quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Itadakimasu - Tiger & Bunny.

E ai galera, Itadakimasu na hora para apresentar um novo grupo de super herois. Mas esqueçam Vingadores e Liga da Justiça, esses aqui são melhores. Com vocês um dos animes mais surpreendentes que ja vi: Tiger & Bunny.


Tiger & Bunny é um anime de 2011 produzido pela poderosa Sunrise. Porem, T&B foi um projeto que fez um sucesso inacreditavel. A Sunrise é famosa por ser a dona da franquia Gundam (os animes de robos gigantes), só que em 2011 ela começou a perder espaço para as empresas novas que lançavam 3 a 4 animes por safra, enquanto eles só lançavam 1 Gundam por ano. Mas a falta de recursos fez a Sunrise apostar em merchandising dos mais variados (os principais: Softbank, Bandai, Animex e Pepsi). Utilizando a verba que entrava das empresas e realizando propaganda para ela, a Sunrise inovou o mercado de animes.

Tiger & Bunny conta a história de uma cidade (muito parecida com NY) onde o principal programa de televisão se chama HeroTV. Na verdade, este programa é um reality show onde super herois combatem o crime, após cada crime solucionado, os herois recebem pontos e no fim do ano o melhor deles é eleito o Rei dos Herois. Esses herois são chamados de NEXT, pessoas que nasceram com poderes especiais e agora combatem o mal (embora existam NEXT malvados tambem).

Wild Tiger - Kaburagi T. Kotetsu
O anime tem como personagem principal o veterano Kaburagi T. Kotetsu, conhecido por todos como Wild Tiger. Após um ano pessimo, ficando em penultimo lugar na classificação geral, a empresa patrocinadora de Wild Tiger fecha as portas. Quase anunciando sua aposentadoria, Tiger recebe um convite: formar a primeira dupla de herois com o estreiante Barnaby Brooks Jr, um jovem prodigio da academia de NEXT, que não esconde sua identidade e tem os mesmos poderes que Tiger.

Barnaby Brook Jr
Barnaby por sua vez é como o Batman. Jovem e confiante, Barnaby perdeu os pais quando garoto e agora que se tornou heroi, busca de todas as formas pelo culpado. Completamente arrogante, ve em Tiger um encomodo que foi obrigado a aceitar. Barnaby rapidamente se torna o heroi numero 1 da cidade, arrecadando cada vez mais fãs e resolvendo os crimes de maneira mais rapida que os demais herois. Ou seja, o heroi perfeito.

Existem ainda mais 6 herois: Blue Rose, Sky High, Fire Emblem, Dragon Kid, Rock Bison e Origami Cyclone. Juntos, esses 8 herois são a salvação da cidade (e de todos os patrocinadores).


O anime tem dois arcos que se dividem em: Jave Martinez e Wild Tiger.

O primeiro gira em torno da busca de Barnaby pelo assassino de seus pais baseando-se em um fragmento de sua memoria, uma mão com o simbolo de uma cobra (homunculos para quem conhece o simbolo). Então eles encontram Jave Martinez, um NEXT que atualmente esta preso e que bate com a lembrança de Barnaby. Nisso, Jave consegue escapar e desafia todos os herois para um duelo mano a mano. Jave consegue humilhar quase todos, até que nossa dupla dinamica finalmente derrota ele.

O segundo arco aconteceu por milagre, pois a previsão era de apenas 13 episodios, tendo seu fim com a derrota de Jave e o fim do caso da morte dos pais de Barnaby. Porem o anime fez tanto sucesso, que um novo arco foi criado, e nele Tiger virou o centro de tudo pois todos amavam ele (em uma pesquisa feita na epoca, Tiger foi o 4º lugar, atras apenas de Luffy [One Piece], Rin [Ao No Exorcist] e Naruto). Neste arco, Barnaby descobre algo sobre o passado de seus pais e até mesmo sobre a morte deles que faz com que tudo mude, enquanto isso, Tiger começa a sofrer serios problemas em sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Pois bem, Tiger & Bunny é sem duvida um anime excelente que nunca iremos ver no Brasil. Os motivos são varios (e nem vou me prender no classico "violencia"). T&B tem varios pontos que (infelizmente) são polemicos no nosso pais, como o personagem Fire Emblem que é gay. Imagina um anime com um super heroi gay passando na televisão. Não iria durar nem o primeiro episodio (imagina, conseguiram censurar Inu Yasha apenas por que as gurias tomavam banho).

Outro ponto são os merchandising do anime, eles são nitidos demais, desde a abertura mostrando cada um dos patrocinadores, até mesmo a Blue Rose bebendo uma garrafa de Pepsi (patrocinadora dela). Tiger e Barnaby tem os nomes da Softbank e da Bandai estampados em seus peitos.

Sinceramente, eu sou a favor desses merchandising desde que tenhamos animes de qualidade como o caso de Tiger & Bunny. Se essas empresas estão pagando para que se tenha um bom roteiro e uma otima qualidade, por que não retribuir isso? Por que o BBB e a novela podem fazer propagandas e os animes não? 
Ai alguem ira falar: "por que animes são voltados para crianças." Mas o filme da Barbie mostrando a nova boneca ou o anime da Hot Weels com os novos carrinhos pode?

Infelizmente vamos perder grandes obras com isso, pois os japoneses ja notaram que essas propagandas podem ajudar, desde que sem exagero.

Enquanto isso, os interessados podem baixar esse anime. É diversão garantida. :D

Minha nota: 4,8 estrelas, pois infelizmente não o veremos por aqui e acabou me deixando com gostinho de quero mais.

Até a proxima.
Abraços
Haag

3 comentários:

  1. De todos os animes que você já apresentou esse foi o que menos chamou minha atenção, não sei porque ):
    Mas o achei bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agreed!
      Eu não gosto de animes no geral, mas tem uns que ainda acho bonitinhos ou interessantes...Esse, todavia...
      hehe

      Excluir
    2. Achei esse Bonitinho também kkkkkkkkkk

      Excluir