terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Itadakimasu - Kuroko No Basket.

Me respondam: quais os ingredientes de um mangá de sucesso? Muitos sem duvida pensam logo em lutas e super poderes. E não estão de todo errados, visto que temos Dragon Ball, One Piece e Naruto como exemplos.

Então como explicar um mangá sobre esporte que consegue ter um sucesso tão meteorico? Com vocês o maior fenomeno desde 1998, quando estreiou One Piece: Kuroko no Basket no Itadakimasu de hoje.


Kuroko no Basket é uma obra de Tadatoshi Fujimaki que estreiou nas paginas da Jump em dezembro de 2008, e no seu primeiro capitulo ja figurava no TOP10 da Jump. Seu primeiro volume encadernado teve mais de 500 mil copias vendidas, feito alcançando apenas por One Piece, Bleach, Naruto e Dragon Ball dentro da Jump.

Em Julho de 2012 recebeu uma adaptação para anime que contou com 25 episodios. E então o impossivel aconteceu. O DVD do anime teve mais de 800 mil copias vendidas, apenas One Piece teve mais vendas em um DVD. E no ultimo volume (numero 07), Kuroko superou One Piece em numero de vendas. (a ultima vez que One Piece havia caido para segundo foi em 2004 na estreia de Death Note).

Mais sorte na segunda temporada Seirin.
O anime ja começa falando sobre um lendario time da escola Teiko que tinha 5 jogadores fora de serie e que após conquistar de forma invicta todos os campeonatos por 3 anos seguidos, ficou conhecida como "A Geração dos Milagres". Porem existia nessa equipe um sexto jogador reconhecido pelos outros 5 como um prodigio, o "Jogador Fantasma".

Com isso começa a historia na escola Seirin, onde o time de basquete recebe dois novos membros. O gigantesco Kagami, que vem dos EUA e tem o porte perfeito para o basquete, e o minusculo e nem um pouco perceptivel Kuroko, que não aparenta ter nenhuma habilidade. Na verdade, ele nem aparenta estar presente, não são poucos os que se assustam com ele aparecendo do nada.

Porem Kuroko fez parte da lendaria equipe conhecida por Geração dos Milagres, utilizando sua pouca presença, Kuroko consegue realizar passes precisos e rapidos. Formando com Kagami uma dupla perfeita e sincronizada.

Kise
Com esses dois "monstros" em sua equipe, a Seirin entra com tudo para a disputa do campeonato japones intra-colegial. Mas antes eles fazem um jogo treino contra a poderosa escola Kaijo, que neste ano esta contando com o incrivel Kise, outro dos membros da Geração dos Milagres.

Após uma dificil partida, onde Kagami e Kuroko conseguem mostrar a Kise todo o seu poder, a Seirin conquista a vitoria. Porem novos desafios os aguardam, pois o campeonato regional finalmente começa, e com ele as melhores escolas. Algumas delas contando com membros da Geração dos Milagres na equipe.

Midorima.
Ao longo do torneio regional, a Seirin vai se saindo cada vez melhor, mas nas semi-finais vem seu maior oponente. A atual campeã regional Shutoku, que alem de forte, ainda conta o melhor lançador de 3 pontos, o ex-Geração dos Milagres, Midorima. Em um duelo dificil, onde Kagami acaba se lesionando por conta dos fortes pulos para evitar os arremessos de Midorima, a Seirin consegue uma vitoria apertada e conquista sua vaga no quadrangular final.

E neste ponto Kuroko no Basket se divide (e talvez por isso tenha tantos fãs) dos demais animes de esportes.

Aomine x Kagami.
Logo na estreia temos o duelo entre a Seirin contra a zebra do campeonato, a Academia Too. Uma equipe forte e desconhecida, mas que conta com o grande "As" da Geração dos Milagres, o indescritivel Aomine. Um jogador tão brilhante quanto seu ego é gigante. O fato de nunca ter sido derrotado, faz com que Aomine perdesse a vontade de jogar, pois ninguem alem dele mesmo é capaz de vence-lo.

Neste ponto seria ainda o episodio 17 do anime, muito cedo para a equipe protagonista ser derrotada. Porem, a logica diz que Aomine é imbativel. E a realidade não poderia ser diferente. Por mais que tente, a equipe da Seirin acaba sendo humilhada em quadra, perdendo pelo dobro do placar. Com isso a equipe acaba eliminada do campeonato de forma prematura.

Então os jogadores fazem um juramento, eles vão ficar fortes o suficiente para disputar o campeonato de inverno.

Mas o anime ainda não acabou, faltam aproximadamente 5 episodios.

E nestes 5 episodios temos as quartas de final do campeonato nacional, aquela que poderia muito bem ser a partida final: Colegio Kaijo x Academia Too, Kise x Aomine.

Acho que ja vi essa cena.
Simplesmente uma partida brilhante, a primeira vez que 2 ex-membros da Geração dos Milagres se enfrentam (afinal, ninguem conhece o Kuroko). Aomine começa mostrando o quão genial é. Porem Kise não fica atras. Sinceramente torci pela vitoria do Kise nesta partida.

Kise tem a habilidade de "imitar" qualquer outra pessoa que ele veja. Então ele começa a imitar Aomine, e o jogo fica eletrizante. Porem Aomine é um monstro e simplesmente destroi "a si mesmo". No fim a equipe de Aomine consegue uma vitoria, porem sem todo o encanto que vinha mostrando o melhor jogador de todos.

A primeira temporada vai chegando ao fim, mas não sem antes mostrar os ultimos 2 membros da Geração dos Milagres que ainda não haviam aparecido. Na verdade, mostrou apenas de relance. Ainda são um misterio.

Por fim Kuroko e Kagami deixam bem claros que o torneio de inverno sera muito interessante e que eles precisam estar mais fortes que todos os outros.
Os 6 genios da Geração dos Milagres.

E assim termina.

Ja foi anunciada a segunda temporada ainda para 2013 e a certeza de que sera um novo sucesso.

Que venha logo, pois finalmente aparecera todo o poder (e ate mesmo o passado) da "Geração dos Milagres".

Minha nota final: 4,7 estrelas.

E apostem no que digo: muito mais rapido do que esperamos, Kuroko no Basket ira aparecer pelas bancas brasileiras. Isso é tão certo quanto 1+1 é 2.

Abraços pessoal :D
Haag


7 comentários:

  1. Que interessante colocar o basquete no mangá.
    A estética está muita bonita também. Achei legal porque diversifica o público.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,

      Infelizmente esse modelo de animação não vem para as tvs brasileiras, que mostram apenas animes de luta.

      Um dos maiores animes de esporte se chama "The Prince of Tennis" e fala sobre a equipe de tenis de uma escola, em sua busca por titulos. Bem interessante.

      No futuro vou apresentar mais modelos de animes e mangás.

      Excluir
    2. É uma pena que não passam na TV.
      Eu, por exemplo, não sou muito fã de animes de luta, mas esses de esporte eu me interessei bastante.
      Bjs

      Excluir
  2. Prefiro romance, uma coisa bem menininha ^^

    ResponderExcluir
  3. Também achei bem interessante colocar esportes nos animes, estou acostumada só com as lutas. Mas eu já assisti muitos animes quando era pequena, era meio que um ritual acordar cedo e me deparar com vários animes na tv globinho. haaha

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum anime em que destaca-se o esporte, legal isso

    ResponderExcluir
  5. Os únicos tipos de anime que já assisti são uma coisa bem mais girly, não gosto muito de outros estilos, apesar de que esse parece ser bem legal e diferente.

    ResponderExcluir