sexta-feira, 22 de março de 2013

Itadakimasu: Pokemon - parte 1: Como tudo começou.

Boa tarde pessoal.

Chegou o dia. Hoje iremos começar a falar sobre um dos 10 maiores da história dos animes.

Já vou avisar que teremos vários posts, por que o tema é muito grande. Hoje começo com um pouco da história (que acredito que muitos não conheçam ela inteira) e apenas no parte 2 falaremos do anime.

Então sem delongas, começou.
Tudo começou no final da década de 80 inicio de 90. O jovem programador de computador Satoshi Tajiri, que trabalhava para a Nintendo na criação de mais um jogo da franquia Super Mario, teve a ideia de um jogo onde o jogador caçava monstros e os criava para duelo. Após realizar um esboço de sua idéia, Satoshi apresentou para o desenhista e designer Ken Sugimore, então desenhista de Legend Of Zelda e Super Mario. Usando como inspiração os jogos Final Fantasy, Dragon Quest e Legend Of Zelda, onde o personagem percorre o mapa do jogo atras das missões, foi criado então um RPG com os monstros imaginados por Satoshi. E assim nasceu Capsule Monsters.

Capa de Pocket Monster Green.
A ideia era que o jogo fosse lançado para o console de sucesso Super Nes, porém após uma demora de dois meses e o fato de a Nintendo estar passando por problemas em sua area de consoles portateis, fez com que a série fosse criada para o console Game Boy. Em fevereiro de 1996 chegou as lojas japonesas os primeiros games de Pocket Monsters: Red & Green.

Inicialmente o titulo não vendeu o esperado, mas ao longo dos meses começou a disparar as vendas, chegando a 1 milhão de cópias em apenas um ano. Com este sucesso, a Nintendo resolveu levar Pocket Monsters para o resto do mundo em meados de 1997. Mas ao desembarcar nos EUA, a Nintendo se viu com problemas de direitos autorais graças a um jogo de tabuleiro americano denominado Monsters in My Pockets criado pela Mattel em 1995.
Capa de Pokemon Leaf Green

Com isso a Nintendo se viu obrigada a mudar o nome da franquia, e assim nasceu Pokemon.

Já com o novo titulo, a Nintendo relançou os dois primeiros games com os nomes de Pokemon: Green e Red. Com o seu sucesso e o lançamento do console Nintendo 64, foi lançado também o game Pokemon Stadium, que mostrava lutas utilizando um grafico 3D.

Desde então a febre sobre a franquia disparou. Em 1998 foi criado um anime com o titulo de "Pokemon: Gotta Catch'em All!" que contava a historia do jovem Satoshi (homenagem ao criador [apenas no Brasil e nos EUA existe o nome Ash]) que ao completar 10 anos parte em busca de seu sonho de virar mestre pokemon.

Capa do primeiro DVD.
O anime diverge totalmente da serie de jogos. No anime Satoshi começa com um Pikachu, porém no jogo o treinador precisa escolher entre um dos 3 pokemons iniciais: Bulbassaur, Squirtle e Charmander. Outro ponto é que no anime Brock e Misty seguem com ele em busca de seu sonho, enquanto no game ambos são lideres de ginasio e consequentemente adversarios do jogador.

Mas a Nintendo não é burra, e baseado no sucesso do anime, foi criado o game Pokemon Yellow para o console Game Boy Color. Esse game segue toda a ordem do anime começando com um Pikachu que se recusa a entrar na pokebola, e sendo (até o momento) o unico jogo capaz de capturar todos os pokemons.

Coleção de cards.
Também foi criado uma série de card games da franquia. Algo que lembra bastante os jogos Yu-gi-oh! e Magic. Estas cartas não fizeram tanto sucesso quanto os games e o anime. No inicio era bastante complicado encontrá-las para comprar, apenas lojas especializadas ou importando. Agora nesta ultima geração, as cartas estão mais acessiveis, sendo encontradas até em lojas de brinquedos com um preço bem reduzido, aproximadamente R$ 50,00 um baralho complete com 50 cartas.

Fora isso, a franquia também conta com varios filmes baseados no anime. Os dois primeiros "Pokemon: Mewtwo x Mew" e "Pokemon 2000" vieram para os cinemas brasileiros, os demais vieram direto para as locadoras e televisão.

Quando começou, lá no Pocket Monsters em 96, existiam 150 pokemons. Essa foi a primeira geração.
Em 2000 saiu a segunda geração de pokemons, denominada Gold & Silver e contava com mais 100 pokemons.
Em 2002 foi lançada a terceira  geração com o nome de Ruby & Sapphire, e contava com mais 135 pokemons. Neste mesmo ano, Green e Red receberam remakes com os nomes de Leaf Green e Fire Red.
Em 2007 a quarta geração chegou as lojas com o titulo de Diamond & Pearl e trouxe consigo mais 107 pokemons.
Por fim, em 2010 saiu a polemica quinta geração, Black & White, e os 157 pokemons que ninguém gostou.
Com isso chegamos a um total de 649 pokemons.

E ainda tem mais, pois em janeiro a Nintendo anunciou que em outubro de 2013 será lançada a sexta geração com os titulos de "X & Y". E como vocês podem ver na imagem abaixo, os graficos dele serão em 3D, se tornando o primeiro Pokemon RPG totalmente 3D (ja que o Stadium era apenas para batalhas).

Imagem promocional de Pokemon X & Y
Acho que dessa primeira parte, sobre os games e a história seria apenas isso.
Semana que vem vou voltar a falar de Pokemon, trazendo para vocês o anime que todos conhecem.

Espero que tenham gostado.

Até a proxima pessoal.

Abraço
Haag

7 comentários:

  1. Levanta a mão quem não perdi um capitulo de Pokemon e que ainda assista pokemo na Rede TV! \O/

    Sou apaixonada por Pokemon, Naruto e Dragon B. Z!!

    ResponderExcluir
  2. pense na seguinte situação: ' Minha filha, vc quer que DVD da barbie?'
    Eu: ' Que Barbie o que mãe!??! Eu quero Naruto! E so serve se for Shippuden!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haahhahahahahahaha

      Isso é perfeito.

      Não sou mto fã de Naruto, li o mangá, mas nao o anime.

      Mas é muito legal ver uma guria que goste de animes :D

      Excluir
  3. Quem nunca saiu da escola correndo pra casa só pra poder assistir pokemon,digimon,power rangers e afins...?
    Toda vez que ouço a musica do pokemon,eu começo a cantar e me da uma nostalgia :x
    Mas pokemon só foi bom até a primeira geração, a partir daí começou a ficar zuado,uns pokemons nada a ver,tsc tsc...
    agora quanto ao jogo,como sempre fui pobre, sempre joguei por emulador pois nunca tive gameboy, mas pokemon Fire Red e Emerald estarão sempre na minha mente :)

    Gotta Catch'em All!

    ResponderExcluir
  4. Eu não me lembro tão bem de Pokemon, embora teve uma época em que via todos os dias.

    ResponderExcluir