terça-feira, 28 de maio de 2013

Lançamentos: Autêntica.

Vamos dar uma conferida no que tem de novo em relação ao Grupo Editorial Autêntica?

Não existe vida perfeita e não há quem não passe por momentos difíceis. Mas existe uma boa maneira de enfrentar complicações: não se leve tão a sério. Essa, pelo menos, é a fórmula de Jenny Lawson.
Neste livro absolutamente engraçado e divertido, a autora – famosa blogueira norte-americana, com milhares de seguidores na internet – narra sua hilariante e pouco provável vida. Com ela, vamos ao Texas, sua terra natal, para conhecer como cresceu a filha de um taxidermista obsessivo que a fez viver experiências bizarras, sua adolescência conturbada e o casamento tortuoso de 15 anos com Victor, que lhe deu uma linda filha, com a qual vários gatos disputam a atenção.
Tudo em seu cotidiano parece muito estranho e, como ela diz, “difícil de acreditar” (e por isso ela coloca fotos, para provar que é tudo, bem, verdade…), mas também superengraçado. Sua escrita é ligeira, descontraída e “blogueira” (no bom sentido), com alto teor de sarcasmo e ironia, muito bem dosados ao longo da narrativa.
Diversão à parte, fica a ideia do título: os momentos mais vergonhosos de nossa vida, aqueles que a gente quer fazer de conta que nunca aconteceram, são os que nos definem de verdade. Tudo o que precisamos, portanto, é aprender a rir da desgraça.

Na 2ª temporada de Minha vida fora de série, Priscila, agora com 16 anos, começa a lidar com questões mais sérias da adolescência: A proximidade do vestibular e com ele todos os receios dessa fase, amizades que parecem sólidas e que de repente se perdem, o aprendizado de que um namoro tem que ser constantemente cuidado para não se desgastar. Ela descobre que atos sem pensar, que parecem estar esquecidos no passado, podem marcar irreversivelmente o presente.






Jen Lancaster era uma alta executiva do ramo da tecnologia de Chicago que tinha a vida com que todas sonham: o homem ideal, o emprego perfeito, glamour, estilo, grifes, viagens e dinheiro para gastar. Mas, sem que ela percebesse o que inevitavelmente ia acontecer – já que estava ocupada demais fazendo as unhas, comprando sapatos e sendo paparicada –, seu mundo vira de cabeça para baixo quando ela perde seu emprego, o que faz seu padrão de vida despencar.
Neste delicioso livro inspirado na vida real da autora, ela narra tudo o que precisou fazer para se reinventar a partir do instante em que teve de trocar seu polpudo contracheque pelo seguro-desemprego e amargar várias portas se fechando diante dela.
Rindo das próprias desgraças e mantendo seu humor despachado e sarcástico, ela conta percalços que poderiam acontecer com qualquer um, mas de um modo infinitamente mais interessante e divertido do que em geral faríamos.

Este romance conta a história de Hanna Best, uma líder popular idolatrada e a estrela do ensino médio de sua escola. A turma existe por causa de Hanna, e tudo gira em torno dela, mesmo com o apoio incondicional das amigas Gilda, Olivia, Sheila e Patrícia, além de Alex, seu namorado fofo, gentil e amoroso. Todos estão sempre lá para ajudar. As amizades, o colégio e a rotina são sua referência e segurança no mundo, mas essa vida está prestes a acabar com o fim do ensino médio, e isso é apavorante para a jovem.
Porém as coisas começam a ruir bem antes, quando uma reviravolta revela o profundo e chocante segredo de Hanna, que só Alex conhecia. E é somente vencendo dores antigas e questões profundas que uma nova fase poderá começar na vida de todos. Com uma história surpreendente, A turma fará você se apaixonar por Hanna, e sentir na pele os dramas, sentimentos e conflitos adolescentes da protagonista, em uma profunda e comovente narrativa.
Há mistérios essenciais que não se aprendem nas escolas, nos livros, na internet. Como aprender “um sonho que se possa sonhar acordado”, “um sonho de verdade, que não saia de um conto de fadas”? Ou “como se movem as estrelas, e como nos mover de encontro a elas”? Como aprender a viver para não se morrer de uma vez só, sem preparo nenhum? Enfim, como aprender a vida, essa coisa inteira, impossível de dividir em matérias e apostilas e que só se aprende pouco a pouco?
Tais mistérios só os mestres poetas e artistas ensinam: “…os poetas e os músicos sabem tudo, os deuses lhes revelam as coisas ocultas e eles expressam em seus ritmos aquilo que o pensamento mal pode conceber e que a língua apenas gagueja confusamente”, disse o escritor francês Teófilo Gautier.
Neste livro, o poeta Ronaldo Monte e seus companheiros – Zito-João, Florzinha, a estrela Papa-Ceia, Mãe Joaninha, Galafoice… – nos ensinam sonhos e movimentos. A vida em ondas. Mistérios essenciais.



Este livro contém uma seleção de oito textos de autores europeus, associados à difusão do Romantismo, seja na Alemanha, na Itália, na França, na Inglaterra ou na Espanha.
O leitor vai se deparar aqui com diferentes categorias estilísticas, que vão da carta ao ensaio, do conto ao romance, numa pequena síntese da liberdade formal que caracterizou a literatura romântica. Uma breve introdução, assinada por um tradutor-pesquisador, precede cada uma das traduções e apresenta, em grandes linhas, o texto, o autor e sua obra dentro do cenário da época.



3 comentários:

  1. Além do nome bem bolado, 'Zito que virou João' , para mim, é o melhor desses lançamentos...gosto muito de nomes estranhos e gosto de poemas também

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de A Turma, mas podia ter uma capa mais bonita.

    ResponderExcluir
  3. Não curto muito livros baseados em histórias reais...
    A Turma parece ser interessante mesmo.

    ResponderExcluir