quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Itadakimasu - Dantalian No Shoka.

Itadakimasu dando as caras nesta quarta-feira meio nublada.

Como alguns sabem, eu tinha (na verdade tenho) um blog onde falava de animes e mangás. Aos poucos quero trazer alguns posts dele aqui para o SFB, e vou começar hoje com um anime pelo qual sou apaixonado (podem ver no excesso de imagens). Com vocês a obra prima: Dantalian No Shoka.


Dantalian No Shoka, ou Biblioteca Mistica de Dantalian, é um Light Romance escrito por Gakuto Mikumo e ilustrada por G-Yuusuke. Em 2010 foi adaptado para mangá pela revista Shonen Ace e em Julho de 2011 recebeu sua versão em anime pelo estudio GAINAX (o mesmo de Evangelion). A série teve 12 episodios e um OVA lançado em Setembro de 2012.

"Do seu falecido avô, Visconde Disward, Huey herdou A Biblioteca Mística de Dantalian, uma coleção de poderosos Livros Místicos demoniacos ou sobrenaturais.Junto com a escuridão e com a misteriosa Dalian, eles buscam Livros Místicos espalhados na Inglaterra."

Uma sinopse muito curta para uma obra prima você deve estar pensando, mas calma, o enredo é a menor parte de Dantalian. (sim, o enredo é o de menos)

A história do jovem nobre inglês, ex-tenente da aeronautica inglesa onde lutou na 1ª guerra e que, junto com a linda e engraçada Dalian, precisa aprisionar os Livros Fantasmas, antes que estes causem mais desastres ao mundo é interessantissimo, mas não é o suficiente para diferencia-lo dos muitos animes que saem a cada 3 meses.

Porem Dantalian é um anime que enche os olhos de quem gosta de lindas imagens, com seu cenario de epoca e rico em detalhes. Sua trilha sonora é para se ouvir de olhos fechados com um sorriso no rosto. E a história lhe prende ao mesclar tudo isso e uma pitada de ação e boa comédia.

A trama se passa em meados de 1920, no mundo pós-guerra. Onde aviões eram armas militares e carros eram luxos de poucos. Um mulher que vestisse calças era louca (uma das personagens é uma destas "revolucionarias") e os costumes e bons modos são importantes quanto o sobrenome.

E desconhecidos do mundo estão os "livros fantasmas". Não propriamente livros, como tambem manuscritos, pedras e papiros, ou seja, qualquer coisa escrita. Essas obras possuem guardadas em si os sentimentos de seus autores quando as escreveu. O que pode ser algo lindo como o amanhecer da primavera ou sombrio como a perda de um grande amor. E esse sentimento, de tão forte consegue atingir quem o esta lendo, podendo causar grandes problemas para o mundo.

E para que estes livros não causem mais destruição, eles precisam ser reunidos e guardados dentro da biblioteca mistica de Dantalian. E ai entra Dalian, a linda (e totalmente cdf) protagonista de nossa hisotira. Ela é nada mais que a biblioteca em pessoa, ou como é falado, o mundo dentro do vaso.

Enquanto Huey seria o que poderiamos chamar de "zelador" da biblioteca. Aquele com a chave do conhecimento e o poder (por que não dizer permissão) de ler e utilizar os livros fantasmas.

Outro ponto que eu amo neste livro é a forma como o enredo do episodio se desenvolve. O motivo que levou o escritor a criar aquela obra, o por que do forte sentimento muitas vezes de tristeza. E o sentimento é tão forte que você sente aquela tristeza que o anime fala.

As lindas palavras, sempre muito bem empregadas no contexto da historia, somadas aos incriveis cenarios, pelos quais você se apaixonar ja no primeiro minuto, sem contar a trilha sonora ao som de violinos e orquestas. É indescritivel.


É um daqueles animes para se comprar o dvd (ou realizar o download), preparar um chá com biscoitos, sentar no sofá enrolado na coberta e assistir com toda a calma do mundo.

Vale cada segundo. Anime obrigatório para os fãs de anime BOM (com letra maiuscula). Simplesmente divino.

Como eu disse no começo: uma Obra-prima que apenas os japas podem nos beneficiar.

Minha nota são 5 (fantasticas) estrelas.

Podem apostar que mais breve do que vocês esperam, estarei dando esse anime de presente aqui na coluna.

Abraços galera.
Haag

12 comentários:

  1. Parabéns pelo post, embora eu não goste muito de mangás e afins ficou bem legal.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei este anime F. Foi sua melhor indicação para mim. É lindo dês das imagens ao sonoro.

    PS: Você formatou! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imaginei seu olhos brilhando quando eu cliquei em justificar. hahahahahah

      Excluir
    2. Meus olhos devem ter brilhado mesmo! hsuashuahsua

      Excluir
  3. Achei esse anime bem triste pela sua resenha. Acho que se eu vesse essa cena que você descreveu com violinos e até orquestra, eu não resistiria, sou muito sensível em relação a esse clima triste, eu choraria com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo admitir que tem cenas em que fica dificil segurar.
      Não só nesse como outros animes tambem.

      O que de certa forma é bom, pois prova que animes não são apenas lutas como maioria do pessoal pensa. :D

      Espero que continue lendo, aos poucos vou apresentar muitas coisas boas. (ou nem tao boas)

      Excluir
    2. Verdade Flavio. Hoje tem muita gente que pensa que Animes são só de lutas, antes de ler sua coluna eu pensava assim, confesso.

      Excluir
  4. Esse anime eu não conheço, na verdade eu não assisto e nem leio coisas sobre anime. Acho que é mais falta de oportunidade, pois quando era pequena gostava bastante.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucos conhecem Rafa :D

      Uma curiosidade.
      Sabia que animes são dividos por safras no Japão?
      Existem 4 por ano e duram 3 meses cada. Jan/Mar - Abr/Jun - Jul/Set - Out/Dez
      E a cada safra, estreiam sempre no minimo 12 animes diferentes. Em maioria dos casos, os animes duram apenas uma safra, o que corresponde a 12 episodios. Alguns duram 2 safras (25 episodios) e os mais teimosos duram as 4 safras (52 episodios).

      É realmente dificil saber de todos, nem o mais fanatico dos fanaticos conhece. :D

      Espero que continue lendo a coluna, quem sabe você não volta a gostar :D

      Abraço

      Excluir
  5. Confesso que eu não curto muito animes, mas esse história parece ser show e eu acho que eu choraria demais... asuihuasuahsuhas sou pior que manteiga derretida pra essas coisas kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mayara,

      Existem varios animes de diferentes formatos.

      Infelizmente nossa televisão passa apenas os de lutas, conhecidos por Battle Shonnen (batalhas para meninos).
      Claro que eles correspondem a 60% dos animes lançados, mas não são apenas.

      Existem desde os romanticos aos misteriosos, até mesmo de terror (e por incrivel que pareça, até porno).

      Minha intenção com o Itadakimasu é mostrar esse universo de infinitos formatos que existem.

      Quem sabe numa dessas voce não encontra um que goste :D

      Espero que continue lendo,
      Abraços

      Excluir
  6. Serio, eu nao sou muito fan de anime pis sempre fico perdida na historia e que eles sao muito extensos.

    ResponderExcluir