sábado, 8 de setembro de 2012

Resenha Jogos Vorazes.


Autor: Suzanne Collins.
Editora: Rocco.
Numero de páginas: 397.

Não lembro se contei para vocês, mas consegui uma promoção na submarino e comprei a trilogia por R$ 30,00. *-* Eu já tinha lido no computador (depois que sai do cinema e precisava saber se Katniss ficaria com Peeta), mas esse é um dos meus considerados clássicos que necessito ter, então agora eu estou relendo, estou já em Em Chamas, mas vim fazer a resenha de Jogos Vorazes.
O livro conta a história de Katniss Everdeen, que mora no distrito 12. Existem 12 distritos que servem a Capital (chamada Panem que surgiu após o fim da America do Norte) e como lembrança desses distritos terem perdido para a Capital todos os anos um garoto e uma garota de 12 há 18 anos de cada um deles é sorteado para ir a uma arena onde entrarão 24 pessoas e só sairá vivo um vencedor.
Katniss não é sorteada nos jogos, mas ela depois que o pai morreu em um acidente nas minas de carvão onde normalmente os moradores do distrito trabalham teve que cuidar da família já que sua mãe entrou em depressão, com isso ela acabou meio que virando "mãe" da sua irmã mais nova Prim e quando ela é escolhida no dia da Colheira só resta a Katniss ir no lugar dela.
Mas para azar o garoto escolhido é Peeta Mellark que mesmo não a conhecendo quando ela estava morrendo de fome queimou de proposito dois pães para dar a ela, sendo que nisso ele ainda apanhou da mãe dele (que é uma víbora).
Então ela deve a vida não só dela, mas da família a ele, pois já havia perdido as esperanças quando Peeta a ajudou naquele dia e somente no outro dia que ela teve a ideia de usar plantas para alimento e dente-de-leão sempre a lembrou ele. (Tenho que deixar claro aqui: Peeta há ama mesmo antes de Gale pensar em existir na vida dela. Sou team Peeta, percebe-se.)
Mas agora ela está indo para uma arena onde terá que matá-lo e a unica coisa que ela tem que torcer é que outro tributo o mate antes dela.
Agora que eu já dei um resuminho há vocês, embora eu acredite que a maioria conheça esse livro, vamos a minha opinião:
Devo lembrar que eu vi o filme antes de ler o livro e em 3 minutos de filmes eu estava chorando, me pergunta porque? Eu nem sei exatamente, mas era tudo tão triste! E eu chorei o filme todo, sai num vermelhão que não é meu normal do cinema.
Minha primeira reação foi não gostar de Katniss, afinal eu amo gato e ela tentou afogar um, mas eu tive que passar por cima disso.
Tudo que ela teve que passar, pois tinha uma mãe fraca e como ela tratava Prim: eu tive que a considerar.
Nem por um segundo eu gostei de Gale, e como vi o filme antes quando ele aparece eu nem sabia da existência de Peeta e mesmo assim não gostei dele, mesmo o Liam sendo um gatão!
Como a autora diz "são livros de guerra" e não pode-se esperar lê-lo sem ficar marcado pela história, eu paro hoje em dia para pensar se em certas situações não vivemos em jogos vorazes.
Suzanne juntou elementos muitos bons: uma garota lutadora, um garoto bonitão, um garoto doce, sangue, realidade, guerra e amor.
Se me pergunta um motivo para ler jogos vorazes não vou saber lhe dizer exatamente, pois tem vários, o livro todo é repleto de coisas tão ruins e situações tão tristes que irá lhe marcar para sempre.
Eu tenho o problema de quanto uma série me marca muito ter dificuldade de falar dela, é um fato do porque nunca falei de HP aqui, vai parecer vazio ao meu ver sabe? Pois eu não sei explica o que significa para mim, sempre vai faltar coisa. Me sinto assim falando de Jogos Vorazes também.
Nós temos no livro todo um ante-arena onde você se apega a Katniss e conhece a equipe de preparação dela e tudo mais e vê ela confusa sobre Peeta.
Quando entra na arena temos muito tempo em que não há dialogo nenhum e eu odeio livros sem dialogo, mas em JV eu nem noto isso, estou tão compenetrada em tudo que não sinto falta de diálogos.
Tem mortes horríveis, e você vê que a maldade da Capital não tem limites, mas obviamente tem um ponto do livro que vai te marcar muito, eu achei duas mortes bem marcantes na verdade.
Como sabem eu faço Direito, mas tenho que admitir que JV me deu uma certa noção de realidade que você não aprende em uma sala de aula, pois ele te faz comparar o local onde você vive com a Capital, não sei se só eu que parei para comparar, mas acho que não...
Enfim eu posso ficar aqui enrolando vocês por não conseguir descrever o que esse livro me significou, mas vou acabar dizendo somente: LEIA!!! 

Classificação: 10/10. (Com muitas estrelinhas).

6 comentários:

  1. COMPLETAMENTE DESESPERADA PRA COMPRAR ESSE LIVRO! quando vi a sinopse desse livro, eu simplesmente pirei! Agora, vou esperar alguma oportunidade de comprar a trilogia! XD

    ResponderExcluir
  2. Como você também não tenho palavras para descrever esse maravilhoso livro. A crueldade dos Jogos e a ignorância do povo da capital que acha tudo maravilhoso é algo perturbador.

    ResponderExcluir
  3. MORRI DE INVEJA!!!!! compro a trilogia por 30 REAIS??? :O
    perdi essa, e ainda não consegui comprar estes livros.. to querendo muito ler, sou super curiosa em relação a história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito barato a trilogia por 30 reais, lê mesmo, mesmo o filme ser muito bom nada desbanca o livro.

      Excluir

  4. Comprei a trilogia por 30 também e frete gratis hehehe

    Quando tem essas promos eu tiro dinheiro do cofrinho, pq nao da p perder.

    Gostei bastante deste livro,foi a primeira vez q eu li e não achei o filme ruim.
    Achei que a adaptação foi mt bem feita.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei JV e tudo o que você disse eu assino embaixo.
    A adaptação foi incrivel e eu tenho que comprar para reler os livros, porque ue também li em e-book.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir