quarta-feira, 8 de maio de 2013

Itadakimasu - Naruto

Itadakimasu pintando em sua telinha caro leitor (a).

Depois de uma ausência causada por excesso de trabalho, estou de volta para falar do único anime/mangá que tem uma proporção igual de amantes e odiadores.

Com vocês: Naruto.


Antes de mais nada um aviso: EU NUNCA ASSISTI NARUTO. Até tentei mas não deu, não conseguia engolir aquilo, acho que o fan-service exagerado me causou isso.

Passado mais de uma década, ano passado sentei em uma cadeira e coloquei na cabeça: "eu preciso de uma opinião final sobre Naruto, porque não gosto?".
Para resolver esse problema, eu resolvi ler desde o volume 01 o mangá. Nisso já se passava do capitulo 600 do mangá (época da revelação do Tobi).

Não vou dizer que esta entre os meus 50 mangás favoritos. Mas posso dizer que foi uma surpresa a leitura dele.
Gostei bastante e achei bem diferente do anime. Acho que a principal diferença é o mangá ser um pouco mais "adulto", com cenas de luta forte, bastante sangue e mortes incriveis, enquanto o anime ficou muito "infantil", tentando visivelmente agradar as crianças. Como a cena do lado, onde no mangá a kunai atravessa a mão do Naruto, mas no anime ele apenas segurou ela. Da pra ver tambem que no mangá ele esta mais "ferido e arranhado" do que no anime.

Por esse motivo, eu vou falar apenas do mangá, por que foi a forma como eu acompanho Naruto.

Bom, atualmente o mangá tem 628 capitulos e já esta na reta final, a previsão é que Naruto chegue a seu fim em setembro de 2013 (sim, até Dragon Ball terminou, Naruto não seria diferente).

Hoje eu vou falar do primeiro arco, Batalha na Ponte do país da Agua.

Equipe Kakashi
Antes do arco começar, temos uma pequena apresentação de como funciona essa historia de ninjas e sua formação. Somos apresentados a Naruto, um garoto que sempre foi desprezado por todos os moradores da vila, mesmo que ele não saiba o motivo.

No primeiro momento, temos a impressão que esse segredo iria acompanhar a série, mas não, logo nos primeiros capitulos descobrimos que Naruto tem aprisionado dentro do seu corpo o espirito de um poderoso demonio que anos atras havia atacado e quase destruido toda a vila. Mas o lendário 3º Hokage se sacrificou para destruir o monstro. Que depois foi aprisionado dentro do corpo de um recém nascido, no caso Naruto.

Ao descobrir isso, Naruto decide que vai conquistar o respeito de todos e provar que ele não é o demonio, e para isso ele precisa se tornar um Hokage, o cargo mais alto na hierarquia ninja.

Nesse ponto somos apresentados para os outros protagonistas: Sakura, Kakashi e Sasuke (que anos depois se tornaria um inimigo). Junto com Naruto eles se tornam a "Equipe Kakashi".

A primeira missão da equipe é proteger um engenheiro que precisa construir uma ponte que pode salvar um país inteiro. Porem pessoas importantes não querem ver esta ponte terminada, e contrataram perigosos assassinos para matar o engenheiro.

E ai somos apresentados a Zabuza, o demonio da nevoa. O primeiro grande vilão de Naruto (e na minha opinião o mais carismatico). Ele tem a companhia de Haku, um garoto (sim, é homem) que jurou sempre servir a Zabuza.

Após duras lutas, a equipe Kakashi consegue finalmente derrotar o inimigo. Graças a Naruto, que com seu espirito determinado e sua teimosia em nunca desistir, consegue conquistar a todos e motivar os moradores do vilarejo a lutarem por si mesmos.

Este arco é disparado o melhor de Naruto por varios motivos: as lutas são boas, os personagens são carismaticos e todo o clima de suspense prende o leitor.

Ao longo da serie eu comecei a sentir falta de "sentimentalismo". A historia começa a ficar repetitiva demais e aquela empolgação que o personagem Naruto transmitia simples desaparece.

Eu explico: Naruto era o guri que lutava contra a desconfiança de todos, que sofria preconceito e mesmo assim não se entregava. O leitor conseguia sentir a "discriminação" do povo e a "determinação" do Naruto em se sacrificar para defender aqueles que o desprezavam, e consequentemente ficavamos torcendo para que o guri conseguisse se tornar o Hokage e adquirisse esse respeito.

Porem isso vai sumindo aos poucos. Naruto conseguiu o respeito de todos e já é considerado o próximo Hokage. Mas isso veio de forma "banal", sem muita importancia. Aquele espirito se perdeu e Naruto se tornou para mim apenas um mangá de boas lutas.

Não estou dizendo que é ruim, mas ele ficou muito aquem do potencial que tinha no começo.

Acho que já falei demais para esse primeiro post do Naruto. Mês que vem eu volto com o arco da prova Chunnin e o inicio de uma promoção. :D

Abraços
Haag

7 comentários:

  1. Eu nunca assisti ao anime, muito menos li. É uma pena que ao decorrer do arco, o tal espírito se perdeu em todo o enredo. Mesmo assim, vou procurar tempo para ler o mangá :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mangá tem uma leitura bem rapida. Eu li tudo em 2 semanas no maximo.
      O anime eu baixei apenas para ter na minha coleção mesmo, nao assisti. :P

      Excluir
  2. Então eu até gostei do começo de Naruto depois cansei mas tenho curiosidade com o resto da estoria

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Taty.
      O começo de Naruto é mto bom mesmo, mas cansa. Sem contar que perde aquele clima legal e fica apenas em lutas sem muito sentido.

      Obrigado por comentar :D
      Bjos

      Excluir
  3. Naruto foi o primeiro anime que acompanhei. Tentei ler o mangá, mas parei no arco do exame Chunnin. Agora que vai acabar, no mês do meu aniversário, vou tentar terminá-lo. Pelo que vi no anime o sentimentalismo passou a ser focado em Naruto/Sasuke, Naruto não quer perder o amigo para o lado "negro" e Sasuke é um idiota/cego por vingança, e o desprezo que a população da vila sentia por ele acabou sendo esquecido.
    Ps.: Não consigo ver Haku como um garoto, não tem jeito! Adoro quando Zabuza percebe a lealdade de Haku e quando ele se fira contra o cara que contratou ele!!

    ResponderExcluir
  4. Não me considero um apreciador de animes, mas quem nunca assistiu naruto né?Acredito que naruto só perca pra pokemon e digimon no número de pessoas que assistiram...
    O começo de naruto foi legal, mas não sei se foi desgastando ou se eu fiquei sem paciencia, nunca mais assisti.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti bastante episódios, mas ele é tão mega longo que chega um momento em que cansa.
    Ultima vez que senti vontade de ver foi o da luta do Sasuke com o Itachi (acho que escrevi certo), mas daí vi só essa parte. rsrs.

    ResponderExcluir