sábado, 2 de março de 2013

Resenha Stolen.

Stolen 

Autor:  Lucy Christopher.
Editora: iD.
Numero de páginas: 368.

Eu não dei muito por esse livro quando o peguei para ler, na real eu coloquei ele atrás de vários, pois achava que não seria muito bom, é um daqueles prazeres que temos ao descobrir que nos enganamos.
Pensei muito em como fazer essa resenha, é um livro que me encarei com dificuldade para escrever, ele é intenso em várias facetas.
Gemma está esperando seu vôo no aeroporto depois de discutir com seus pais por causa do top que usava, dessa forma foi dar uma volta e tomar um café, como estava sem dinheiro aceita quando Ty se oferece a pagar, Ty com seus cabelos claros, olhos azuis e pele escura por causa do sol.
O livro já começa te contando sobre o que se trata, vou colocar o trechinho aqui:
SÍNDROME DE ESTOCOLMO: Expressão criada pelo psicólogo Nils Bejerot para nomear a reação de vítimas de um assalto ocorrido em agosto de 1973, na Noruega. Caracteriza-se pela identificação afetiva da vítima com seu sequestrador. Trata-se de uma estratégia inconsciente de sobrevivência, uma tentativa de conquistar a simpatia do sequestrador, por medo de retaliação e/ou violência. Essa reação proporciona o afastamento emocional da realidade perigosa e violenta à qual a pessoa está submetida, mas parte de sua mente conserva-se alerta ao perigo, o que faz com que a maioria das vítimas tente escapar do sequestrador em algum momento.
Ou seja, por isso e pelo título você já conhece o enredo, acontece que é muito humano esse livro, podia acontecer com você, com um amigo, ou familiar.
Ty sequestra Gemma e a leva para o meio do deserto, onde ele mesmo fez a casa, tendo perto um rio de onde eles usam água, não existe mais ninguém por perto, além de cobras e insetos.
Eu achei que seria: ele a sequestra, ela se apaixona por ele e temos um romance melado. Aí que se engana, Gemma passa a maior parte do livro com raiva dele, afinal ele a sequestrou e quando enfim ela começa a desmoronar algo acontece que vira a história.
Li resenhas em que as pessoas se apaixonavam por Ty, vou dizer que eu não me apaixonei por ele, acabei gostando um pouco e ficando com pena, ele tem toda uma história, mas isso não apaga um sequestro.
O livro é uma carta de Gemma para Ty, ela mesma conta como foi o tempo em que ficou sequestrada e como ele parecia aos olhos dela.
É um livro que eu senti muito profundo, e ainda estou com a sensação de estar no ar vagando tentando achar como descrevê-lo.

Personagens 
Gemma: ela me irritou em alguns momentos, eu teria feito as coisas diferentes, mas a forma com que ela lida é bem humana e você acaba se vendo na situação dela.
Ty: você vai acabar gostando de Ty ao tempo que vai descobrindo mais dele, mas como eu disse, ele é o tipo de cara por quem eu não me interessaria, sem falar que ela tem 16 anos e ele mais de 30.

Escrita: escrever sobre sequestro não é fácil, mais ainda se você é a pessoa sequestrada e Lucy fez isso tão bem!

Capa: eu adorei a capa, tão simples, tão natureza, tão perfeita para o livro.

Enredo: é um ótimo enredo, você não está esperando pelo que ele te trás no decorrer e isso torna tudo mais interessante.

Classificação: 10/10.

— Eu pensei que você fosse... pensei que... — as imagens eram horríveis demais para serem colocadas em palavras. 
— Eu sei. 
Você passou a mão pelos cabelos, tingindo algumas partes de vermelho com a areia que se grudara em seus dedos. Você parecia sério. Seu rosto tinha um aspecto cansado e vazio, e sua testa estava franzida. 
— Relaxe — você repetiu. — Por favor. Apenas relaxe. Pelo menos uma vez. Nós não podemos continuar assim. Acredite, estou fazendo tudo pelo seu bem.


8 comentários:

  1. Já me falaram maravilhas desse livro e agora com essa resenha estou curiosa em ler.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro, sério!
    Vou colocar na minha lista de desejados para ontem.
    Só tenho medo de não conseguir me familiarizar com essa abordagem.
    O livro sendo uma carta da sequestrada ao sequestrador.
    Minha curiosidade tb está gritando para saber o "final".
    Ele está preso e ela envia uma carta? (Me conta Cath's! ^^)
    Alguns livros me deixam com essa sensação antes de ler.
    Curiosidade pré-leitura acontece demais comigo.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que graça você vai acha em ler se eu te conta o final Gabby? kkk...
      O diferente do livro é isso, você tem que se acostumar com ela escrevendo para ele, é diferente, mas bom.

      Excluir
    2. Também estou louca para saber o final! kkkk

      Excluir
  3. Então espera ela não se apaixona por ele? Esse livro não tem romance? Fiquei chateada ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Mas então, no fim ela se apaixona por ele? porque pelo que entendi da resenha ela passa a maior parte com raiva dele.

      Excluir
  4. Tenho vontade de ler esse livro, mas quando foi lançado li tanta resenha negativa que quase desisti de lelo.

    ResponderExcluir