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Fiquei super curiosa com esse livro. Deve ser muito bom para matar saudades da época do colégio. Quero ler.

    ResponderExcluir
  9. Esse não é muito o meu estilo, mas eu achei interessante sua resenha e me convenceu a dar uma chance e o título me lembra a música do cidade negra, " todo mundo espera alguma coisa de um sábado a noite ♪"

    ResponderExcluir
  10. Não gostei da capa e sinceramente não me interessei muito pela sinopse. Talvez seja porque eu já passei dos 16 há um tempinho... rsrs. Mas fiquei muito curiosa em relação à personagem Amanda. O que será que ela apronta no livro?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhhhhh falam tanto desse livro =)
    Eu pretendo muito ler, em breve né u.u Já tem o dois e já o quero também, as capas são lindas demais e a autora é bem simpática.

    ResponderExcluir