sexta-feira, 21 de março de 2014

Resenha A Esperança.


Título: A Esperança.
Trilogia: Jogos Vorazes.
Autora: Suzanne Collins.
Editora: Rocco.
Numero de Páginas: 421.
Ano de Lançamento: 2011.

Sinopse:
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Opinião:

Minha prima me comentou que gostou menos de A Esperança que dos outros da série,  de fato eu também "gostei menos", mas me entenda, o livro é perfeito para o final da trilogia, é incrível e se encaixa perfeitamente.
Mas acho que se sente falta um pouco da arena, querendo ou não você fica em um estado de alerta o tempo todo que está nela, não que este livro não tenha várias mortes, ele tem.
Depois de resgatada da arena e separada de Peeta (alguém aqui pirou com isso) Katniss é levada para o Distrito 13 que realmente existia e fica no subterrâneo.
A principio ela não quer sair do estupor, encarar o mundo e nem nada, ela fracassou na missão dela de proteger Peeta e como sempre é o oposto, mas Gale consegue a retirar disso.
Ela tem que encarar um distrito que funciona totalmente diferente, onde as pessoas são criadas como um exercício, onde não existe falta de comida, mas ela é rigidamente controlada e onde ela descobre que a querem como o Tordo.
Mas Katniss não quer ser o Tordo, somente quando vê que a Capital está usando Peeta e machucando-o que ela resolve ser ele e agora que vai começar realmente a guerra será que eles estão preparados para vencer? Até aonde a Capital irá? E também importante: quem irá morrer nessa luta?
Suzanne chama a trilogia de "livros de guerra", mas esse é realmente dos três o que é mais livro de guerra, chega a te deixar louco, você vê como Katniss foi lançada de um lado para o outro para ser um joguete nas mãos de outros e como ela tem que se livrar disso e ser ela mesma.
Em uma guerra você não pode deixar suas emoções atrapalharem e Katniss luta muito para se segurar em diversas ocasiões.
Acredito que seja uma boa critica a sociedade e um livro de ficção que tem também como intenção fazer os seres humanos pensarem.
Na hora que li o final eu fiquei naquilo "quero mais detalhes", mas depois eu vi que simplesmente foi perfeito, não tinha como livros de guerra acabarem felizes como filmes da Wal Disney.


11 comentários:

  1. Todo mundo diz que esse é o menos legal dos três né?! Eu estou com meu box na estante, esperando a oportunidade para começar a ler!! Parabéns pela resenha ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aiiiii..... eu quero muito ler todos os livos da trilogia... sempre tive muita vontade, sem contar as resenhas positivas sobre todos!
    a resenha ficou ótima! parabéns =)

    ResponderExcluir
  3. Estou mega curiosa para ler essa triologia a cada resenha que eu leio na integra fico mais empolgada pra comprar todos e ler,mas como to sem condição financeira pra comprar fica dificil. Enfim gostei da sua resenha guria

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro, na minha opinião ele foi o melhor da trilogia. A forma como a autora desenvolveu a história foi maravilhosa e ao mesmo tempo muito triste.

    ResponderExcluir
  5. É o menos legal pq acaba. heheheh

    E eu não gostei do final ¬¬
    Fiquei pensando 'que merda é essa? ela fez td aquilo p isso?'

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do primeiro, mas só li esse infelizmente.
    E fiquei louco aqui sabendo que o Distrito 13 existe KKKKK
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim, o melhor mesmo dessa trilogia foi Jogos Vorazes, a Esperança eu não gostei muito pelo fato da matança, sei lá, mas com certeza thg é uma das melhores sagas!
    beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse é o único livro que falta eu ler da trilogia, mas eu ando adiando, já não gostei muito do primeiro e do segundo, eu esperava mais deles e isso fez com que deixa-se A Esperança de lado aqui...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  9. Sim, apesar de ter adorado o "A esperança", por incrível que parece, "em chamas" ainda é meu preferido, talvez pelo grande teor político. Mas "a esperança" fecha a trilogia com chave de ouro.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu parei de ler está trilogia no primeiro livro, mas que bom que você gostou :D

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhhhhhhhhhh comprei meu box semana passada, estou tão ansiosa para chegar \o/ Sério... muito.
    Mal posso esperar para ler os livros.

    ResponderExcluir