quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Itadakimasu - Deadman Wonderland prt 01.

Itadakimasu na area para um post duplo (faz tempo que não crio um desses). Como vocês ja sabem, primeira parte hoje e a segunda amanhã.

Com vocês: Deadman Wonderland.


O manga da dupla Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou (criadores da franquia Eureka Seven) é publicado nas paginas da Shonen Ace desde 2007, e atualmente ja conta com 11 volumes encadernados. Em abril de 2011 recebeu uma adaptação para animes que corresponde apenas aos 5 primeiros volumes do mangá. Em Agosto de 2011, por mais desconhecido que fosse, desembarcou no Brasil sendo lançado de modo bimestral pela Panini, atualmente ja conta com 9 volumes, faltando apenas 2 para alcançar o Japão (embora quando chegar no 11, la ja vai ter o 12).

Pois bem, assisti o anime e me apaixonei. Quando descobri que o mangá iria vir para o Brasil quase surtei. Este foi o mangá que deu inicio a minha coleção. Então irei utilizar apenas o mangá como referencia para o post.

O mangá conta com 3 arcos (até o momento): Arco da Scar Chain (ou arco da fuga), Arco Forgeries (ou arco da revelação), e Final Arc (literalmente Arco Final). Como no Brasil esse mes saiu o volume 9 que termina o arco Forgeries, eu não li ainda o Final Arc, então não posso falar dele.

O primeiro post sera do volume 1 ao 5, Arco Scar Chain (só pra curiosidade, o arco que foi animado), e amanhã falo dos volumes 6 a 9, Arco Forgeries.

Scar Chain


Bom, antes de mais nada devo avisar que DW é um mangá muito pesado, com cenas de forte bastante fortes. A classificação do mangá é 16 anos e o anime teve censura 18 anos no Japão, e olha que a censura deles não é forte.

A historia se passa em um Japão pós-desastre, onde um grande terremoto destruiu a cidade de Toquio.

O mangá começa com o jovem Igarashi Ganta em sua sala de aula com seus colegas. Porem algo inacreditavel acontece. Ao olhar para a rua, Ganta enxerga uma pessoa com uma capa vermelha do lado de fora da janela, do 3º andar. Neste momento acontece uma explosão e Ganta perde a consciencia, ao acordar, sua sala esta destruida e todos seus colegas mortos, o unico na sala é o "homem da capa vermelha" que ataca Ganta e coloca uma especie de pedra vermelha em seu peito.

Crow.
Alguns dias após, Ganta é julgado pelo assassinato de todos dentro da escola, e após uma armação provocada por seu advogado Tamaki, Ganta é sentenciado a morte e enviado para a prisão privada Deadman Wonderland.

Chegando na DW, Ganta conhece a a supervisora Makina, uma mulher perigosa e rigida. Tambem conhece Yoh, um garoto que foi preso por assalto. Mas a maior surpresa é descobrir que seus "advogado", é na verdade o diretor da DW. Ganta tambem encontra a estranha Shiro, uma linda garota de cabelo branco e olhos vermelhos, e que por algum motivo parece conhecer ele a anos.

Após alguns incidentes, Ganta descobre que tem o poder de controlar o seu sangue e atira-lo como uma bala. E então a grande historia começa.

Yoh e Hummingbird: 3ª Capa
Ganta é enviado para o setor G, uma area secreta da prisão, onde todos os presos são conhecidos como Deadmans, mas o principal ponto em comum entre eles é que todos podem utilizar seu sangue como uma arma. Neste setor, todos os presos participam de uma especie de jogo chamado Corpse Carnival, onde eles precisam lutar um contra o outro, até que um dos dois não tenha mais condições ou acabe morrendo. Deste ponto em diante, Ganta recebe o nome de Woodpecker (pica-pau), pois todos os lutadores tem nome de aves.

Ganta enfrenta dois poderosos adversarios: o temido Crow (corvo), que mais tarde se torna seu principal aliado, e a bela Hummingbird (beija-flor), que se descobre ser a irmã de Yoh. Com as vitorias que conquista, Ganta começa a chamar a atenção de outros presos.

Em especial do tranquilo Owl (coruja) e da poderosa Gamefowl (galinha de rinha oO). Eles são lideres da Scar Chain, um grupo de poderosos deadman que planejam escapar da cadeia e levando para o mundo as atrocidades que ocorrem dentro da DW. Então eles convidam Ganta para entrar no grupo.

Owl e Gamefowl: 5ª Capa
Enquanto isso, Yoh e Shiro tentam encontrar Ganta no Setor G. Isso não tem muita importancia, fora o fato que Shiro mostra ter um poder muito grande quando esta inconsciente. Mas nada de estranho em uma historia de pessoas que usam sangue como arma.

Voltando ao Setor G, a Scar Chain começa seus planos de fuga. Porem o diretor Tamaki ja havia preparado sua equipe especial, os Undertakers, que utilizavam armas capazes de anular os poderes dos deadman, sem contar um traidor bastante interessado em atrapalhar os planos da Scar Chain.

Após algumas lutas interessantes, chegamos ao climax do arco quando Owl perde as esperanças de escapar da DW e resolve destruir tanto ela quanto qualquer pessoa. Neste momento Shiro e Ganta se reencontram e ele lembra que ambos foram criados juntos quando crianças, e que Shiro sempre foi sua amiga mesmo quando brigavam. Então para defender Shiro, Ganta utiliza sua ultima energia para disparar um tiro rapido contra Owl e assim derrota-lo.

Com o fim dos Undertakers e a morte de Owl, alguns membros da Scar Chain, liderados por Gamefowl escapam da prisão e conseguem entregar para a midia um pen drive com a verdade sobre a Deadman Wonderland.

Ganta resolve permanecer na prisão com Shiro, pois acredita que la ele ira encontrar respostas e até mesmo o homem vermelho. E quem sabe até mesmo conseguir sua vingança...


Pois bem pessoal, esse arco inteiro serve apenas para mostrar como funcionam os poderes dos personagens e apresenta-los. Ele é leve comparado ao proximo, tanto que o anime só foi até esse final (e dificilmente ira continuar).

A primeira imagem que coloquei é a capa do volume 1 de Deadman Wonderland. Sem duvida uma das capas mais lindas que ja vi, o fundo branco com a Shiro e o Ganta.

Amanhã volto com a segunda parte do mangá, e as revelações que surpreenderam muita gente.

Abraços
Haag

3 comentários:

  1. Hey, acho que já assisti o primeiro ep mas não consegui continuar por falta de tempo, isso há meses atrás. Vou tentar assistir.

    ResponderExcluir
  2. O mangá é "forte" em que sentido?
    Violência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.
      Mas alem da violencia, as cenas em que elas contem. Como no começo com o vilão segurando a cabeça de uma das vitimas. Ou em outra onde um dos derrotados no duelo tem o olho arrancado.

      Excluir